Pages

domingo, 29 de agosto de 2010

O consumidor e seus direitos

Os leitores às vezes nos surpreendem. Recebi e-mail de uma leitora, indignada com o tratamento dado por uma operadora de telefonia celular sobre uma tarifa extra cobrada em sua conta sem nenhum propósito. Mais que a tarifa, o que irritou essa leitora foi a forma como os atendentes da empresa a trataram, sem dar-lhe uma solução possível e rápida e sem conseguir provar seu "gasto extra". Depois de muito custo - ligações derrubadas pelos atendentes e desculpas de "não posso fazer nada" - ela conseguiu falar com a Ouvidoria, que não tendo como provar sua adesão a um suposto plano, acabou por devolver a quantia cobrada a mais. O importante, nisso tudo, foi a lição deixada por ela de perseverança e de não ser conivente com esse tipo de situação, até bem pouco tempo atrás patrocinada também pelas operadoras de cartão de crédito. E não aceitar pura e simplesmente as razões dessas empresas. Ou como ela mesma escreveu: "todos os cidadãos, se estiverem certos, que não desistam e não aceitem o 'infelizmente senhor (a) não posso fazer nada'. Devemos ir sempre atrás de nossos direitos".

Minha experiência
Também passei, no primeiro trimestre deste ano, por uma situação parecida, com uma compra pela internet. Minha filha precisava de um livro de Psicologia, que não conseguia encontrar. Depois de muita busca apareceu um site (www.tudonlineprodutos.com), que parecia bastante confiável. Comprei o livro. Depois, que sufoco! Foram semanas para conseguir recebê-lo.

Depois de muito...
...insitir, Procon nele. Foram muitos e-mails trocados, desculpas, problemas com fornecedor... Cansado, juntei toda a documentação que tinha e fui ao Procon aqui de Limeira abrir um processo. Coincidência ou não, poucos dias depois recebi um comunicado, que o livro estaria sendo entregue. O que acabou acontecendo. Se eu tivesse desistido, não sei se teria recebido o livro.

Limeira-Cordeiro
As duas mortes violentas, nesta semana, na Limeira-Cordeirópolis, continua gerando críticas por parte dos usuários, inconformados com o descaso das autoridades municipais. "É inadmissível mesmo que em uma via municipal, que num estado com o de SP, onde se cobra pedágio a cada 25 Km, que as pessoas ainda morram por causa de animais na pista. Este fato e muito comum, inclusive na Rodovia Limeira a Piracicaba. Será que uma simples cerca, que se pode pagar com a arrecadação de poucas horas de cobrança destes tais pedágios é pedir muito! Ou vamos continuar perdendo vidas? Vergonha". De um leitor, por e-mail, à Gazeta.

Participação ativa
Tenho pautado esta minha coluna de domingo em conversas com o leitor. E-mails recebidos, contatos telefônicos, Twitter, entre outros meios, o que tem garantido boas pautas e um debate saudável, além de análises interessantes e bem explicadas, sobre tudo que acontece por Limeira e Região. Essa interatividade é importante, à medida que aproxima o leitor do jornal e do colunista. E também dá vazão às suas necessidades de expressão livre do pensamento. Aos poucos vamos melhorando o conteúdo. E-mail para contato: claudio.bontorim@gazetadelimeira.com.br e Twitter www.twitter.com/claudiobontorim.

Se você quer ler
Pelo que estamos vendo no horário eleitoral gratuito, com os candidatos aos cargos proporcionais (alguns majoritários também), não me resta indicar como leitura obrigatória a cronologia Febeapa (ou o Festival de Besteiras que Assola o País), de Sérgio Porto, mais conhecido como Stanislaw Ponte Preta, lançado em 1966, como uma "uma reação cômica, irreverente, à mediocridade política da época, mas que se adapta muito bem aos dias de hoje. Foram três volumes (Febeapa 1, 2 e 3). É riso puro do começo ao fim. E uma reflexão muita séria a respeito do nosso cotidiano. Em especial da política praticada por aqui. Li os três, emprestei-os posteriormente à leitura e nunca mais os vi de volta à minha biblioteca. Uma pena!

Estava proibido?
Supremo Tribunal Federal (STF) dá liminar e humoristas podem fazer piada com os políticos no período eleitoral. Mais do que já estamos assistindo???

Eu Recomendo!
O inigualável Charles Chaplin de volta por aqui. O filme desta vez é Luzes da Ribalta (Limelight - EUA, 1952), com direção do próprio Chaplin, também o personagem principal. Ao lado dele outro gênio da comédia, Buster Keaton, e mais Claire Bloom, Norman Lloyd e outros seis de sua família Sydney, Geraldine, Josephine, Charles Jr., Michael e Oona, todos Chaplin. Na Londres de 1914, um velho comediante, que no passado fizera sucesso foi esquecido, tornando-se quase um alcoólatra. Porém tudo muda, quando na pensão onde vive sente um estranho cheiro e constata que é gás, vindo do quarto de uma jovem, que estava inconsciente, que ele e um médico carregam para o seu apartamento. Ela tentara o suicídio, pois sonhara em ser uma grande bailarina, mas suas pernas estão paralisadas. Ele promete fazer tudo para ajudá-la, mas o que não imagina é que é ela quem vai ajudá-lo. Drama, 132 minutos de duração.

Frase da Semana
"Custei a entrar nas redes sociais porque já sou um blog vivo. TV, rádio e 25 jornais por dia... Que me resta dizer?" Arnaldo Jabor - modéstia a parte e com toda sua conhecida humildade - na terça-feira, no seu Twitter @realjabor, criado por ele na segunda-feira, 23.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: