Pages

domingo, 1 de agosto de 2010

Hoje é domingo
Dia em que mais se lê jornal, dizem os especialistas, quando analisam pesquisas de hábitos de leitura do brasileiro. Por aqui não é diferente. Estou começando neste espaço a partir de hoje. Importante transição da coluna, que antes era publicada aos sábados, na página 2 da Gazeta. Com essa apresentação, quero dar boas-vindas ao leitor, que a partir de hoje estará comigo. Agora aos domingos. A dinâmica por aqui será um pouco diferente da costumeira. Boa leitura a todos!

O carteiro trouxe
Vou começar com uma carta que recebi do leitor Paulo Gonçalves de Freitas, do Jardim São Manoel, via Correio, selada e tudo o mais. É interessante a citação, uma vez que é extremamente gratificante, para quem está acostumado com e-mails e outras comunicações rápidas, receber uma carta desse tipo. É estimulante, porque prova o verdadeiro interesse do leitor. Pois quem dá um tempo de sua vida para redigir alguns comentários, como fez o Paulo, inclusive com elogios a este colunista - aos quais agradeço - ir a uma agência dos Correios para postagem, conhece o verdadeiro sentido da liberdade de se expressar. E quer praticá-la.

Comentários!!
Com propriedade e de forma clara, o leitor mostrou sua indignação com a política, seu respeito aos professores (“desrespeitados pelo poder público”), cobrou por mais segurança, elogiando a necessidade da GM e dos Agentes de Trânsito, além de criticar a impunidade neste País. Está assim comprova a sabedoria do povo, que muitos teimam em não respeitar. E, principalmente, autenticidade. Caro Paulo, continue me enviando suas impressões. São muito importantes.

Pode escrever
E aproveitando a deixa do leitor do Jardim São Manuel, gostaria que mais leitores se manifestassem, deixando registradas suas impressões, o que para nós é muito útil, pois podem ser informações para nossos comentários e análises. Por carta, e-mail, seja qual for o meio. A nossa função, como colunistas, é justamente essa: conversar com os leitores e transformar seus anseios em informações úteis e compartilhá-las com outros leitores. Portanto, vamos participar!

A internet, é...
...a ferramenta! Cada vez mais em uso. Para comunicação e leitura. Foi o que mostrou a pesquisa de satisfação do cliente, encomendada à Limite Consultoria, pela Gazeta, entre os últimos meses de junho e julho. Os resultados foram expressivos. Vamos a eles: 59,7% dos leitores da Gazeta acessam a internet e 55,7% têm o hábito de ler jornais na web. Já visitaram o site da Gazeta 86,5% e a aprovação foi de 87,3%.

....Retuitando
O termo é novo, mas muito utilizado pelos usuários do Twitter. Dar um RT (Retweet, em inglês) significa reproduzir uma mensagem que você recebeu para os seus seguidores.

Vamos seguir?
A dica da semana é seguir o Twitter @gazetadelimeira com informações atualizadas, que a edição impressa da Gazeta traz diariamente. Até este momento são 1.368 seguidores. E deve pintar um novo sorteio em breve... Estamos conversando com a direção deste jornal para a disponibilização de um prêmio a ser sorteado, assim que atingirmos a marca dos dois mil seguidores. Então, é só ficar atento para a promoção!

Que notícia boa
A Fumagalli inaugurou, no último dia 29, a escola Formare em parceria com a Fundação Iochpe. É a segunda unidade desse tipo de empreendimento implantada na cidade - a primeira funciona na Mahle Metal Leve. O objetivo do projeto é a inserção social por meio da educação e visa desenvolver as potencialidades de jovens de baixa renda para o mercado de trabalho. Quer iniciativa melhor que esta?

Novos incentivos
Taí uma boa ideia para outras empresas interessadas no desenvolvimento social e humano dos nossos jovens. Uma verdadeira prova de cidadania, que dá a devida proporção às necessidades básicas para o desenvolvimento do País. E a Educação, com “E” maiúsculo, é a principal delas. O Senai é um exemplo antigo disto!

Você vai adotar?
Essa é a nova fase da campanha “Valorize o que é nosso. Valorize Limeira”. A semente brotou e agora já é uma plantinha crescida. E ganhou um selo para ser colocado no vidro do carro, com o slogan “Eu Adotei!. Siga esse exemplo e adote essa ideia você também!

Frase da Semana
“É uma pena, pois enquanto se discute se dar palmadas é certo ou não, há perigos mais expressivos no silêncio da rede”. Roberto Lucato, em seu artigo Limites da exposição, na coluna Ponto Um, analisando a dependência cada vez maior dos jovens pela internet. Na Gazeta. Quinta-feira, dia 29.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: