Pages

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Terreno perigoso
Com o desenrolar da campanha eleitoral, a impressão que fica é que há muita areia movediça pela frente. Alguns candidatos começam a avançar o perigoso sinal da civilidade, tentando ganhar no grito e buscando alternativas desesperadas pelo fiasco e queda inesperados. A crítica é sempre construtiva. A agressão destrói. E destrói, principalmente, a já abalada confiança do eleitor.

O que esperar
E nesse caso nada mais justo do que a resposta desse eleitor. A partir do momento em que o quadro começa a se definir, o desespero é evidente de quem vai ficando pelo caminho, achando que tinha o domínio do momento. Dai a apelação inevitável, principalmente se o planejamento de campanha é focado na obsessão pela vitória.

Nas redes da web
Os candidatos de Limeira estão definitivamente adotando as redes sociais (Twitter e Facebook principalmente), para espalhar suas propagandas eleitorais. Só que em muitos casos há falta de interatividade. Colocam apenas foto, número, partido e coligação partidária e pouca proposta de trabalho. Os que o fazem, em muitos casos, extrapolam suas competências - no caso de candidatos a vereador e suas esdrúxulas promessas. Daqueles que fazem parte das minhas redes, tenho deixado à vontade e não oculto nem bloqueio. É preciso aprender a conviver com a diversidade de opiniões.

E como deve ser
Penso que o transporte público deva ser, em primeiro de janeiro, quando o novo prefeito assumir, o princípio da administração pública. É preciso encarar o problema com muita coragem e ter inteligência para agir. Dar  um basta ao "faço o que eu quero" das concessionárias do transporte público. O usuário deve vir sempre em primeiro lugar. Do jeito que está não pode ficar. Espera-se do eleito essa percepção. Antes, porém, exigir competência no trato com o trânsito...

Números cruéis
Manchete da Gazeta de Limeira de terça-feira, 4 de setembro "Mortalidade infantil chega ao pior índice em 14 anos". Mostra 2004 e 2005 (primeiro ano de Silvio Félix-PDT) índices de apenas um digito. Os números não param de subir a partir de então e, coincidentemente, em 2008 - ano de eleição e da reeleição de Félix - voltam a cair e, a partir do ano seguinte, sobe novamente. Deixo a conclusão por conta dos leitores.

A última de hoje
Há um agito de grandes proporções nos bastidores políticos de Limeira. Tem candidato com um olho no peixe e outro no gato, fazendo contas para calcular o tamanho do estrago na campanha. O que parecia fácil e favas contadas começa a desmanchar um sonho de poder.

0 comentários: