Pages

domingo, 20 de outubro de 2013

A dignidade humana resumida a uma pocilga

Durante toda a semana passada esta Gazeta veio revelando histórias escabrosas de gente jogada em clínicas terapêuticas para recuperação de dependentes químicos, que mais pareciam chiqueirões para criação de porcos. Com a ressalva de que em muitos desses chiqueirões impera a higiene, que não aparecia nessas “clínicas”. São 33 ao todo, instaladas na zona rural de Limeira, das quais cinco foram interditadas. E a última delas, na quinta-feira, 16, possuía até fossa negra e criação de animais. Essas interdições são parte de um levantamento que a prefeitura vem fazendo desde o início do ano e culminou com os tristes achados, espalhados por chácaras em vários endereços. Mais que a simples interdição desses locais, é preciso saber a origem de todo esse complexo sistema e como foi autorizado o seu funcionamento, sem qualquer tipo de fiscalização ou alvarás emitidos pelo poder público. É uma história antiga, que além de mexer com a sensibilidade de quem quer fazer um trabalho digno, exibe a crueldade de muitos, que estão apenas interessados no dinheiro das famílias desses dependentes.

Apurar as origens
E além de se chegar à origem e identificar os responsáveis por tamanho despropósito, é preciso fechar o cerco às 28 restantes, para que se legalizem e, dessa forma, possam de fato recuperar quem precisa desse atendimento, que deve ser também extensivo à família dos próprios dependentes, já que há todo um trabalho psicológico a ser feito. As imagens mostradas pela Gazeta são fortes demais.

Quem autorizou?
O que mais assusta é que essas “clínicas” funcionam indiscriminadamente e alguém, em algum momento, dentro da prefeitura, pode ter autorizado. É um tema que vem sendo debatido há muito tempo e parece ter encontrado, pelo menos nesta administração, pessoas mais interessadas em combater esse verdadeiro “mercado negro” terapêutico. E, também, garantir os que estão fazendo o correto.

Explorando a dor
Se estão trancando dependentes em quartos fechados com trancas – alguns deles dopados – e medicamentos sem receituário médico adequado é porque chegou a um tal nível de degradação incompatível até mesmo com animais. E as famílias dessas pessoas, no desespero de fazer alguma coisa, estão sendo enganadas e exploradas. Uma situação que não pode continuar como está.

Especulação, não
Outra ação do Poder Executivo que merece elogios – parece que foi a semana das boas notícias – é decreto de tombamento do Edifício Prada, sede da prefeitura, e a futura desapropriação do estacionamento, que fica nos fundos do Paço Municipal, de frente para a Avenida Maestro Xixirri, através de outro decreto, que tornou a área de utilidade pública. Tem gente interessada na exploração imobiliária do local, mesmo com seu valor histórico. 

Nosso patrimônio
Não há como negar que são áreas nobres, mas pertencem, sim, ao patrimônio histórico do município e, só por isso, devem ser preservadas. Limeira tem ainda muito espaço para a “especulação imobiliária”. Muito.

Ação inteligente
A bagunça jurídica a que se transformou a questão da compra da Prada, pelo então prefeito tucano José Carlos Pejon, foi o não pagamento de outra parcela do contrato. E, posteriormente, a transformação da área permutada – que fazia parte do pagamento – imposta pelo Plano Diretor de 2009, que a reservava para parque, proibindo nela construções. Tudo isso se deu no governo do prefeito cassado Silvio Félix (PDT). Nesse caso, é obrigação da municipalidade zelar pelo seu patrimônio e de todos os limeirenses.

Euforia frustrada
A frustração chegou rápido aos adversários de Paulo Hadich (PSB), com o anúncio da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em mandar de volta a Limeira o recurso pela cassação do diploma do prefeito eleito, pedida por Lusenrique Quintal (PSD), candidato derrotado nas urnas em 2012. A euforia de seguidores e aliados, que só aumentava ao longo do dia, virou uma profunda decepção estampada em alguns rostos conhecidos na cidade.

Novas evidências
Entenderam, os desembargadores do TRE, que é necessário produção de mais provas testemunhas sobre o suposto crime eleitoral praticado por Hadich, de se utilizar do Sindsel (Sindicato dos Servidores Públicos de Limeira) para pedir votos. Parece que as gravações e vídeos não foram suficientemente convincentes para garantir a cassação do pessebista.

Pergunta rápida
Com essa decisão do TRE fica mais difícil a cassação do prefeito Paulo Hadich?

Muita polêmica
Esse é um fato que ainda vai continuar trafegando entre as paixões políticas e ideológicas, a simples obsessão pelo poder e o entendimento do que é e do que não é abuso, dentro de uma campanha eleitoral, que tem regras claras e rígidas. Mas são, invariavelmente, contornadas por ‘jeitinhos”, que levam a distorções. Se o resultado do julgamento no TRE frustrou Quintal, frustrou também Hadich, que queria ver tudo isso encerrado na quinta-feira mesmo. Vale aqui uma lição para ambos: o poder não se ganha na marra. A sua busca a qualquer custo vai, invariavelmente, causar estragos que podem ser permanentes. Enquanto isso, é o Município que sofre as consequências...         

Nota curtíssima
O discurso muda conforme a necessidade. Beija-se a mão do bispo e se chuta a canela do padre.

Vai dar confusão
O presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, continua com sua política de alianças, alheia à vontade de sua mais nova correligionária, Marina Silva, que tem demonstrado desconforto com algumas delas. Em especial de ruralistas. O problema é que nas pesquisas eleitorais, Marina mantém-se à frente de Campos, que é o candidato natural do partido à Presidência da República no ano que vem. Rusgas à vista.

Frase da semana
"Delirar é livre. A gente pode aqui especular sobre qualquer assunto. Mas não faz sentido"
. De José Serra à proposta de Aécio Neves de uma chapa 100% tucana em 2014. Sexta-feira, 18. A Tarde, Salvador-BA.

0 comentários: