Pages

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Espertos, aproveitadores e mal-intencionados

O título é óbvio. A abordagem do tema também, mas não se pode ignorá-lo. Vez ou outra surge um novo golpe na praça. Sempre com o objetivo do dinheiro fácil e o que é mais escandaloso ainda, usam-se nomes de entidades, que precisam do apoio financeiro da comunidade. Aventuras que vão do bilhete lotérico premiado - ainda tem gente que cai nessa armadilha, pessoas que nem podem ser enquadradas como vítimas, pois também vão em busca da vantagem - à utilização de reputações de sérias instituições (filantrópicas, na maioria das vezes), que dificilmente veem ou tomam conhecimento das ações criminosas de falsos representantes. Que até uniformes e logotipos usam em suas empreitadas. Que cidadão se recusaria a adquirir o número de uma rifa em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a Apae? E esse é o exemplo da semana que passou. Por sorte descoberto, denunciado e divulgado. Sabe-se lá, entretanto, o quanto esses golpistas - golpistas mulheres, no caso - não lucraram com isso, enganando a população e tirando proveito dessa situação, com o único objetivo de ganhar dinheiro para o uso pessoal?  

Era quase real
As duas mulheres pegas, comercializando as rifas falsas simplesmente entregaram os talonários a uma gerente da Apae e foram embora. Deveriam ter sido conduzidas à polícia e interrogadas, para que esse esquema fosse desmascarado e seus organizadores. Um rapaz, segundo as mulheres que vendiam os números, com informações dos prêmios, como: tv’s, motocicletas e até veículos.

Bandido filantrópico
Só para que se perceba até aonde vai a perversidade humana, as duas estelionatárias usavam camisetas da própria Apae e nos talões estava impresso o logotipo da entidade. E com informações extras, de que os vencedores seriam comunicados pela mídia, citando inclusive o nome desta Gazeta, que em nenhum momento deu autorização para isso. Assim como a instituição também não era responsável.

Informações ajudam
A população deve ficar atenta com esse tipo de promoção e procurar saber se a entidade - ou entidades - faz esse tipo de ação para arrecadação de fundos. A Apae, por exemplo, disse que não tem essa atuação casa a casa. E a melhor forma de se precaver contra esse tipo de bandido, é entrar em contato com a instituição e se informar. E, de posse da informação, denunciar o golpe. É bem provável que, neste momento, um golpista qualquer esteve arrecadando também em nome da Alicc, da Aril, do Nosso Lar, da Casa da Criança, Asilo...

Os golpes virtuais...
...também são muito utilizados. Em época de declaração de IR é comum muitos contribuintes receberem e-mail da Receita Federal, sendo que essa informação nem consta dos documentos apresentados. Esse é um deles.

E tem muito ainda
Por isso é importante, sempre que alguém receber um e-mail para confirmar ou atualizar dados cadastrais - de bancos, do Serasa e até mesmo dos cartórios eleitorais, entre outros, a não ser que tenha sido autorizado pelo destinatário - evitar abrir anexos ou clicar em links, que normalmente são solicitados. E não é difícil perceber esse tipo de falsificação. Quando se marca com o cursor o site indicado, o usuário terá o nome da verdadeira origem da mensagem, na parte inferior do monitor. E é incrível como ainda tem muita gente que acaba caindo nesses contos de vigário. Tradicionais ou virtuais, vítimas da própria curiosidade.

Descendo a ladeira
A popularidade do governador Geraldo Alckmin (PSDB) está despencando devido aos índices de violência na capital dos paulistas e também no Estado. E a inoperância continua como se nada estivesse acontecendo. Trocou o secretário da Segurança Pública, resolveu pagar bônus a policiais, mas o efeito esperado não está sendo sentido. Os números, os índices são dados oficiais do próprio governo. E as notícias diárias dão uma real sensação dessa incompetência pública do próprio governo, que vai se refletir em 2014. De arrepiar as penas.

Dados camuflados
Ainda na sexta-feira, o portal de notícias UOL, parceiro do jornal Folha de S. Paulo, postou em sua capa, em manchete intermediária, que a insegurança estava colocando a popularidade de Alckmin numa curva descendente, com reflexos eleitorais de forma óbvia. Ao tentar acessar o link, a resposta era de "página inacessível no momento". Isso durou cerca de dez minutos, até a notícia ser retirada por completo da página. Logo abaixo, notícias de um homem morto a tiros num McDonalds em Pinheiros e de um arrastão em bar da zona sul. Não adianta camuflar.

Não há explicação
Cerca de 40 minutos depois, o portal "corrigiu" a possível falha e tornou pública a notícia novamente, mostrando que há um desconforto generalizado dentro do governo estadual, quando o tema é segurança pública. Assim como há com o governo federal, quando o assunto é a economia do País. Entendo que não há muito o que explicar, na questão da violência em SP, a não ser a incapacidade declarada do próprio governo em conseguir contê-la. O modelo está se esgotando. 

Pergunta rápida
Qual será a próxima CPI a ser aberta pelos vereadores na Câmara?

Como era verde...
...o meu vale. A área urbana de Limeira perde a cada dia, a sua porção verde, que já foi orgulho para a cidade. Basta circular pelos bairros ou ruas mais ao centro, que se nota o envelhecimento das árvores, que definham de forma irreversível. Em muitos casos há a ação criminosa das mãos humanas, que vandalizam os troncos das árvores, no sentido de matá-las. As próprias praças apresentam um aspecto de pobreza vegetal, que clama por socorro urgente. Se não houver reposição das espécies mortas ou mais cuidado com o que ainda está viva, é bem provável que logo mais não teremos sombras e nem o frescor dessas plantas.

Nota curtíssima

Espera-se que os ventos soprem forte no sentido de construir uma Limeira unida. Para crescer.

Chove não molha

Em mais um capítulo da disputa judicial entre Lusenrique Quintal (PSD) e Paulo Hadich (PSB), a Justiça rejeitou pedido de cassação do registro do peessedista, derrotado pelo peessebista em outubro do ano passado. Ambos estão num embate desde a proclamação dos resultados das eleições municipais, que não está levando nenhum deles a lugar algum. Quando os méritos forem julgados provavelmente estaremos às vésperas de outra campanha eleitoral. Até lá então.

Frase da semana
"Sou contra vandalismo, mas a causa é justa". Elza Pereira, doméstica que pega ônibus na avenida Paulista diariamente, sobre os protestos contra o aumento  em São Paulo, que terminaram em confronto. Sexta-feira, 7. UOL Notícias.

0 comentários: