Pages

terça-feira, 8 de outubro de 2013

O “nosso” cartaz de protesto

Entreguei ontem à comissão organizadora do 23º Prêmio Gazeta de Limeira de Literatura as 106 redações a mim confiadas para leitura e julgamento. Escolhidas as cinco primeiras colocadas – em ordem, da primeira à quinta – confesso que me surpreendi com o nível dos textos e, principalmente, com a consciência crítica da garotada. Tanto os das escolas públicas como particulares. E da série – que não vou revelar - de onde vieram essas redações. E que nenhuma delas deixou a desejar em seu conteúdo, pelo tema proposto, o que tornou a tarefa da escolha mais difícil ainda.
Após várias participações em comissões julgadores do Prêmio, esse foi, sem dúvida o que exigiu um raciocínio mais apurado, pois os acontecimentos que marcaram o mês de junho estão vivos em nossas mentes. E foi justamente tirado daqueles acontecimentos – os protestos que se espalharam pelo Brasil – o tema escolhido para o deste ano: “O meu cartaz de protesto”. E por que esse exercício intelectual se tornou mais difícil, se tudo ainda está fresquinho em nossa memória? Justamente por isso. Pelo realismo dos fatos que todos nós vivenciamos nesse período, para tirar deles nossas próprias lições e aplicá-las posteriormente para eleger o “cartaz de protesto” que cada concorrente previamente selecionado em suas respectivas escolas, escreveu.
E foram tantos e tão criativos, que reunidos todos eles mereceriam estar nas ruas a mostrar a indignação que povoa as consciências e a provocar os agentes políticos, para os quais foram direcionadas as mensagens escritas nesses cartazes. Foi o aflorar de uma reação justa de quem está antenado com os problemas nacionais e sabe como cobrar as devidas soluções, daqueles que têm o poder para tanto. De prefeitos ao presidente da República, passando pelos governadores estaduais e as respectivas casas legislativas, os recados desses estudantes foram bastante claros e objetivos. Eles querem participar da vida de seu País e, mais que isso, empurrar seus governantes para o caminho certo.
Apesar da abrangência do tema, o que mais me chamou a atenção foi a condução do raciocínio exposto nos textos, que trouxe, de fora para dentro, as mazelas pelas quais passam a população brasileira. As mensagens contidas nos cartazes dos protestos de junho foram transformadas em reivindicações locais, ou seja, cada um trouxe para a sua comunidade, para o bairro onde mora, as cobranças por uma melhor qualidade de vida. Em todas as áreas. Isso mostra um agudo senso analítico, que pode operar uma verdadeira transformação social a partir do envolvimento coletivo; da união de esforços para fazer de fato a diferença. E que, daqui para frente, a se inspirar nesses cartazes de protesto, os homens públicos entendam verdadeiramente a missão a eles confiada. Há muita gente com olhar bem atento a todos os seus atos.

0 comentários: