Pages

domingo, 17 de junho de 2012

Mais que uma sentença, uma lição de respeito

A manchete desta Gazeta da última sexta-feira - "Motorista humilhado por agente de trânsito ganha indenização" - provoca, invevitavelmente, uma reflexão mais séria. Em que pese o caráter curioso do seu conteúdo, o didatismo da sentença proferida pelo juiz da Vara da Fazenda Pública, Adilson Araki Ribeiro, pode ser entendido como lição ao abuso do poder e arbitrariedade, que muitas vezes vêm de quem deveria dar o exemplo: uma autoridade. Sim, porque apesar de seu limite de atuação, o agente de trânsito é uma autoridade. E justamente dentro desse limite, ou seja, da condução educada e das regras que deve observar ao exercer sua função. Se o que se prega é justamente a educação no trânsito - que falta também a muitos condutores, e até mesmo pedestres - ao exceder-se a ponto de provocar constrangimento público à vítima, que era no caso o infrator, o agente, que segundo apuração interna da Prefeitura, tinha as competência necessárias ao exercício técnico da função, esqueceu-se de uma: o respeito humano, como bem retratou o magistrado. Autoridade se exerce, não se impõe aos berros; à força de um cargo.   

Uma situação crítica
De 2010 para cá, quando se deu o fato que agora termina na Justiça, e pela própria orientação da lei que criou o cargo de agente de trânsito em Limeira, que se popularizou como "laranjinha" (a cor predominante em sua farda), ainda se ressente de uma atuação mais adequada e efetiva desse contingente, que ainda tem suas ações questionadas por muitos. E num setor altamente criticado dentro do Município.

A que vieram, afinal?
Quando foram apresentados, em 2008, com pompa e cerimônia em praça pública, a ideia era que esses agentes atuassem - e autuassem, quando necessário - em benefício do trânsito. Sempre tendo, como primeira ação, a correção educativa. A punição seria uma consequência posterior. Alguns abusaram. Depois a Prefeitura os recolheu e, agora, vez ou outra estão nas esquinas ou orientando em obras viárias.

E que saiam às ruas
A Secretaria dos Transportes, pasta à qual são subordinados os agentes de trânsito, tem obrigação de colocá-los na rua para exercer a função para a qual foram criados. Pois são as únicas autoridades com poder legal para inibir abusos de condutores e pedestres e, principalmente, conduzir o fluxo de tráfego em áreas críticas. Porém, com educação e sem a chamada "síndrome do pequeno poder", que afeta muitos profissionais que exacerbam em suas áreas. Autoridade é, e será sempre sinônimo de respeito. E quem sabe respeitar será sempre respeitado.

2688 horas depois...
Quase quatro meses depois da cassação do prefeito Silvio Félix da Silva (PDT), o advogado José Roberto Batochio não conseguiu cumprir a promessa de seu discurso de defesa, na Câmara de Limeira, de reverter em 24h o ato dos vereadores. A ação já chegou no STF, com derrota sobre derrota. Está na hora de o advogado se desculpar pelas ofensas proferidas contra o povo limeirense.

O que não sabemos
Limeira tem sido mostrada, fora daqui, em cursos e congressos técnicos realizados por conselhos de profissionais (também técnicos), como exemplo a não ser seguido. Não por motivação política, não. Tudo por conta de irregularidades observadas no segmento de joias folheadas, sempre alvo da Promotoria do Meio Ambiente e de órgãos fiscalizadores, como a Cetesb, por exemplo. E os dados são os mais assustadores possíveis. E envolvem muitos interesses. O pior de tudo é que não são divulgados por aqui, como forma de alertar a população.

Pergunta rápida
Quando o vice-corregedor da Câmara, vereador José Farid Zaine (PDT), vai notificar a vereadora Nilce Segalla (PTB) para dar andamento ao processo, por quebra de decoro, contra ela?

Foi no fígado. Ufff
A pacanda foi forte. Atingiu o fígado da até então candidatura Renê Soares. O PR tomou-lhe as rédeas do partido. De nada valeram os anúncios pagos na mídia impressa, quase propagandas subliminares de um candidato, que estava atraindo muitas atenções. Agora é lona. Nocaute quase impossível de ser revertido. Mas política é política...

Nada republicano
Os acertos políticos continuam. Nos bastidores ou fora deles, o comércio de siglas partidárias vem ganhando força. Tudo o que não precisamos e não queremos. Tem muita gente que anda esquecendo o exemplo de 24 de novembro de 2011. E que as consequências, de 24 de fevereiro de 2012, sirvam como argumento real. É preciso que a limpeza continue na política local. E varrer a sujeira para o lixo é a melhor forma de retomarmos a dignidade perdida. Quem assim seja, amém.

Até o final do mês
Junho é o mês das decisões na política municipal, em todo o País. Pelo calendário do TSE, já divulgado por esta coluna, as convenções partidárias não podem passar do próximo dia 30. Aqui em Limeira, sinaliza-se para que a maior parte dessas convenções aconteça no final deste mês. Aí sim, se poderá saber quem tem bala na agulha. E maior poder de fogo. Por enquanto, só especulações.

Frase da semana
"A forma de abordagem não fôra a mais correta, muito pelo contrário, porque poderiam multar sem alarde e respeitar da dignidade da pessoa humana". Trecho da sentença do juiz Adilson Araki Ribeiro, na sentença que condenou a Prefeitura a indenizar motorista humilhado por agente de trânsito. Sexta-feira, 15, na Gazeta.

0 comentários: