Pages

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Passado ausente
Lula conseguiu jogar tudo o que construiu desde 1980 na vala comum do populismo. A aliança com Paulo Maluf (PP) pela candidatura de Fernando Haddad (PT) à prefeitura paulistana, causou asco até ao mais conservador dos petistas. Abriu, definitivamente, o caminho a José Serra (PSDB). Fez com que a até então pré-vice, Luiza Erundina (PSB), mais que justamente, abandonasse o cargo. Está na hora de colocar um pijama no ex-presidente. Se Lula, porém, conseguir emplacar Haddad como fez com Dilma, aí é preciso rever todos os conceitos e teorias políticas. Desde Aristóteles a Maquiavel, até chegar a Tiririca...

Estratégia tosca
Pode até ser uma estratégia para eleger o tucano, a fim de que ele não dispute 2014. Erro grotesto, mesmo porque o cargo a prefeito não vai prendê-lo ao Executivo paulistano. Da outra vez ele já abandonou o barco e foi concorrer à Presidência da República. E se José Serra se eleger será um prefeito com data de validade: 2014, quando sairá para, novamente, viabilizar sua obsessão, ou seja, o Palácio do Planalto. Alguém duvida disso?

Foi só ciumeira...
Assim que Lula apareceu com Haddad ao lado de Maluf, tucanos da baixa, média e alta plumagem fizeram muito barulho. Deram início a uma ladainha conhecida, porém, inócua. Na verdade não era nenhuma apologia à ética. Eram apenas ciúmes, pois o próprio Serra já cogitara, em maio, uma aliança com o líder do PP.

Difícil de apagar
Muitos me perguntaram sobre o significado da expressão "desvencilhar dos estigmas do passado", da qual tratei no meu artigo da terça-feira,"Façam suas apostas. O jogo vai começar". São duas situações distintas, mas presentes. Com Eliseu Daniel (DEM), que terá a sombra de sua participação no governo do cassado Silvio Félix (PDT). E com Pedrinho Kühl (PSDB), por ter deixado seu segundo mandato de prefeito pela metade, para concorrer à Câmara Federal. Terão que ser hábeis e muito claros ao lidar com esses temas, que serão lembrados por adversários durante a campanha eleitoral.

Falhou, outra vez
Seja qual for o resultado da perícia no artefato (parecido com uma granada) encontrado no Shopping Pátio e levado pelo Gate, o que chama a atenção é que mais uma vez, numa situação de risco iminente, o empreendimento agiu como se nada tivesse acontecido. Pecou pela ausência de informação e ação rápida para uma possível evacuação.

A última de hoje
Não poderia deixar de comentar sobre o gesto extremo de apreço à vida da família do jovem Diego Henrique Martiniano, de 19 anos, que autorizou a doação dos vários órgãos de seu corpo, após sua morte cerebral constatada. A sua vida vai continuar em várias outras, que até ontem dependiam de um gesto como este.

0 comentários: