Pages

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

É possível acreditar. Ainda!

É muito comum do ser humano procurar datas e épocas especiais para refletir sobre sua condição na sociedade. Na comunidade em que vive. E antes de encarar sua própria retrospectiva e expor suas expectativas, ele tem por obrigação rever - ou pelo menos tentar - seus conceitos. E neste período, carregado de simbolismo, especialmente para os cristãos, é que as emoções se acentuam, tornando-o mais suscetível a se mostrar, facilitando uma reflexão mais apurada. Quer queiram ou não os mais céticos - e eu me incluo entre eles - é preciso renovar todas as esperanças e acreditar na espécie como protagonista das transformações, que o Planeta almeja. Sem essa crença, que não pode ser confundida com religião, o homem acaba se tornando apenas um número ou máquina produtiva, sem se dar conta do que ele é capaz. Nós que lidamos diariamente com a opinião pública estamos sempre questionando todos os princípios estabelecidos como padrão e, às vezes, nos esquecemos dessa sensibilidade inerente somente aos seres humanos. Sensibilidade, que é o agente dessas transformações. Feliz Natal para todos!

Horários e datas
É preciso, a partir desta semana que se inicia, redobrar as atenções às alterações nos horários de atendimentos dos serviços públicos, comércio e bancos. Apesar de o Natal ser comemorado no próximo sábado, dia 25, é importante seguir as informações que esta Gazeta estará divulgando ao longo da semana sobre o esquema de abre e fecha. Em especial com a sexta-feira, 24.

Todos às compras
Hoje começa a última semana de vendas com horário estendido do comércio para o Natal. A expectativa dos empresários do setor é das melhores. Os consumidores estão ávidos para as compras. É preciso, entretanto, que todos redobrem suas atenções ao movimento das ruas e das lojas e tomem as devidas preocupações contra as surpresas. Todo cuidado é pouco!

Continua ruim...
O trânsito na área central da cidade está um verdadeiro caos. Em alguns períodos e somados aos dias chuvosos, trafegar pelos principais corredores é um jogo de paciência e atenção. O problema mais grave, entretanto, continua sendo o mau sincronismo dos semáforos. Eles acabam limitando a fluidez a quase zero, pois enquanto um abre o outro está fechando. No mesmo sentido e na sequência entre cruzamentos. Competência a toda prova!

Vai ser na unha
Desde quinta-feira as vagas para idosos estão isentas de cobrança na área azul. Quem for utilizá-la, entretanto, precisa do cartão especial para colocar no painel do veículo e que deve ser retirado na Prefeitura mediante um cadastro do usuário. Esta coluna, periodicamente, registra os abusos e a utilização indevida dessas vagas “especiais”, inclusive aquelas para deficientes, porém a fiscalização é, ainda, ineficaz. Melhor, há a mínima fiscalização.A disputa por essas vagas deve se acirrar a partir de agora. Por isso é importante que haja uma fiscalização efetiva e eficiente. Os aproveitadores estão por toda a área. E os mal-educados também!

Foi muita fome
Na última terça-feira, entre 16h30 e 17h, fui a um parquímetro com meu cartão da Hora Park, na Barão de Campinas (entre a Senador Vergueiro e Carlos Gomes), para retirar o tíquete para uso da área azul. Qual não foi minha surpresa, quando o referido equipamento simplesmente engoliu meu cartão, não o devolvendo mais. É o segundo cartão que perco dessa forma.

Se você quer ler
Hoje vou recomendar um pequeno manual, dirigido especialmente a nós jornalistas, que atuam na mídia impressa ou eletrônica.Trata-se do livro “Noções de Direito para Jornalistas”, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal 3ª região (São Paulo) e publicado pela Editora: Tribunal Regional Federal. A edição é de 2003, tipo brochura com 290 páginas, na categoria Jornalismo. Muito útil e com um glossário de termos técnicos jurídicos, que ajuda bastante na leitura e entendimento de uma ação judicial, seja ela nas Varas Cível ou Criminal. Pode ser adquirido em sites de e-commerce pelo preço de R$ 25,00 mais o frete. Uma boa sugestão de presente também.

Não me entrego
Seja qual for a situação, não abro mão do meu direito à crítica. Vou me utilizar sempre deste espaço - enquanto dele for titular - para chamar à reflexão a opinião pública. De forma bem-humorada, por vezes de fina ironia, mostrar as mazelas políticas daqui e seus toscos personagens, que nos garantem justamente matéria-prima para nossas crônicas diárias. Minha consciência não tem preço. E se tiver é muito alto, para que alguém consiga comprá-la.

Eu Recomendo!
Não sei por que, mas hoje me veio à mente um filme antigo do cinema nacional, de um dos mais conhecidos comediantes e diretores brasileiros: Amácio Mazzaropi. É dele, e estrelado por ele, o filme Nadando em Dinheiro (Brasil, 1952). Conta a história de Isidoro, um pobre motorista que herda uma fortuna, que vai mudar sua vida da noite para o dia. Sua mulher vira madame da sociedade, seu cachorro ganha uma casa enorme e até seu antigo caminhão ganha uma equipe de mecânicos. A dúvida é se ele vai conseguir esquecer suas origens humildes e largar de vez seu jeitão simples. Isidoro terá que se adaptar à nova vida de grã-fino, com tudo do “bão e do melhor”, muito dinheiro e, principalmente, trapalhadas!!! Riso garantido. Traz no elenco, além de Mazzaropi, Ludy Veloso, A.C. Carvalho, Nieta Junqueira, Liana Duval, Carmen Muller, Vicente Leporace, entre outros. Comédia. 92 minutos.

Frase da semana
“Cheguei com sorte”. Do deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira da Silva (PR-SP), o Tiririca, ao chegar pela primeira visita à Câmara dos Deputados, no dia em que era aprovado o aumento para os parlamentares. Na quarta-feira, 15. No UOL Notícias-Política.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: