Pages

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Nem tudo são críticas. A prática rende elogios

O trânsito é problema sério e gerador das maiores discussões. Em qualquer cidade. Desde as de pequeno porte, acentuando-se nas de médio e complicando ainda mais nas chamadas metrópolis. E Limeira, como município médio, querendo ser grande, a situação é a mesma. Sou crítico contumaz das autoridades de trânsito locais. Às vezes, entretanto, é preciso descer à realidade das práticas acertadas e reconhecer o trabalho bem feito. Eis que depois de muito empurra-empurra, abre e fecha buracos, a Rua Tiradentes virou, finalmente, um corredor para o transporte público. A proibição de estacionamento do único lado da rua em que era permitido (o direito) pode até ter desagradado alguns comerciantes, mas está comprovando, na prática desses primeiros dias, que foi uma medida corretíssima. E os resultados são sentidos por quem trafega por ela. O fluxo melhorou de forma efetiva, desafogando inclusive as ruas perpendiculares à ela, que estavam se tornando verdadeiros gargalos. Agora cabe ao cidadão a consciência de que precisa colaborar também e respeitar a faixa preferencial dos ônibus. Merece, de fato, elogios.

Consciência é bom
Como sempre tem aquele que consegue estragar uma música boa, desafinando ou saindo do tom, os exemplos se repetem agora. Ainda esta semana, circulando pela Tiradentes já livre das vagas de estacionamento, notei que alguns ainda teimavam em estacionar seus veículos, mesmo com as placas de proibição. Não eram muitos, mas estavam lá, a complicar o que foi descomplicado. A burrice parece ser crônica.

Alterações à prova
Agora é esperar para ver como ficarão as mudanças na área central da cidade, em função do deslocamento de todas as linhas de transporte coletivo urbano para o novo terminal, desde a sexta-feira, 14. Placas, faixas e a divulgação, que antecederam as medidas não faltaram. Desta vez o poder público está agindo de forma prática e preventiva, que deveria ser regra e não exceção. É preciso esperar os resultados.

Se não me engano
Os acontecimentos que tiveram início no dia 24 de novembro do ano passado e afastaram o prefeito Silvio Félix (PDT) do holofote administrativo parece que foi bom para o município. As ações das secretarias municipais ganharam mais fluência e estão dando resultados práticos sem qualquer interferência política. A descentralização de poder é sempre benéfica. E se for com autonomia melhor ainda.

Pergunta rápida
Na hierarquia de um Legislativo Municipal a última palavra é da Presidência da Casa ou da Secretaria de Assuntos Jurídicos?

Erros grosseiros
E por falar em Câmara Municipal, vamos falar da nossa, daqui da terrinha das - e dos - laranjas. É bom lembrar que os documentos que os três vereadores situacionistas fizeram voltar à Justiça e ao Ministério Público, além do erro grosseiro de interpretação jurídica patrocinada pela ameça do prefeito em seu blog, houve um erro técnico. São apenas cópias de documentos e que foram entregues à própria Câmara pelos promotores do Gaeco e, portanto, pertencem à Câmara. Não precisavam ser devolvidos.

Dito e... bem feito
Pois é! Não poderia ter acontecido outra coisa. Com um novo aval do Poder Jucidiário para o uso do material, o promotor Luiz Alberto Segalla Bevilacqua, que integra as forças do Gaeco na investigação e apuração dos fatos, envolvendo a família de Félix foi pessoalmente devolver os documentos ao presidente da CP, vereador Miguel Lombardi (PR), ato também assinado pelo relator, Ronei Martins (PT). O vereador Piuí, único governista presente ao ato, só observou. E com cara de poucos amigos. Humildade no reconhecimento pelo erro também é um ato de grandeza. Será que Piuí sabe disso?

Se você quer ler
Um dos clássicos da literatura mundial de terror, baseado no folclore romeno. Trata-se de Drácula, de Bram Stoker, o pseudônimo do inglês Abraham Stoker, também o criador dessa genial saga. Tudo inspirado num personagem real, o rei Vlad, o Emapalador, da Transilvânia, que é uma região centro-ocidental da Romenia. Bran Stoker, que viveu entre 1847 e 1912 redigiu esse "relato que tem assombrado gerações consecutivas de leitores, transformando-se num mito adaptado ao cinema, quadrinhos e TV". Drácula é uma história de vampiros e lobisomens, seres, que apesar de mortos, permanecem vivos. São ao todo 550 páginas da coleção pocket da Editora L&PM. Boa e tenebrosa leitura a todos.

Eu Recomendo!
Sempre fui fã do trio Larry, Carly e Moe. Imortalizados na tela como Os Três Patetas. É o longa que indico hoje. E o filme é Os Três Patetas - O Mundo é Patetico (All The World's A Stooge, EUA-1941). Um milionário disfarça os três patetas em crianças e os leva para casa a fim de evitar que a esposa pense em adoção. No elenco, dirigido por Del Lord, estão Curly Howard, o Curly; Larry Fine, como Larry; Moe Howard, o Moe, além de Lelah Tyler e Emory Parnell. É riso garantido e muita diversão. E que todos se preparem, pois vem ai um remake de Os Três Patetas (The Three Stooges), da 20th Century Fox, que deve estrear agora em 2012, inclusive com trailers à disposição na internet. E os atores que interpretam os três são bastante parecidos com os originais.

Frase da semana
"Sinto muito pela nossa cidade que tem que conviver com vereadores movidos mais por humores e temores do que pelo legítimo direito de resistir ao governo ou, até mesmo, de lutar para substituí-lo, demonstrando que cidadania é valor que se aprende para viver a vida toda". Do padre Alquermer Valvasori, na seção Gazeta dos Leitores. Ontem, na Gazeta.

0 comentários: