Pages

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Na alça da mira
O prefeito Silvio Félix (PDT) não terá, definitivamente, o réveillon dos seus sonhos. Governando por liminar do TJ-SP e vendo ruir seu castelo político, ele entra para a história limeirense como alvo preferencial de uma Comissão Processante na Câmara Municipal, que pode levá-lo à cassação. Mais uma vez até seus aliados disseram o "sim" à continuidade da investigação, após o escândalo que abalou sua família e assessores.

Não cheira bem...
A forma como os governistas Nilce Segalla (PTB), Antonio Braz do Nascimento, o Piui (PDT) e o tucano Almir Pedro dos Santos, votaram pelo sim deixa um cheirinho de manobra política no ar. A investigação precisa ser transparente e dentro de todos os parâmetros legais e regimentais. Não pode dar margens a dúvidas e exigir do secretário Jurídico da Câmara, Fernando Lencioni, todo o empenho e seus conhecimentos. Mostrar-lhe que é secretário da Câmara, não da base governista.

Longe da ribalta
Agora é hora de deixar qualquer holofote de lado. Em especial da mídia e atuar pela verdade e chegar onde é preciso, sem se esquecer do direito ao contraditório e à ampla defesa. Afinal isso é democracia. Trazer à luz tudo o que for preciso e, se for preciso, punir aqueles que se locupletaram do poder. Exemplos estão ai para quem quiser ver. Quem sabe não saia um exemplo daqui também?

Antes que afunde
O trecho da Rua Barão de Campinas, entre as ruas Lavapés e Duque de Caxias, que teve recente obra da Foz do Brasil concluída, está pecisando de uma vistoria urgente da concessionária. No cruzamento com a Rua Lavapés está se formando uma depressão, bem ao lado da tampa do poço de visita. A pavimentação afundou e se não for reparada pode afundar de vez. Prevenir é melhor que remediar.

Português claro
A palavra de hoje não é nova. É aquilo que define o Estado brasileiro. Estou falando de laico, que segundo o novo dicionário Houaiss, é um adjetivo e substantivo masculino. Laico significa: que ou aquele que não pertence ao clero nem a uma ordem religiosa; leigo; que ou aquele que é hostil à influência, ao controle da Igreja e do clero sobre a vida intelectual e moral, sobre as instituições e os serviços públicos; que é independente em face do clero e da Igreja, e, em sentido mais amplo, de toda confissão religiosa; relativo ao mundo profano ou à vida civil. Pois é, somos um estado laico e há muitos clérigos que ainda não entendem isso.

A última de hoje
Quem não tem o que dizer, não deve nem começar a falar.

0 comentários: