De queixo caído!
Confesso que não pretendia mais fazer comentários sobre a Câmara. E muito menos dar publicidade gratuita aos vereadores. Que, infelizmente, não merecem nem os nomes citados. Porém, as cinco assinaturas que garantiram a CPI do suposto "fantasma" (buuuuuuuuuuuuu) da Cultura, mudou um pouco o cenário político local.
The Ghostbusters
Ronei Martins (PT) e Paulo Hadich (PSB) foram os primeiros do quinteto (que no filme e na série de TV era um quarteto). Depois se seguiram Miguel Lombardi e Mario Botion, ambos do PR. E a grande surpresa: Almir Pedro dos Santos (PSDB). Confesso que desde segunda-feira a noite não consigo parar de ouvir aquela musiquinha, entre macabra e engraçada, do filme que fez sucesso na decada de 80, com Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis e Ernie Hudson, como os doutores Peter, Ray e Egon, além do motorista Winston, respectivamente. Entre outros, como Sigourney Weaver e Rick Moranis. E tinha a secretária engraçada do quarteto e o fantasminha verde Geléia.
Surpresa?? Ou...
...estratégia?? Quem mais defendeu a CPI, o vereador César Cortez (PV) não assinou. E publicou um anúncio grande de primeira página na Gazeta, explicando seu ato. Cada leitor que tire sua própria conclusão dessa atitude. Uma estratégia que pode ser um tiro no pé. O eleitor não gosta de indecisão.
Do outro mundo
A grande surpresa - ou alma pressionada - foi a assinatura do tucano Almir. O vereador tascou sua rubrica no pedido da CPI. Pressão da opinião pública ou pressão do PSDB? Que custo a acreditar. Pela composição da Comissão, entretanto, o fim é previsível. A pizzaria, mais uma vez, entrará em funcionamento. Apenas um churrasqueiro não fará frente à equipe de pizzaiolos. Como diria Lula...
Corporativismo
É preciso, entretanto, tirar o ranço corporativista pelos lados do Legislativo e investigar também a denúncia sobre o vereador Raul Nilsen Filho (PMDB) e os encaminhamentos médicos de seu gabinete. Esse é mais um caso obscuro e que está precisando de muita luz. Também está no Ministério Público, inclusive com as gravações deste jornal. O viés político, entretanto, é imprescindível. Para uma avaliação da estrutura da própria Câmara.
O TSE tira outro
O governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), foi mais um governador cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder econômico durante as eleições. Ele se junta aos ex-governadores Jackson Lago (PDT-MA) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). Muitos prefeitos também já entraram nessa galeria. Outros, entretanto - que abusaram do poder econômico e da máquina administrativa - ainda continuma ilesos. Os TREs deveriam ter a mesma percepção do TSE.
Uma lista de peso
Miranda é o quinto governador cassado pelo TSE. E além de Lago e Cunha Lima, perderam o mandato Flamarion Portela (sem partido-RR), em 2004, e Mão Santa (PMDB-PI), em 2001.
Da política para......a arena de touros e cavalos. As cócegas que o sedém fazem nos animais de rodeio devem provocar muitos risos. Nos organizadores desses eventos. Só neles. Vi imagens reais do estrago que isso faz e posso garantir que vai muito além da plumas. São imagens chocantes e que deveriam ser vista por muito mais gente.
Antonio Claudio Bontorim
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário