Pages

quinta-feira, 5 de junho de 2014

É inadmissível
Desinformação e alienação são parentes muito próximos. E principais multiplicadores da ignorância política, social, cultural e tudo o que se possa imaginar. É difícil, entretanto, para quem trabalha com comunicação, aceitar que em tempos de redes sociais e acesso fácil e rápido à informação, isso ainda continue acontecendo. É um paradoxo dos tempos atuais.

Primeira lição
Quando entrei para a universidade cursar jornalismo, bem na metade dos anos 1970, uma das primeiras lições que tínhamos era sobre a disseminação do boato. Como ele corre fácil, e chega rápido ao seu destinatário. Quase quatro décadas passaram, e nada mudou. Mesmo com a informação chegando em tempo real.

Exemplo claro
O grave problema de saúde que acometeu ao médico e vereador Raul Nilsen Filho – até este momento internado e sedado na UTI da Medical - é a prova de todas essas teorias. O número de pessoas propagando a morte do político é impressionante e lamentável. Muitos por desinformação, outros por alienação e, boa parte, por má índole mesmo.

O perigo é real
Ações na calada da noite foram, sempre, sinônimo de autoritarismo. É a triste memória de um passado não muito distante. O golpe militar, em 1964, o AI 5, em 1968 e o fechamento do Congresso, em 1977, enquanto Corinthians e Ponte Preta decidiam o Paulistão daquele ano são os exemplos mais conhecidos. A pressão sobre a imprensa é só uma consequência dessa brutalidade. A ânsia pelo poder não mede esforços e não conhece os limites para isso.

Ao nosso lado
É muito triste, em pleno século XXI, ainda ter que conviver com todas essas ameaças. E olha que estou falando sobre Limeira. E não sobre a situação nacional. Espero que todos tenham entendido o recado.

A última de hoje
#Vai ter Copa. Um dado curioso, divulgado ontem: ingressos para os jogos do Brasil e partidas em SP e RJ estão esgotados. E 80% desse total adquiridos por brasileiros. Provavelmente são os mesmos que criticam a realização do torneio e pedem educação e saúde padrão FIFA.

0 comentários: