Pages

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Transparência já
Amanhã, 6 de agosto, é mais uma data nos prazos do Calendário Eleitoral do TSE. E importante. Então vamos a ele. “Data em que os partidos políticos, as coligações e os candidatos são obrigados, durante a campanha eleitoral, a divulgar, pela rede mundial de computadores (Internet), relatório discriminando os recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro que tenham recebido para financiamento da campanha eleitoral e os gastos que realizarem, em sítio criado pela Justiça Eleitoral para esse fim, exigindo-se a indicação dos nomes dos doadores e os respectivos valores doados somente na prestação de contas final de que tratam os incisos III e IV do artigo 29 da Lei nº 9.504/97 (Lei nº 9.504/97, art. 28, § 4º)”.

Está faltando ele
Ainda não vi, da varanda do meu quarto, o cartaz do candidato a deputado federal por Limeira, que em diversas eleições - inclusive as da Câmara Municipal - ilustra a parede do outro lado da rua. Pelo menos enquanto escrevia esta coluna, nem sinal do sorridente rosto. Vale lembrar que, neste momento, há muitas e belas árvores floridas a cobrir o local. Será que ele terá coragem de pedir poda para essas árvores?

Em quem votar?
A CNT divulga hoje, às 10h30, em Brasília, mais uma pesquisa eleitoral CNT/Sensus à Presidência da República. Comitês com os nervos à flor da pele!

Isso é Século XXI
É inadmissível, nos dias de hoje, uma pessoa morrer por erro de um diagnóstico de apendicite. Alguém tem de explicar de forma clara e transparente o porquê da ocorrência desta natureza dentro de um hospital em Limeira. Notícia publicada anteontem por esta Gazeta. O próprio secretário municipal da Saúde, Gerson Hansen Martins, que por sinal é médico, também ficou surpreso. Com a palavra....

É para acreditar...
....ou desconfiar? Obras no novo aeroporto de Limeira, na Limeira-Mogi. “Uma obra longa”, segundo a Secretaria de Obras, devido à extensão da área. O valor dessa obra? R$ 3,7 milhões. Esse numerário, se não me engano, já teria sido menor. Obra, também, que teria começado, parado, começado, parado, começado... bom. Agora dizem que é para valer. E que venham os Boeings...

Português claro
Sempre é bom lembrar as palavras que já defini neste espaço, mostrando a maneira correta de escrevê-las. São elas capacho, vassalo, suserano, subserviência, censura, propina, compromisso, corrupção, decente, engodo, improbidade, honesto, mentira, contradição, déspota, boquirroto e idôneo. Muitos entenderam meu propósito. Hoje, a palavra é Edil. Na antiga Roma, edil era um funcionário ou magistrado cuja função era observar e garantir o bom estado e funcionamento de edifícios e outras obras e serviços públicos ou de interesse comum, como ruas e o tráfego, abastecimento de gêneros e de água, condições de culto e prática religiosa etc.; nas municipalidades do Império Romano, funcionário administrativo regular, de segundo escalão; também usado para definir vereador ou mesmo prefeito (o chefe do poder executivo). Está no novo dicionário Houaiss da língua portuguesa. Semana que vem tem mais!

Até o domingo!
O tópico com o qual eu encerrava a coluna das quintas-feiras - Eu recomendo! - sempre com uma sugestão de filme, será publicado a partir desta semana, na Texto&Contexto dos domingos. E tem mais novidades na coluna.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: