Pages

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Falta consciência
Ontem pela manhã fiquei por alguns minutos atrás de um caminhão de coleta de lixo, que subia pela Alferes Franco. E fui observando como a população pouco se importa com o meio ambiente. Havia sacos de lixo orgânico que tinham, em seu interior, mais da metade de recicláveis. Depois as pessoas não entendem as mudanças climáticas.

É difícil entender
Como Limeira não tem um programa de coleta seletiva ativo, e a própria população não busca informações sobre como dispor os recicláveis (papel, papelão, vidros e metais), e acaba jogando-os no lixo comum. E que depois vai para o aterro sanitário, contribuindo ainda mais com sua degradação. E entra, também, como peso a ser computado pela empresa responsável pela coleta em Limeira.

Uma cadeia falha
A Prefeitura, infelizmente, também não se empenha nessa conscientização. Tem um único projeto – pelo menos que eu saiba – nessa área, que é o de ecocoletores, mas que é limitado e não chega nem perto das necessidades.

Por todos os lados

E assim, todos falham com o meio ambiente. E o planeta vai ficando a cada dia mais contaminado, pela ineficiência do próprio Estado.

Iniciativas viáveis
Hoje, em Limeira, quem tem um programa efetivo de reciclagem é a Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (Aril). Outras iniciativas nesse sentido seriam muito bem-vindas. Se cada um fizer sua parte, como a Aril vem fazendo, o meio ambiente agradece.

É 5 de fevereiro
Conforme esta coluna havia adiantado na semana passada, a Mercedes- Benz confirmou o lançamento da pedra fundamental da montadora em Iracemápolis. Será no dia 5 de fevereiro, às 11h, na área que já recebe terraplenagem, entre as rodovias Iracemápolis/Santa Bárbara e Limeira/Piracicaba. Muita gente estava garantindo que a montadora não viria mais. O programa segue o cronograma.

A última de hoje
Em Itirapina, a nova fábrica da Honda está quase concluída; a Mercedes, em Iracemápolis, começa a produzir em 2016. E, em Limeira, em 2016 só há uma certeza: eleições municipais. Difícil saber o que pode sair dessa cartola? Melhor. Da urna.

0 comentários: