Pages

terça-feira, 17 de abril de 2012

O bom exemplo e a falta de respeito

Poderia ocupar-me deste espaço, por semanas a fio, para muitas e irrefutáveis análises sobre os últimos acontecimentos em Limeira, envolvendo parte de sua classe política e gestores municipais. Entenda-se por gestores municipais o prefeito - personagem aqui é o agora cassado Silvio Félix (PDT) - e alguns secretários da Prefeitura, que ao se esquecerem da nobre missão de servir ao público, e com poder que lhes foi dado por dever de ofício e cargo, fecharam também os olhos para o que acontecia ao seu redor, para manutenção de um status quo, do qual gozavam de forma integral. Antes de servir ao público, serviram-se dele. E isso merece muita investigação por parte dos vereadores, postos no cargo para fiscalizar o Poder Executivo. Ministério Público e Judiciário também entram nesse rol.
Vou me ater, entretanto, a uma única questão - e a que está mais fresca em nossa memória - que é a da merenda. Antes de falar justamente sobre a que era servida às nossas crianças, vou emendar com o exemplo de Florianópolis (SC), mostrado no domingo à noite no Fantástico, da Globo, que está trazendo uma série de reportagens sobre hábitos alimentares das crianças e suas consequências. Benéficas e maléficas. Pois bem, dentro desse quadro, intitulado "Medidinha Certa", entre o perder peso e ganhar saúde e como se alimentar de forma correta para manter sempre funcionando em dia o metabolismo, a ação da Prefeitura da capital catarinense foi a que mais chamou a atenção, pela sua abrangência, caráter positivo e também de como fazer a coisa certa e na hora certa.
Um decreto municipal obriga as escolas públicas do município a só servir alimentação saudável na merenda - que não é terceirizada - e isso, além dos benefícios óbvios, está provocando uma mudança de hábito entre as crianças, que é onde se deve começar a prevenção e a busca por uma vida plena e saudável. E o que é mais interessante (e exemplar) é o enganjamento das escolas (direção e orientação pedagógica), a ponto de devolverem, com um bilhete de repreensão, lanches carregados e gordurosos trazidos de casa, solicitando aos pais a atenção sobre aquilo que seus filhos comem.
Pois bem, a falta de respeito, a que me refiro no título, entra na conclusão deste texto, tomando-se o nada exemplar modelo de Limeira. Terceirização milionária e serviço de péssima qualidade, com direito a cardápio com carne sebosa e até comida vencida, porém elogiado constantemente pelas diretoras das unidades escolares, que a recebiam, e sempre dispostas também a denfender esse modelo, gerido pela Secretaria Municipal da Educação. Tudo isso veio à tona na semana passada, provocando um sentimento de revolta popular e repulsa contra esse tratamento dado a crianças indefesas, vítimas da má gestão pública. O ex-secretário tem que vir a público e explicar, junto com suas diretoras, por que defendiam tanto a merenda terceirizada. Dizer agora, que eram pressionados a emitir esse tipo de juízo, não cola mais.

0 comentários: