Pages

quinta-feira, 14 de junho de 2012

A engenharia e...
...suas falhas. O leitor Carlos Alberto Pontes, através da sessão Opinião do Leitor, no site desta Gazeta, fez uma observação interessante, que reproduzo aqui: "As avenidas Dr. Alfredo Ferraz de Abreu e Comendador Agostinho Prada estão sendo ampliadas a fim de dar maior vazão ao fluxo de veículos para o futuro viaduto nas proximidades do Walmart. O que me chama atenção, é que na confluência dessas avenidas com a rua Pref. Dr. Alberto Ferreira há uma diferença de um a dois metros entre o centro do canteiro central dessas avenidas". Após ler o comentário, observei a situação e concordo plenamente com o leitor.

Foi erro ou não?
O leitor afirma que "pode até não ser um erro de engenharia, mas é um fato que poderia ter sido melhor observado pois poderá provocar acidentes". De fato. Neste caso concordo com o leitor em partes, na questão dos acidentes. Agora, que é um erro de engenharia... isso é. Assim como a falta de área de pedestre no próprio viaduto na rotatória do Barroca Funca, justamente, do Walmart com muitos bairros residenciais. Feito está. Para correção, só mesmo o retrabalho na obra. E agora?

Obra interessante
Já as obras de alargamento das avenidas citadas são dignas de elogios. São importantes, apesar de todo o transtorno que vem causando. Mesmo porque não há transformação sem sacrifícios. Não há mudanças sem traumas. O que conta mesmo é o resultado final dessa transformação. O benefício que dela vai se tirar.

Vem do caramujo
O aparecimento de casos de esquistossomose, a popular barriga-d´água, em Limeira, conforme noticiou esta Gazeta, no último dia 9, é preocupante. O que assusta é que é uma situação incomum no interior de São Paulo. Os casos de 2011. A situação nos remete à falta de saneamento básico, o que acredito, não é o caso de Limeira. Alguém precisa explicar melhor tudo isso. Afinal, nos anuários, o município é exemplo nesse setor. Será mesmo? 

É preciso refletir
E começou a Rio+20. Nada mais é do que a Eco 92, 20 anos depois. De lá para cá, muita coisa mudou e o desenvolvimento sustentável ganhou força. Como anda, então, a consciência ecológica do brasileiro? Espera-se no mínimo que as resoluções sejam consistentes e praticadas. E que comecem com exemplos locais, que alguns poucos gananciosos insistem em desrespeitar. Gananciosos que pensam no Planeta apenas como fonte de riqueza. E não de vida. 

A última de hoje
Agora é oficial. Renê Soares perdeu o comando do Partido da República (PR) em Limeira. Quem assume a presidência da comissão provisória do partido é Ademir Aparecido Cintra, chefe de gabinete do vereador Miguel Lombardi, também do PR. Começa a mudar a paisagem do quadro político local.

0 comentários: