Pages

domingo, 15 de agosto de 2010

Os avisos que a natureza dá!

Em menos de dez dias, dois fatos noticiados por esta Gazeta representam um alerta grave de que o meio ambiente está cada vez mais sendo degradado pelo bicho homem. No dia 23 de julho, matéria sobre um filhote de veado-campeiro, fêmea, que entrou numa loja de materiais de construção no Recanto Alvorada. E na última quinta-feira, 12, um lobo-guará foi encontrado no quintal de uma casa, pela sua proprietária, que ouviu barulho à noite e resolveu averiguar. Ambos os casos com finais felizes: a fêmea de veado foi levada pelo Pelotão Ambiental da GM e solta em uma área de seu habitat rural. E o lobo-guará ao zoológico! Essa seja, talvez, uma pequena mostra dos efeitos que ainda sentiremos, caso não detenhamos nossa forte tendência degradadora. Nosso desrespeito ao meio ambiente.

Planeta em risco
O homem cria e o homem destrói. E depois se assusta com suas próprias atitudes. Ou não se assusta e continua destruindo. Alguns fenômenos naturais são as provas cabais dessa condição predatória do ser humano. Ao mexer com o meio ambiente se dá início a um círculo vicioso na degradação - inundações, calor intenso, geleiras derretendo, secas, etc. - até chegar à fauna. O lobo-guará está em processo de extinção. Sem as matas, não tem como se alimentar e vem procurar esse alimento na terra do homem. Depois é perseguido e, em casos, até morto, como relatou a própria estudante que o encontrou em sua residência.

Adesões legais!!
A campanha Valorize Limeira (www.valorizelimeira.com.br) está ganhando adeptos. Tem até uma comunidade no Orkut, que a está divulgando e atraindo seguidores e simpatizantes. A comunidade foi criada por Cleiton Leandro e tem como moderadora Roberta Morelli. Parabéns pela iniciativa!

Resposta rápida
Na coluna Texto&Contexto da última quinta-feira, como última nota, perguntei se “supermercados, padarias, farmácias, etc., etc., continuam com o direito de demarcar vaga especial, com o tradicional tempo de ’15 minutos com pisca-alerta ligado’?”. A resposta chegou na última quinta-feira, através do estudante de Direito e ex-coordenador operacional de Trânsito em Limeira, Ronildo José da Silva, que autorizou a publicação na íntegra. De forma bem didática e baseada na atual legislação de trânsito. Que as autoridades de trânsito municipais deveriam saber e também responder. Porém, não o fizeram!

A fala do leitor
“Tentarei sanar sua dúvida quanto às vagas consideradas privilegiadas (farmácias, carro-forte, juízes e promotores entre outras). De acordo com a resolução 302 do CONTRAN, somente vagas destinadas a idosos, deficientes físicos, carga e descarga/embarque e desembarque (pisca ligado até 30min), ambulâncias, próximo a hospitais, viaturas policiais próximo às áreas de segurança(fórum, delegacia, base policial), veículos de aluguel (táxi, van escolar) e área azul, somente essas podem ser regulamentadas. E de acordo com o art.6° desta mesma resolução, são irregulares todas as vagas que não estão elencadas na lista acima. O poder executivo municipal, na pessoa da autoridade de trânsito com circunscrição sobre nossas vias, tinha até o dia 13/12/2009 para se adequar às regras da referida resolução”. Escreveu Ronildo. E pelo que deixou no ar, ele tem várias outras respostas sobre o tema. Quem sabe ele não nos responde futuramente!!!

Se você quer ler
Um livro curto, de apenas 63 páginas, mas grande no seu conteúdo. Principalmente para todos nós, jornalistas. Estou falando do “Padrões de manipulação na grande imprensa”, do grande jornalista Perseu Abramo, com apresentação de José Arbex Jr. e prefácio de Hamilton Octavio Souza e com postfácio de Aloysio Bonde. É da Editora Fundação Perseu Abramo e a primeira edição é de 2003, após a morte de seu autor. O título do livro é sua maior explicação. Boa leitura!

Eu Recomendo!
Já que o assunto é manipulação de informações.... Assisti a este filme ainda no segundo ano na universidade, como parte de uma das disciplinas do curso de jornalismo. Trata-se de um clássico de Orson Welles, que também o dirige: Cidadão Kane (Citizen Kane), lançado em 1941 nos EUA. Com 119 minutos, este drama que tem no elenco, além do próprio Orson Welles, Joseph Cotten, Dorothy Comingore, Agnes Moorehead, Ruth Warrick entre outros, trata da ascensão de um mito da imprensa americana, de garoto pobre no interior a magnata de um império dos meios de comunicação. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst, conta como ele manipulava as informações, para alcançar seus próprios interesses. Foi exibido na última quarta-feira no canal fechado TCM.

Coisa atual aqui
Vale uma reflexão interessante que um documentário - este um pouco mais recente, de 1993, exibido pelo Channel 4, uma rede pública de televisão do Reino Unido - nos mostra, inspirado também na obra de Welles. O título é sugestivo Beyond Citizen Kane (no Brasil Muito Além do Cidadão Kane) de autoria do britânico Simon Hartog, e retrata a posição da Rede Globo na sociedade brasileira, com ênfase no seu ex-presidente e fundador, Roberto Marinho, principal alvo das críticas do documentário, que chega a compará-lo ao personagem Charles Foster Kane e suas manipulações grosseiras para influenciar a opinião pública.

Justiça proibiu...
É bom lembrar também que este documentário está proibido pela justiça no Brasil, por obra da própria Globo. A Rede Record, do bispo Macedo, comprou seus direitos de transmissão exclusiva por US$ 20 mil.

Frase da Semana
“Para mim, trata-se de interesse político e também pessoal. Muitos políticos veem a saúde pública como um filé mignon”. Da conselheira da Saúde, Ivanice Silveira Santos, sobre os ataques do vereador César Cortez (PV) à Secretaria e secretário da Saúde, em sessão da Câmara. Na Gazeta, sexta-feira, 13.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: