Pages

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Cadê o respeito?
Novamente os moradores da Avenida Saudades se vêem tolhidos em seu direito ao sossego, pela irresponsabilidade de jovens - e outros nem tantos - motoristas que estacionam seus carros com o som ligado “nas alturas”, como que se todos fossem obrigados a ouvir as músicas de seus duvidosos gostos. E como relataram moradores à Gazeta, em matéria publica nesta semana, as viaturas policiais passam e repassam por lá e nada fazem. E os agentes de trânsito não possuem o decibilímetro para monitorar e coibir o som alto. Essa história é antiga. A denúncia é recorrente, mas o silêncio das “otoridades” é irritante.

Descaso é total!
Para fazer companhia aos jovens, segundo os moradores, agora uma igreja, instalada numa antiga fábrica de chopp, também dá o ar de sua graça. E além do barulho, muitos veículos ficam estacionados em frente às guias rebaixadas das garagens, impedindo entrada e saída dos próprios moradores. O abuso com som alto e potente não é recente em Limeira. E não tem hora para começar ou terminar. Às vezes circula pelas ruas na madrugada, sem a mínima preocupação com o descanso das pessoas. Será que algum dia alguém vai tomar alguma providência? Quem terá coragem de por um fim a essa bandalheira?

Números e fatos
“No Estado de São Paulo, 31% das cidades não têm delegados; desde 1995, enquanto a população de SP cresceu 21%, o número de policiais civis se mantém o mesmo; são apenas 3 mil delegados para os 42 milhões de habitantes; o estado mais rico da nação é o que pior remunera seus delegados de polícia”. Essas informações são da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adpesp), que mais uma vez ganhou na Justiça o direito de divulgar essa situação, contestado pela Coligação Unidos por São Paulo, que reúne o PSDB e outros partidos aliados, que hoje governa SP.

Censura à Polícia
Pela segunda vez o PSDB entrou com representação contra a campanha publicitária da Adpesp. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) considerou a representação improcedente e entendeu seu “caráter meramente informativo e que descrevem fatos sem conteúdo eleitoral”, como lembrou o desembargador Luiz Francisco Aguilar Cortez, do TRE. Segundo a Associação, “os delegados de SP têm os piores salários do País”.

Português claro
A palavra do dia é brocoió. Alguém sabe o significado de brocoió? O novo dicionário da língua portuguesa - já com revisão ortográfica - Houaiss diz que brocoió é um substantivo masculino. São vários regionalismos que o define. No Brasil: indivíduo do interior, simples, sem traquejo; caipira, capiau, jeca. E no Ceará: engenhoca que fabrica rapadura; casa ou tendinha onde são vendidos doces típicos e caldo de cana. Brocoió pode ser também um adjetivo de uso informal: que ou aquele que é tolo, sem préstimo; que ou o que é reles, desprezível, de baixa qualidade e/ou mau gosto (diz-se de coisa). Para engrossar o dicionário Texto & Contexto que já conta com capacho, vassalo, suserano, subserviência, censura, propina, compromisso, corrupção, decente, engodo, improbidade, honesto, contradição, déspota, boquirroto, idôneo, edil, alcaide e mentira.

Dá para votar???
No sábado, passeando pelo centro da cidade, pela manhã, percebi como os candidatos - todos - estão emporcalhando ruas e calçadas. Os chamados “santinhos” e impressos maiores (como jornais e folhetos informativos) compunham o cenário daquela região. Um exemplo anti-cidadania. Alguém vota em candidato assim?

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: