Pages

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Fala de mim aí!
Se a moda pega, vamos ter que aumentar o espaço em nossas colunas para falar de cada candidato. Tem político pedindo para “dar notinha” sobre ele. Os e-mails são curiosos e mostra bem a carência que muitos têm, quando o assunto é mídia. Para dar a tal “notinha”, porém, é preciso uma situação concreta e que mereça destaque ou então seja uma informação relevante. Falar simplesmente que fulano ou sicrano é candidato é fazer publicidade gratuita, correndo inclusive o risco de ser identificado como eleitor ou simpatizante do seu nome ou campanha.

Enquanto isso...
... o cidadão comum vai pagando pela ineficácia dos serviços públicos. E sofrendo com o jogo de empurra em algumas situações, que poderiam ser de simples solução. Esta vem de um leitor, que por e-mail, afirma que há dois meses está tentando resolver problemas com abelhas em sua residência, mas não consegue sequer uma resposta do que fazer. Prefeitura joga para os Bombeiros, que por sua vez joga para a Defesa Civil. O risco ninguém assume!

Mídia é a saída
Quando não encontram mais respostas nos agentes públicos, que têm obrigação de dar satisfações ao contribuinte, o cidadão vai à imprensa. Então vem aquela explicação padrão: “vamos averiguar e resolver o problema”. Constatação: poucos são de fato resolvidos.

Cobrança por...
...serviços, como retiradas ou transplantes de árvores, nos cemitérios, entre outros, até aí nada contra. Agora, cobrar por informações ou explicações vai além do nosso entendimento de pobres mortais. É preciso investigar bem tudo isso para ver se pode mesmo! Nesse sentido há uma enquete, que vence hoje à tarde, no site da Gazeta, perguntando justamente sobre isso. No final da tarde o resultado estará no Twitter @gazetadelimeira e nova enquete no ar.

Domingo legal
É o ultimo dia para os tribunais eleitorais (TREs) realizarem sorteio para a escolha da ordem de veiculação da propaganda de cada partido político ou coligação no primeiro dia do horário eleitoral gratuito, conforme a Lei nº 9.504/97, art. 50 - lei eleitoral. Horário eleitoral gratuito começa na terça, dia 17!

Português claro
Outra palavra antiga e que não significa o que muitos pensam. A palavra é alcaide. E segundo novo dicionário Houaiss da língua portuguesa alcaide é um substantivo masculino, com os seguintes sinônimos: antigo governador de castelo, província ou comarca, com jurisdição civil e militar; antigo funcionário incumbido de cumprir as determinações judiciais; oficial de justiça; atualmente, autoridade da administração espanhola com funções que correspondem às de presidente da câmara. E na categoria Regionalismos pelo Brasil: objeto velho ou sem utilidade, imprestável; encalhe, resto de mercadoria que, sem valor de venda, não desperta o interesse dos compradores; pessoa muito velha ou sem beleza; cavalo de má qualidade e ferro-velho. Quantas palavras já aprendemos? Foram capacho, vassalo, suserano, subserviência, censura, propina, compromisso, corrupção, decente, engodo, improbidade, honesto, mentira, contradição, déspota, boquirroto, idôneo e edil.

Pergunta rápida
Supermercados, padarias, farmácias, etc, etc, continuam com o direito de demarcar vaga especial, com o tradicional tempo de “15 minutos com pisca-alerta ligado”? Se alguém puder responder....Agradeço e publicarei aqui a resposta!

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: