Pages

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Mordaça, não
Há várias formas de silenciar a imprensa. Através da própria lei, nas ditaduras - que não é o caso - e pelo medo, através de ameaças. Ambas as formas são criminosas E se calar diante dessa afronta é fazer o jogo dos bandidos que estão por trás dela. Principalmente quando são anônimas e disparadas, via e-mail, de provedores do exterior, como as enviadas a jornalistas desta Gazeta, do Jornal de Limeira e da TV Jornal. Já estão sendo devidamente investigadas pelo Gaeco.

É pré-histórico
Apesar de todos os avanços pertinentes ao Século XXI, a mente humana ainda vive de uma primitividade espantosa. Está lá nas cavernas, da pedra lascada.

Dias tranquilos
A semana está correndo sem sobressaltos. A sessão da Câmara de domingo, dia 15, foi importante para essa tranquilidade aparente na esfera política. Se não houver acontecimentos inesperados, pelo menos não está rendendo manchetes sucessivas, como na semana passada. Porém, ainda não acabou...

Maternalzinho...
Terminei a leitura de "A Privataria Tucana", do jornalista Amaury Ribeiro Jr. Pelo menos 40% do conteúdo eu já tinha conhecimento, através de matérias veículadas na própria imprensa. O documentos é que são curiosos. E todos públicos e não fruto de quebra de sigilo, como alardeado pela tucangem. Minha conclusão: Zé Dirceu, Genoíno, Delúbio, Silvinho Pereira, João Paulo Cunha (para citar alguns), são alunos de jardim da infância, perto dos privatas PhDs, citados no livro.

Enfim...mudou
Por aqui, alguns ensaiam críticas à transferência do terminal de ônibus da Praça do Museu para o novo Terminal Urbano, na baixada da rodoviária. Em especial alguns comerciantes da área central. Quando perceberem os benefícios dessa mudança, com certeza param. Mexer com a zona de conforto das pessoas é complicado. Mas é preciso, principalmente quando a solução é a mais acertada.

Português claro
Vamos explicar, hoje, o que é mordaça. Segundo o novo dicionário Houaiss é um substantivo feminino. Mordaça significa: tira fina de pano, corda ou qualquer outro material com que se ata a boca de uma pessoa, impedindo-a de falar ou gritar; qualquer coisa que impossibilita uma pessoa de falar; repressão de ideias e opiniões de teor divergente daquelas impostas por alguém ou algo.

A última de hoje
Os bons estão deixando o silêncio de lado e fazendo muito barulho. Que assim seja e que esse barulho seja cada vez maior.

1 comentários:

Renato Gava disse...

Claudio, por vezes a pro'pria imprensa (a grande imprensa, pelo menos) se censura. E' o caso do livro "A Privataria Tucana". Ha', além da omissão deslavada, um esforço enorme para desqualificar o autor do livro.