Pages

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A reta final se aproxima e a democracia agradece

Mais uma semaninha completa e todos nós, brasileiros, estaremos diante das urnas para exercer nossa maior responsabilidade como cidadãos. Escolher quem vai nos representar na assembleias legislativas, Câmara Federal e Senado; aqueles que guiarão os destinos dos Estados e o dirigente máximo do País. Ao longo deste período eleitoral, que começa a se transformar em eleição de fato, cada um e à sua maneira deu (e está dando) sua contribuição para que o resultado do pleito seja o que melhor represente a vontade popular. E contra isso não há argumentos. Ideologias e partidos à parte, a imprensa vem dando mostras de um grande amadurecimento no tratamento aos candidatos e às siglas as quais defendem. Mesmo espaço editorial na mídia impressa é garantido a todos, assim como o tempo nas emissoras de rádio e TV, fora do horário eleitoral obrigatório. E não poderia ser diferente, a partir do momento em que a defesa da democracia e da liberdade de expressão são ingredientes imprescindíveis a essa prática. As exceções à regra não ofuscam a lisura desse processo.
 
Necessário preparo
Ao longo desses últimos meses o eleitor vem assistindo a um desfile de nomes e propostas, que deverão ser analisados com cuidado e com a devida atenção que o momento exige. Muito além da aparência e das ideias que representam, é preciso perguntar se estão preparados para a importância do cargo que estão disputando. E se conhecem, de fato, o significado dessa responsabilidade.
 
Seriedade; projetos
Outro fator importante para que possamos escolher um candidato - que nos represente com dignidade e que seja fiel a seus princípios políticos - é a percepção de seriedade que ele traz consigo. E para isso é preciso estar atento àquilo que anunciam e aos compromissos que assumem, em suas aparições-relâmpago nas propagandas eleitorais. É importante analisar o conjunto da obra e suas consequências. 
 
O espaço garantido
Ao longo da oficialização das candidaturas, esta Gazeta tem mantido postura isenta e importante, no sentido de dar vez e voz a todos. Sempre com o mesmo espaço de texto, tamanho de foto na proporção igual dos candidatos e a divulgação das propostas de cada um que já frequentou as páginas do jornal. Seja local ou de fora da cidade – faz parte da democracia – não se furtou a recebê-los de forma justa.
 
Informar e formar
E esse é, sem dúvida, o princípio básico da atuação dos meios de comunicação e dos profissionais que neles militam. Como agentes da informação e formadores da opinião pública, a missão de cada um de nós, jornalistas, é apresentar o fato e deixar que o leitor e, nesse caso o eleitor, tire suas próprias conclusões. Não é necessário – nem ético – abrir ou incentivar voto nesse ou naquele candidato. 
 
É a vez do cidadão
O caminho – e todas as suas variantes – foi aberto para que cada um possa escolher o seu. E é justamente nessa escolha que reside a maior responsabilidade de cada um de nós. Não pode ser a esmo e muito menos por simpatia ou benesses prometidas, mas pela competência que cada postulante demonstra e pelas atitudes que possam defini-los como aptos a merecer a nossa confiança. 
 
Dia de faxina geral
É preciso – e imprescindível – não cair na tentação de fazer do voto um instrumento de barganha. Os resultados dessas escolhas, como a experiência e a prática nos mostram, é danosa a todos. O único beneficiado é o mau político, que forma um agente público descompromissado com sua maior obrigação, que é zelar pelo bom funcionamento das instituições. E, principalmente, descompromissado com os princípios republicanos.
 
Consciência e voto
Se tudo isso não sensibilizar o eleitor, ainda há tempo para uma reflexão. Toda uma semana pela frente, para um exame minucioso dessa mistura política. Para se livrar, principalmente, da pregação ao voto útil. Ele não existe. É argumento dos derrotados. 
 
Tempo para mudar
Na última quinta-feira, um grupo de entidades – 42 ao todo – da sociedade civil esteve reunido para tentar resgatar a representatividade política de Limeira. Sem assumir candidaturas ou partidos, o manifesto “Limeira acima de tudo”, que já foi slogan do governo do ex-prefeito Waldemar Mattos Silveira, o Memau, tenta chamar à responsabilidade o eleitor limeirense para os candidatos locais. Principalmente após a divulgação da pesquisa Gazeta/Limite Consultoria, que mostrou a intenção de quase 50% do eleitorado local em votar em políticos de fora. Empresários e dirigentes de entidades assumiram esse compromisso, que é louvável e merece respeito. Só não sei se há tempo hábil para esse trabalho, devido à proximidade das eleições. 
 
Vaidade e...política
A ideia é boa. O entrave, entretanto, está no número de candidatos locais, pois muitos estão pouco se importando se serão eleitos ou não. Estão pensando apenas no futuro político, e se utilizando dessas eleições como balão de ensaio. O que é uma pena. 
 
Máquina azeitada
Não tem jeito mesmo. De uma forma ou de outra, independentemente de partido, a máquina administrativa será sempre usada por quem está no poder, e pensa em nele continuar. Luta para isso. Na última quinta-feira foi dada a largada para o início das obras de duplicação da Limeira-Mogi Mirim (SP 147). Há muito reclamada como forma de conter a onda de acidentes violentos e as sucessivas mortes, a obra tem início a poucos dias da eleição, na qual o governador Geraldo Alckmin (PSDB) concorre à reeleição. Ele, por lei, não pode estar presente, mas teve sua dose de propaganda garantida. Isso me fez lembrar da duplicação da Limeira-Piracicaba. Que foi palanque de outro tucano, Mário Covas. Interessante. Muito interessante mesmo.
 
Pergunta rápida
Com quantos SMSs se ganha uma eleição?
 
Na mesma linha...
Só para não perder o hábito e para mostrar que tudo isso é uma enorme coincidência, outra obra de importância capital teve início há pouco mais de 20 dias. Também do governo do Estado, e viária. Trata-se da duplicação do restante da SP 304, que liga Piracicaba a São Pedro e, da mesma forma como a Limeira-Mogi Mirim, useira em provocar mortes em acidentes. Reclamada há mais de 20 anos e, à época, tendo tucanos à frente das prefeituras das três cidades, só agora, mais uma véspera eleitoral, ela é iniciada. A obra, para quem conhece o trecho, é fundamental. É a ética política que se põe em dúvida com essas decisões. Quem pode atirar a primeira pedra?
 
Nota curtíssima 
A maquiagem deve ser usada apenas para corrigir pequenas falhas. Não grandes erros.
 
Frase da semana
“Eles embolsam a grana da genialidade e descansam até a próxima eleição”. Do ex-ministro Antônio Delfin Neto, sobre o trabalho dos marqueteiros políticos. Em artigo na Folha de S. Paulo. Quarta-feira, 24

0 comentários: