Pages

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Recaída perigosa
O anúncio de mais 13 casos de gripe suína, em uma instituição de abrigo para menores desamparados, e que foi manchete na Gazeta de ontem, joga por terra todo o trabalho que a Secretaria da Saúde vinha desenvolvendo na divulgação diária da evolução da influenza A, no município. O secretário Gerson Hansen Martins anunciou o fim do pico, deu-se por satisfeito e, agora, viu-se obrigado a retomar o assunto.

Faltou atenção??
Essa situação nos provoca um verdadeiro "flash back" lá no início do problema, quando se procurou ocultar, a todo custo, a chegada do vírus H1N1 (A), em Limeira. E ai a gente se pergunta: foi tudo esclarecido? O fim do pico da epidemia, anunciado com foguetório, foi real? Questões que ainda permeiam os corredores do governo Félix. Infelizmente!

Consciência limpa
Há um movimento, na cidade, propício a dar uma pressãozinha na Câmara e nos vereadores. Para que situações como a do vereador Raul Nilsen Filho (PMDB) ou mesmo do chamado "fantasma" da Cultura, sejam no mínimo alvos de investigação. O consultor Celso Leite, em contato com este colunista, adiantou algumas ações, como divulgar o endereço eletrônico de cada "edil" (eitcha palavrinha feia!) e enviar e-mails, correspondências, o que for necessário para mostrar que a sociedade está atenta ao desinteresse dos políticos em investigações que atinjam os próprios políticos. Apoio total e incondicional à ação.

O troco em votos
A idéia é interessante. Mesmo por que, se os eleitores começarem a pressionar e se mostrarem dispostos da dar, vamos dizer assim, uma pequena resposta nas urnas, o calo de cada um vai doer. Com certeza. Lembrando que no ano que vem tem eleição. E, principalmente, vereador candidato a deputado.

Piada espirituosa
Tem gente comentando que a Festa do Peão, de Limeira, deveria ser realizada no sertão do Nordeste brasileiro, no período de maior seca. O rodeio, pelo menos por aqui, é sinônimo de chuva. Então, que tal unir o útil ao agradável? Seguuuuraaa, peão!

Inquéritos civis
Quem pensa que as investigações abertas na Promotoria da Cidadania avançam apenas sobre políticos ou agentes públicos, engana-se redondamente. Outras categorias profissionais estão na mira do MP. Algumas até em estágio avançado e com alvos definidos. Muitas podem até surpreender por esses alvos.

Alívio ou pânico?
O presidente Lula afirmou, na quinta-feira, que não utilizaria os mesmos meios de seu colega, o venezuelano Hugo Chavez, para calar a imprensa. No início deste mês, a administração de Chávez tirou do ar mais de 30 emissoras de rádio. Apesar de não concordar com Cavez, Lula também não o repreendeu. Antes disso, diz que a mídia deveria tratar melhor o caudilho. E revelou que também teve seus problemas, mas aprendeu a enfrentá-los, sem medidas radicais. Pode até ser, mas que ele sentiu cócegas para isso, sentiu. Cócegas, não, pois quem sente cócegas são os animais do rodeio.

Frase da Semana
"Sarney bagunçou a estratégia do Lula e colocou um fim no cenário da eleição plebiscitária. Ele é o nosso melhor cabo eleitoral. Sarney conseguiu fazer um estrago no governo Lula que nós tanto tentamos e nunca conseguimos". Roberto Rocha, deputado federal e presidente do Diretório do PSDB no Maranhão. Na IstoÉ. 2 de setembro.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: