Pages

domingo, 23 de setembro de 2012

A fábula do querer, do poder e.... do fazer

Neste País, onde quem está no poder (e poderia) não quer e não faz, quem acaba fazendo se torna uma espécie de inimigo público. E atrai a ira daqueles que ainda respiram o ranço autoritário, uma espécie de inércia da acomodação, em vez de mobilizar para a necessidade da ação concreta e imediata. Triste País, onde a juventude desperta, mas é sufocada pela incompreensão dos que preferem deixar para ver como é que fica. O mais novo exemplo desse absurdo, dessa verdadeira fábula do nonsense, é a jovem Isadora Faber, uma estudante de Florianópolis (SC), que resolveu abrir os problemas de sua escola (pública) à sociedade através de um blog, que hoje já tem mais de 270 mil seguidores. É o "Diário de Classe", que está transformando a unidade, onde ela cursa a 7ª série. Isadora resolveu postar e mostrar, através de fotos, o descaso desse poder público com a Educação. Atraiu a ira de muitos, em especial de quem deveria resolver os problemas. Porém, a admiração de um número maior de pessoas, por todo esse Brasil, que está compartilhando suas postagens e incentivando para que ela dê continuidade a seu blog.

Ranço autoritário
Isadora, agora, está sendo vítima do comodismo e da estupidez daqueles que não querem mudança ou melhoria no ensino público. E terá um inquérito policial aberto pelo delegado Marcos Alessandro Vieira, que acatou boletim de ocorrência (BO) da professoa de português da adolescente, que se sentiu injuriada. Injuriados deveríamos estar todos nós, pelo descaso desse poder público capenga.

Seguir o exemplo
A coragem da adolescente, que teve sucesso, pois a Escola Municipal Maria Tomázia Coelho, retratada no "Diário de Classe", começou a receber melhorias físicas e até teve um professor de matemática demitido, após críticas no blog de Isadora. Em vez de compartilhar dos desejos da estudante, a professora resolve atacar o direito à liberdade de expressão e usa a polícia, por se sentir difamada e caluniada.

Como acreditar?
De dois em dois anos muitas ladainhas se repetem e políticos se dizem aptos a resolver todos os problemas do País, de estados e municipios. Só que acabam esbarrando, ou na incompentência ou no uso da máquina pública para o enriquecimento pessoal e dos seus (homens de confiança e familiares). Transformados em candidatos a cargos públicos eletivos, esmeram-se na apresentação e na oratória, posteriormente confrontadas com suas atitudes práticas. E perpetuam esse ranço, que chega também a outros profissionais, que não admitem ser questionados. E aí, quem resolve fazer acaba se transformando em incômodo. Foi o caso da estudante Isadora Faber e seu blog. Ela juntou toda a coragem que falta aos gestores da educação e escancarou os problemas, no caso de sua própria escola.

Uma história real
O "Diário de Classe", página do Facebook criada pela estudante catarinense Isadora Faber, começou a trazer relatos dos problemas na Escola Municipal Maria Tomázia Coelho, onde cursa a 7ª série. O blog repercutiu e o colégio começou a receber reformas. Mais de 270 mil pessoas já “curtiram” essa página na rede social, pela coragem da menina de 13 anos, que deseja apenas qualidade na educação e estrutura adequada para poder estudar no ensino público, que é uma obrigação do estado. É esse tipo de mentalidade que precisa ganhar força, para poder sufocar os senhores feudais que teimam em continuar no poder.

E na contramão...
...da história está mesmo Limeira. E já que o assunto é educação, vamos a mais uma bola fora, ou melhor, uma incompetência do poder público municipal, que parece querer manter o Município na idade da pedra. Ao embargar obras de construções de quitinetes próximas ao câmpus II da Unicamp, a FCA,  para atender à demanda de moradia para estudantes, e que está aumentando, a cidade dá um chute no desenvolvimento. E fica cozinhando projeto, que permite esse tipo de construção. Um absurdo, que faz Limeira continuar dormindo no berço (agora não tão esplêndido assim) do atraso.

A difícil evolução
Enquanto ficar pensando em máquina de escrever em tempos de computadores, Limeira, apesar de ter crescido, vai continuar pequena na pequenez das mentes de seus dirigentes. Não é possível calar, diante de tamanha estupidez. É preciso acordar para o Século XXI.

Prefeito é preso
Não foi aqui não, mas... Foi o prefeito de Londrina, no Paraná, José Joaquim Ribeiro (sem partido), que foi preso no litoral catarinense na manhã da última quinta-feira, 20, por policiais civis em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de lá, que cumpriam mandado do Tribunal de Justiça (TJ) paranense, após o político ter assumido que recebeu propina de empresários durante licitações. Foi na praia de Piçarras e a coordenação da operação foi do promotor Cláudio Fonteles. O que se investiga por lá é corrupção e fraudes na licitação de kits escolares (uniformes, mochilas e tênis). A quadrilha seria formada por 19 pessoas, entre empresários e agentes públicos.

Como aconteceu
José Joaquim Ribeiro era vice-prefeito em Londrina e ocupava o lugar de Barbosa Neto (PDT), cassado em 30 de julho pela Câmara daquele município paranaense, sob a acusação de pagar serviço de vigilância da rádio da família com dinheiro público. Coincidências à parte, está mais para semelhanças...

Pergunta rápida
Quem tem interesse em não convocar Benedito Rosada para depor na CPI do Messias?

E o saneamento
Limeira, um município de quase 300 mil habitantes, exemplo no tratamento e distribuição de água e na coleta de esgoto, não pode conviver com água escorrendo pelas sarjetas ou empoçando em esquinas ou sarjetões. Isso é coisa lá do século XIX...

Frase da semana
"O transporte se diz inclusivo, mas geralmente está quebrado. A Prefeitura oferece o Porta a Porta, mas são poucos veículos, que quebram com frequência". Maira Santana, publicitária, comentando a estrutura precária e o desrespeito no trato com o deficiente. Na Gazeta, sexta-feira, 21.

0 comentários: