Pages

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Faço minhas as...
...palavras do jornalista Rafael Sereno, na coluna Prisma de ontem. Errou o presidente da Câmara, Ronei Martins (PT), ao não deixar o vereador Zé da Mix (PSD) se defender ao ser citado, da Tribuna, pelo ex-secretário da Saúde, Raul Nilsen (PMDB), que reassumiu sua cadeira no Legislativo. Raul tentava explicar a contratação emergencial para nebulização de criadouros do mosquito da dengue.

Deveria deixar
Além de um certo autoritarismo, Ronei contrariou sua própria convicção, de sempre permitir o debate e o contraponto naquela Casa. Falou mais alto o corporativismo situacionista do Legislativo, uma tentativa de blindagem a Raul.

E para entender
É que falando da Tribuna da Câmara, e como vereador, Raul Nilsen não correu riscos com perguntas incômodas dos repórteres, que cobriram - e cobrem - o caso.

Um órfão político
Das duas, uma. Ou sou ingênuo demais, ou os políticos é que são muito competentes. Ficarei com a primeira. Sempre tenho esperança de que a confiança depositada nas urnas seja retribuída. Mesmo estando órfão dos candidatos em quem votei....

A opinião pública

A cada pronunciamento, a cada ação preconceituosa e de intolerância - que são crimes - as entidades representativas dos médicos vão perdendo a batalha da informação. Mais que a luta pela melhora do sistema público de saúde, que é um legítimo e necessário debate, elas estimulam o ódio entre seus associados. Isso é desumano.

Exemplo do ódio

Na segunda-feira, no primeiro dia de treinamento de médicos estrangeiros em Fortaleza, um grupo deixou suas funções de lado para humilhar aos profissionais que lá estavam. Foram xingados e tratados como sub-raça. Vale uma reflexão: para esse ato de hostilização, patrocinado por um sindicato cearense, muitos pacientes, com certeza, deixaram de ser atendidos em hospitais e prontos-socorros.

A última de hoje

O sindicalismo ainda tem seu pé no início do século XX. A Mercedes pode deixar de gerar 3.500 empregos na região, devido a um desacordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira. Empresa alemã está prestes a se instalar em Iracemápolis.  

0 comentários: