São "incumpríveis"
Começou o horário eleitoral gratuito. Na última terça-feira, 21, os candidatos a vereador extrapolaram no poder da função que vão assumir em 2013. Tendo como premissa que é um Poder Legislativo, o nome já define as funções: legislar. E, principalmente, de fiscalizar os atos do Poder Executivo, há muito esquecido aqui em Limeira. Aliás, a maioria das promessas diz respeito, explicitamente, às funções da Prefeitura, não às de uma Câmara Municipal.
É importante, sim
Por isso, é importante a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. E que todos assistam E ouvindo o primeiro dia do horário obrigatório, percebi o despropósito e a falta de conhecimento de quem quer se eleger vereador. A impressão é de que nem eles sabem o que estão fazendo lá, a não ser preencher a cota partidária.
Prefeitos em cena
E ontem foi a vez dos prefeituráveis. Apenas quatro candidatos desfilam em nossas telas e ocupam os microfones das emissoras de rádio. Um primeiro dia light e de apresentações e promessas. É preciso, mais uma vez, alertar que é preciso, antes de tudo, compromisso com a sociedade e não promessa eleitoreira. Estão, novamente, caindo no marketing fácil do "eu prometo" ou do "eu vou fazer". Assistir com atenção e espírito crítico é a melhor forma de conhecermos cada um deles.
Nhe-nhe-nhem
Começou, também, o lero-lero do dar "vez ao novo", "àquele que nunca governou" e merece uma chance para provar sua capacidade. Antes de provar que têm essa capacidade, os candidatos precisam fazer por merecer a confiança dos eleitores. Confiança, diga-se, que deve vir acompanhada de liderança. E um líder não se impõe como tal, ele conquista seus liderados. Quem mostrar tudo isso vai pelo menos levar o meu voto. Do contrário...
O pequeno poder...
Sempre defendi e continuo defendendo a ação educativa - e bem educada - dos agentes de trânsito, que ficaram conhecidos como "laranjinhas" (nada a ver com laranjas). A questão é que esses agentes precisam conquistar a simpatia do motorista, do pedestre do motociclista. O que tenho visto, e agora em número cada vez maior, são grupinhos de bloco na mão e multando desenfreadamente, o que mostra deformação da função. Muitas situações se resolvem com conversa e orientação.
A última de hoje
TRE nega recurso da vereadora Iraciara Bassetto, da coligação PV/PTB/PTN e a mantém enquadrada na Lei da Ficha Limpa. TSE nega pedido de Constância Félix (PDT), por recontagem de votos e a mantém fora da Assembleia Legislativa. Justiça sendo feita com precisão e sabedoria. É disso que realmente o País precisa.
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário