Pages

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Traumas, mudanças e esperança. Muita!

Toda mudança é traumática. Vale lembrar, também, que o ser humano não gosta muito de impactos, a lhe quebrar a rotina. Tudo o que mexe, definitivamente, com sua zona de conforto, causa transtornos, gera desconforto. Apesar de tudo, somos de fácil adaptação às novidades. E a partir do momento em que passamos a entender o novo como inevitável, devemos acreditar, também, que trata-se de uma porta a mais que se abre à nossa frente. Não sabemos o que vamos encontrar assim que transpassarmos o seu batente, porém, é preciso encarar essa travessia com tranquilidade. Com serenidade. E quando o momento é difícil, nada melhor que torná-lo fácil através da capacidade, que todo ser humano tem, de assimilar também as adversidades. Não se pode - e nem se deve - tomá-las como entrave, como coisa negativa. Ou, por outro lado, exagerar nas expectativas positivas, para não sofrer um baque maior. É por isso que se nos apresenta, como amparo, a esperança. Esse sentimento que tanscende ao nosso entendimento, mas está sempre presente, quando precisamos vislumbrar outro futuro pela frente. Vamos encará-las!

Os novos desafios
E no meio de todo esse movimento de mudança de rumos, é preciso alinhar a embarcação na direção do vento. Deixar a corrente levá-la ao porto mais seguro. Se é que algum. É preciso acreditar que o cais é resistente. Um aconradouro propício às necessidades que advirão, daqui para frente. E não como encurtar esse caminho, que será turbulento e espinhoso. Podemos, sim, suavizá-lo com nossa sabedoria. Com serenidade.

É a prática cidadã
É preciso recolher preconceitos e aceitar a vontade popular. A expressão mais aguda da cidadania. E acima de qualquer dúvida, que essa vontade é a mola propulsora de qualquer mudança. Seja de forma direta, quando escolhe diretamente seu representante político ou indiretamente, quando se mobiliza para tirá-lo do posto em que foi colocado. É o símbolo máximo da democracia, que precisa ser exercida incondicionalmente.

Vamos em frente...
E que seja feita a minha, a sua e a nossa vontade. Amém!

Mais divulgação
A Prefeitura precisa intensificar a divulgação das linhas do novo terminal urbano do transporte coletivo. E, gradativamente, ampliar as linhas até tirar, definitivamente, aquela terrível bagunça da Praça do Museu.

Deveria ser um...
...cartão postal da cidade. Mas não é! Estou falando, na sequência da nota anterior, da Praça do Museu. Não mais para continuar da forma como está. A revistalização se faz urgente. E vem de anos de promessas não cumpridas. Quem sabe agora a situação muda, e tudo acontece. É de urgência urgentíssima.

Pergunta rápida
Quando será inaugurado definitivamente o corredor de ônibus na Rua Tiradentes?

Ainda na rabeira
A Comissão da Verdade, sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT) ainda está aquém das mesmas comissões de Argentina, Chile e Uruguai. A do Brasil, que vai abrir arquivos da ditadura, está dificultando que familiares de vítimas dos militares, como a esposa do jornalista Wladmir Herzog, Clarice Herzog, participem da sua formação. E o pior de tudo isso: quem está impondo barreiras a esse ingresso é nada mais, nada menos, que o petista José Genoíno, um dos grandes perseguidos do regime militar.

Justificativa dele
Genoíno não quer causar mal-estar à caserna e ao alto comando militar. Então, ! Ou seja, a Comissão da Verdade, no Brasil, não terá os mesmos poderes das dos países coirmãos, incumbindo-se apenas de tornar público os sangrentos arquivos da última ditadura brasileira. Argentina, Chile e Uruguai mandaram para a prisão muitos militares, inclusive de altas e estreladas patentes. Por aqui, a tradicional e conhecida pizza.

Se você quer ler
Para aliviar o estresse da semana, minha sugestão de leitura é um romance histórico, do escritor francês Alexandre Dumas, Os Três Mosqueteiros, publicado em 1844. Li-o na minha adolescência e assisti a todos os filmes sobre ele. Trata-se da vida dos amigos Athos, Porthos e Aramis, mosqueteiros do reino francês. Traz fatos importantes dos reis Luís XIII e Luís XIV e da Regência entre os dois governos. A eles se incorporou um jovem aspirante a mosqueteiro, D'Artagnan, e a partir daí a história se desenrola.

Eu Recomendo!
Outro faroeste na indicação de hoje para um bom filme. Trata-se de Tombstone, A Justiça Está Chegando (Tombstone, EUA-1993), dirigido por George P. Cosmatos, com um elenco estrelado como Kurt Russell, Val Kilmer, Sam Elliott, Bill Paxton, Powers Boothe, Michael Biehn, Charlton Heston, Jason Priestley e Jon Tenney. O filme traz vários personagens conhecidos do faroeste, como Wyatt Earp, Doc Holliday, Johnny Ringo, Henry Hooker. A história traz Wyatt Earp, que após acabar com o crime em Dodge City se muda para a cidade de Tombstone, onde pretende enriquecer anonimamente. ele encontra seus irmãos e também Doc Holliday, seu velho amigo. Eles levam a vida sem problemas, até o aparecimento de um grupo de bandoleiros que começa a causar confusão pelas redondezas. Para resolver a situação os integrantes da família Earp e Doc Holliday decidem combatê-los. 130 minutos. Qualquer semelhança é mera coindicência!

Frase da semana
"Ainda não prioridades. Meu estilo de governar é empresarial. Espero ter apoio e conseguir conciliar as necessidades com os trâmites legais". Orlando José Zovico (PDT), prefeito em exercício, durante a posse no lugar do também pedetista Silvio Félix, afastado pelamara. Quinta-feira, dia primeiro, na Gazeta.

0 comentários: