Pages

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Da falta de liderança à intolerância de vizinhos

A situação pela qual passa Limeira na questão carcerária é a mais real consequência da falta de liderança municipal junto ao governo tucano do Estado. E isso não é coisa recente, vem da era ( podemos tratar assim) Félix, que vacilou na conquista de um lugar de destaque para o Município, ao valer-se de muita prosa e pouca prática. E quando cito o PSDB à frente de São Paulo, estou também fazendo uma crítica ao governo paulista, que desde Pedrinho Kühl esqueceu do povo limeirense, que também vota - talvez resida, também, o resultado da pesquisa Gazeta-Limite, que mostra a petista Dilma Rousseff com mais popularidade que o tucano Geraldo Alckmin - e sempre elegeu peessedebistas ao Palácio dos Bandeirantes. Além disso, convive-se com a intolerância de municípios vizinhos, que se mobilizam contra um presídio dentro do território limeirense. Ora, esses políticos que assim agem estão simplesmente querendo empurrar o problema, que é de todos, para longe de suas divisas. O discurso soa bem perante os eleitores, mas a irresponsabilidade é proporcional à incompetência de cada um desses senhores.

Um exemplo vizinho
Piracicaba conta com um Centro de Detenção Provisória (CDP), que a Justiça proibiu de receber presos limeirenses. E, provavelmente, de outros municípios vizinhos. Não longe de , na Rodovia Limeira-Piracicaba (sentido Limeira), está sendo construída um penitenciária estadual masculina. Ninguém chiou. Logo estará pronta. E por aqui ninguém sabe o que acontecerá. E a situação se complica.

Irresponsabilidades
Enquanto prefeitos e vereadores de Iracemápolis e Santa Bárbara fazem movimento contra um presídio dentro do município de Limeira, estão bancando um discurso inconsequente e eleitoreiro. E sabem que precisarão desse presídio para resolver seus problemas também. Porém, fingem que o problema não é com eles e criam animosidade barata. Talvez tenham soluções miraculosas e inauditas.

O papel de cada um

É bom lembrar, também, que as decisões da Justiça ao proibir transferência de presos para presídios ou centros de detenções superlotados, devem ser respeitadas e são um alerta à incompetência dos poderes executivos - estaduais e municipais - em lidar com o problema, que é antigo, chega a todos os Estados da Federação. Juízes corregedores de presídios, muito, alertam para uma situação de calamidade. Indicam soluções, mas são de fato ouvidos quando tomam atitudes extremadas. E assim devem continuar agindo. Quem sabe algum dia um prefeito, ou governador de Estado, atente para essa triste situação.

Uma nota . E ...
Gostei da aparição do governador Geraldo Alckmin (PSDB) em propaganda na TV. Reforçou que o chuchu continua sem tempero, e a música é de uma nota . Lembram-se da campanha presidencial, quando Cristovam Buarque (PDT) foi criticado por ser candidato de apenas uma plataforma? Pois é, aqui em São Paulo a nota continua sendo a Fatec. Gostaria de saber onde haverá tanto emprego assim para tecnólogos formados nas Fatecs...

Devagar com o andor
Tem partido se valendo das redes sociais para uma espécie de propaganda eleitoral antecipada, divulgando siglas e números. Não sei se , na legislação eleitoral, algo específico para redes sociais, ou se elas se enquadram na mesma situação das demais mídias. Entendo que alguns partidos não devam ir com tanta sede ao pote, para não quebrá-lo.

Pergunta rápida
Fala-se muito em desindustrialização da economia, mas alguém lembra qual foi o governador de SP que começou esse processo aqui no Estado?

é preciso querer
Estamos vivendo um momento único em nossa história. Que reflete nos ânimos de cada cidadão, e na sua vontade de mudar. É nisso que devemos pensar. É isso que devemos fazer.

Os dias passam
períodos em que tudo parece fluir tão bem, que a gente até assusta com tanta agilidade. De repente, tudo para. Depois continua e, alguns metros depois, para novamente. E fica num verdadeiro "stop and go" (como se diz na gíria automobilística), travando tudo. Está assim, às vezes funciona, às vezes não. E por vai...ou melhor para. Outra vez.

O fim do martírio
Finalmente fez-se a luz na cabeça de alguns gestores públicos, responsáveis pela Limeira-Cordeirópolis. Aquela esdrúxula lombada, pouco antes da nova ponte e início de aclive acentuado, que servia para travar o tráfego no local, está para ser retirada. No local, um radar fixo fará a vez do controle da velocidade, que é de 70km por hora. Sem travar o fluxo.

Qualidade duvidosa
As constantes reclamações da população sobre a incidência de buracos nas ruas, tanto centrais como de bairros, reflete uma total falta de manutenção. E, principalmente, serviços e material de péssima qualidade empregados nessa manutenção. Situação que vem de trás e se agrava com as chuvas dos últimos dias.

Frase da semana
"É de meu total interesse o que será discutido aqui. Pretendo acompanhar tudo. E falar no momento certo". De José Josué dos Santos, o Messias, durante audiência, na última quarta-feira, 6, da CPI aberta namara e que leva seu apelido. Na Gazeta, quinta-feira, 7 de junho.

0 comentários: