Pages

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Reflexão oportuna
A Comissão Processante (CP) para avaliar uma possível cassação do prefeito Paulo Hadich (PSB) foi sepultada, com direito a pá de cal e tudo mais. Por 15 votos a cinco. O cheiro dessa história é de um oportunismo político desesperado. E tudo o que é oportunista não resiste por muito tempo.

Agora se confirma
Na coluna Texto&Contexto do último domingo, 23, escrevi a seguinte nota: "Minha impressão. Num dado momento, na Câmara, o movimento parecia ganhar contornos partidários. Dá para refletir". Nos protestos da última segunda-feira tive a certeza disso. Deixou de ser popular, para ganhar cores político-partidárias. Basta acompanhar as manifestações pelas redes sociais. Maioria com profundas e explícitas ligações a partidos.

Cuidado necessário
Hoje os vereadores se reúnem, novamente, para finalizar leitura e votar o pedido de CP contra o presidente da Casa, Ronei Martins (PT). Se os manifestantes tumultuarem a sessão, perdem a razão. Mesmo porque, o espaço foi aberto às manifestações públicas. E no confronto entre militâncias, a do PT é muito melhor preparada e mais afeita a tudo isso.

O autor e sua obra
Foi corajosa, porém ridícula demais a defesa da PEC 37, apresentada no Plenário da Câmara, pelo autor da proposta, o deputado maranhense - olha só, é da terra do Sarney - Lourival Mendes (PTdoB), na noite em que ela foi derrubada. Estranho mesmo foi o voto a favor da PEC, conhecida como a "da impunidade", do deputado Sérgio Guerra (PSDB-PE), que sempre se apresentou como arauto da ética e feroz combatente da corrupção. Pois é, nem tudo o que falo faço.

Sentido figurado
Quando o ex-nada saudoso presidente, general João Batista de Oliveira Figueiredo, cunhou sua célebre frase "prefeiro o cheiro dos cavalos, ao cheiro do povo", na verdade ele estava querendo dizer que tinha medo do povo. E muito medo. O que se comprova hoje. 

A última de hoje
A presidente Dilma Rousseff (PT) atropelou a tudo e a todos com a proposta sobre uma constituinte exclusiva. Mas que ela enquadrou aliados e oposição, enquadrou. Provocou ódio, e trouxe o debate e mais bate-cabeças. Só não sei se ela premeditou tudo isso, mas colocou muita gente correndo atrás.

0 comentários: