Pages

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Que venha 2011
O ano de 2010 passou rápido. Foi interessante do ponto de vista da economia, que bombou, garantindo um dos melhores natais dos últimos dez anos, conforme mostrou ontem esta Gazeta. Não há do que reclamar. E que 2011 seja melhor ainda e que os ventos do crescimento continuem soprando forte. Na política, o Brasil elegeu sua primeira presidente da República mulher e garantiu mais quatro anos de poder ao PT. Em SP já são 16 do PSDB, que vai a 20 anos.

Sem deputados
Limeira, infelizmente, em mais uma eleição, não teve capacidade política e de mobilização para eleger deputados - estadual e federal - da cidade. Chegou perto, porém demonstrou que faltam líderes ao município, para garantir o diferencial que ele realmente merece. O egoísmo e a vaidade pessoal de alguns acabaram prejudicando a cidade. Pessoas que ambicionam a satisfação pessoal em detrimento aos interesses públicos. Deu no que deu.

Retrospectiva
Para nós, 2010 foi o ano da consumação dos escândalos políticos. Vereador afastado pela justiça, acusado de corrupção. Polícia Federal desembarca na Prefeitura para apurar ilícitos na área da segurança pública. E número de ações civis contra o Executivo tem novos capítulos. Alguns setores do município, após a não eleição de Constância Berbert Dutra Silva, ou Constância Félix (PDT), simplesmente estancaram seus serviços. Muitos anúncios precipitados e pouca concretização de obras e investimentos. Não se sabe, ainda, o que será de 2011. As perspectivas, neste caso, são as piores. Gostaria de errar neste prognóstico.

Voltam e vão!!
Os agentes de trânsito à vezes voltam às ruas. Depois vão embora e ficam tempo sem aparecer. Na semana passada multaram muitas motos estacionadas irregularmente em vagas de automóveis. Esta coluna vinha solicitando isso há tempos, deixando o leitor cansado de tanto tratar do assunto. Agora revela-se o problema: falta de viaturas para os agentes. Mostrado também pela Gazeta em manchete da terça-feira. Pode-se chamar isso de incompetência do gestor público ou não? Quem puder responder....

O troféu 2010...
...vai para a bolinha de papel. Foi, sem dúvida, a grande mentira da campanha presidencial de 2010. O papel a que se prestou José Serra (PSDB) foi o mais grotesco de todo o período eleitoral, quando ele virou hit no Twitter e em várias redes sociais e, ainda, na grande mídia, que tentou maquiar a história, porém o estrago estava feito. Suplantou, em gênero, número e grau a favela cenográfica do PSDB do início do horário eleitoral gratuito.

Português claro
Para encerrar o ano, neste penúltimo dia de 2010, nada melhor que uma palavra que está na boca e nos sentimentos de todos. Trata-se da palavra esperança, um substantivo feminino. Esperança tem vários significados, mas os que vamos mostrar aqui são: sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé. Ou como se costuma dizer, “a esperança é a última que morre”. Mais uma palavra para esta segunda fase do dicionário Texto & Contexto, que já tem conluio, omisso, submissão, incompetente e hombridade.

A última de hoje
No próximo domingo, dia 2 de janeiro de 2011 a coluna Texto&Contexto não será publicada porque a Gazeta não circulará nesta data devido ao feriado do primeiro de janeiro, o ano-bom. E voltará ao seu tradicional espaço dos domingos a partir do dia 9 de janeiro. Um ótimo 2011 para todos!

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: