Pages

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Enfim, chegamos. E agora? Fazer acontecer

Domingo. Primeiro dia da semana e, coincidência ou não, primeiro dia do novo ano, que inicia hoje. Ou melhor, que começou na primeira mexida do ponteiro após as 12 badaladas do relógio. Para quem esperava o fim do mundo e o bug do milênio - que nunca vieram - na passagem de 1999 para 2000, agora é aguardar o dia 21 de dezembro para ver o que vai dar. Crendices, superstições e exoterismos à parte, o simbolismo de todo ano que chega faz do ser humano a sua essência. Ou seja, ressalta sua própria humanidade. Um simbolismo que não morreu. E nunca vai morrer, queiram os céticos ou não, pois está alicerçado, sempre, na palavra esperança. Que segundo os entendindos, é a última que morre. Até agora nunca assisti ao sepultamento de nenhuma esperança, pois ela sempre se renova. Se não conscientemente, no inconsciente de cada um, vai estar . E são muitas, sob muitos aspectos e formas. É um fio tênue que separa a realidade do sonho e, por isso, está sempre presente em nossas vidas. Então resumo aqui meus votos de um ano novo cheio de esperança. Que cada um saiba transformar a sua em realidade.

Além dos ícones
Apesar da representatividade de uma data comercial, e dos signos que isso nos traz, é hora de desvetir a roupa branca e esquecer do estouro do champanhe, e dar início ao imaginário das promessas feitas e planos traçados. Mesmo que ao fim deste ano, tenhamos que fazê-los novamente. Todos. Como não somos máquimas programadas, está justamente nesse reciclar de projetos a grande graça da vida. Do "ser" humano.

E que banquete
Por sua própria característica, 2012 entra no rol daqueles anos adorados pelos esotéricos. É ano bissexto. E estamos, novamente, em mais um ano eleitoral. O que garante essa atipicidade. E no caso de Limeira, muita turbulência política à frente, devido aos acontecimentos que se desencadearam desde 24 de novembro último. Será um ano farto em previsões, e algumas não acontecerão. Outras sim. A prática assim nos ensina.

é ano velho...
Chegou, e agora não tem como voltar. 2012 irrompeu pela madrugada, é dia claro e nada melhor que pensar dessa forma. Daqui a pouco é ano novo. De novo.

Previsão certa
alguns meses a Secretaria dos Transportes anunciou campanha educativa no trânsito, para motociclistas, motoristas e pedestres. Com folhetos, presença dos agentes (laranjinhas) e até multas para quem desrespeitasse faixas de pedestres. Para todos, inclusive os próprios pedestres. Em uma das colunas comentei que não sairia do papel. Mais uma vez. E aconteceu como eu previa. Os motoristas e motociclistas continuam no seu desrespeito habitual. E principalmente os pedestres insistem em se jogar à frente dos veículos, inclusive fora das faixas, quando o sinal não lhes é favorável. Deve ter sido a enésima campanha anunciada.

Ação sem rumo
Diga-se, também, que dos pontos negativos, do ano que passou, o setor de Trânsito foi o campeão no quesito. conversa e nada mais. Faltou comando. Ou vontade de agir mesmo. Isso por que não estou mais falando dos semáforos, para não ter crise de hipertensão. Nota: de 0 a 0, sem movimentação nessa escala.

Coincidências
Maioria das prefeituras anunciou que principais obras e suas conclusões estão previstas para este ano. Ou seja, Os administradores públicos municpais investiram, começaram obras, porém as levaram em banho-maria até a chegada de 2012, que coincidentemente, é ano eleitoral. Kassab, na capital paulista; Félix, em Limeira e Zuza, em Iracemápolis são três exemplos típicos. Em tempo: todos eles juram, com as mãos levantadas, que não tem nada a ver com o ano eleitoral. Tudo por conta de atrasos das empreiteiras, climas, etc., etc. e etc.... Como o papai noel chega em dezembro, após as eleições, o jeito então é acreditar mesmo... No coelhinho da Páscoa. Desafio: muitas dessas obras não serão concluídas. Façam suas apostas.

Pergunta rápida
O que esperar para 2012?

Foi muito bom
Apesar dos percalços de novembro, acredito que 2011 somou mais pontos positivos que negativos para Limeira. Em todos os sentidos. Os negativos, todos, por conta da ambição humana e do descontrole político. Serão superados e corrigidos. Precisamos e devemos acreditar nisso.

Se você quer ler
Outro grande mestre da literatura latino-americana. Estou falando do escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta argentino Jorge Luis Borges. E a obra recomendada é História Universal da Infâmia e Outras Histórias. Livro que reúne contos, ensaios e poesias e retrata muito bem a obra de Borges. Compõem o livro obras como Elogio da Sombra, O informe de Brodie, O livro da areia e a que o título inicial, História Universal da Infâmia, escrita em 1935. Polêmico, Borges tinha um senso de humor ácido, cujas declarações sempre causaram polêmica. Seu maior sonho era uma biblioteca universal, contendo todos os livros do mundo, que inspirou um de seus contos extraordinários: A Biblioteca de Babel. Vale a leitura.

Eu Recomendo!
O elenco é de primeira grandeza, reunindo monstros sagrados do cinema. Nada melhor, para começar o ano, assistindo ao filme Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família (Little Fockers, EUA-2010). Dirigido por Paul Weitz, reúne Robert De Niro, Ben Stiller, Dustin Hoffman, Barbra Streisand, Teri Polo, Owen Wilson, Laura Dern, Daisy Tahan e Blyte Danner. Para fazer chorar, de tanto rir. A história mostra, mais uma vez, a desconfiança do sogro com o genro e, mesmo após dez anos de convivência, casamento e netos, a batalha continua. Principalmente por que Greg (Ben Stiller), o genro, conseguiu um emprego noturno num laboratório farmacêutico e o sogro Jack (Robert De Niro) passa a desconfiar dele, devido à presença de uma sexy colega de trabalho. Duração: 98 minutos.

Frase da semana
"A CP foi instaurada para apurar os fatos e devolver a verdade dos fatos e todas as respostas à comunidade". Do vereador Miguel Lombardi (PR), presidente da Comissão Processante, que investigará o prefeito Silvio Félix (PDT). Dia 28, na Gazeta.

0 comentários: