Pages

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Época de cuidado com e-mails

Determinadas épocas do ano são verdadeiro filão para estelionatários virtuais, que se aproveitam da ingenuidade de muitos que estão do outro lado de um monitor de computador, navegando pela internet. E-mails de órgãos governamentais, entidades classistas e bancos (sites falsos) costumam trazer mensagens que atraem o internauta pelo seu conteúdo, muitas vezes cobrando uma conta antiga ou então para atualização de cadastro. Fim de ano é uma verdadeira mina de ouro para esses hackers, que mesmo a despeito de toda a divulgação não desistem das tentativas de aplicação desse conhecido golpe. Porque sabem que muitos irão acessar o conteúdo da mensagem e, dessa forma, deixar dados importantes e sigilosos à disposição desses criminosos. Fim de ano, assim como nos períodos de declarações do imposto de renda ou eleitoral, eles reservam sempre uma surpresa. Sem contar com o conhecido e-mail “depósito confirmado”. Esses e-mails já começaram a chegar às nossas caixas de mensagens com maior frequência. Portanto, atenção é fundamental. Essas mensagens devem ser deletadas. Imediatamente!

Sempre alerta!
É sempre bom lembrar que a Receita Federal, Ministério Público Federal, Tribunal Superior Eleitoral, Previdência Social, associações classistas, sites de bancos, entre outros, não enviam e-mails a seus usuários ou clientes para comunicações importantes, que são sempre avisados por meio de correspondência registrada. E apesar de toda divulgação, é preciso redobrar a atenção.

Legado bíblico
Nem só de pão vive o homem, diz trecho da Bíblia Sagrada. E nem só de críticas vive o jornalista. Só para comentar aquele pequeno “complexo viário”, que começa na Rodoviáira, passa pelo futuro terminal de ônibus urbano (aliás, paradão, paradão...) e vai até a rotatória do viaduto Antonio Feres e agora do Covabra. Muito prático e útil e agora bastante utilizado. Muito bom!

Boas notícias?
Na quinta-feira, 8, avistei, na Praça da Catedral, um agente de trânsito. E estava fiscalizando. E no dia seguinte, sexta-feira, um outro agente, fazendo ronda no Centro, de motocicleta. Ambos no período da tarde. Parece ser um bom começo. Espera-se que tenham voltado para ficar. Não apenas para enfeitar na cor laranja o caótico centro de Limeira. Vamos aguardar antes de comemorar esse retorno!

Pergunta rápida
E você, caro(a) leitor(a) que me lê neste momento, ainda se surpreende com as atitudes dos políticos limeirenses?

Ação importante
De um dia para o outro a polícia conseguiu prender um suspeito e uma quadrilha responsáveis pelo crime de “saidinha bancária”. Bom sinal. Ele foi reconhecido por uma vítima do crime, praticado em agosto. Seria interessante que clientes e até mesmo funcionários dos bancos, quando desconfiassem de ações suspeitas, insistência de pessoas em permanecer no interior da agência sem fazer nenhum tipo de operação ou outras atitudes quaisquer, que possam chamar a atenção, denunciar. Chamar a polícia ou pedir para alguém fazê-lo. Os serviços de vigilância armada contratados das próprias redes bancárias também. Se não for a única, esse tipo de observação é uma das únicas formas de deter, cada vez mais, esses criminosos, que estão cada vez mais ousados!

Trabalho eficaz
Vale lembrar, também, que desde que a delegada Nilce Segalla assumiu a titularidade da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), a polícia civil vem mostrando uma eficiência até então não percebida. Acertou o seccional José Henrique Ventura em promovê-la à titularidade da DIG.

Se você quer ler
Mais uma sugestão de boa leitura. Em especial para quem gosta de ler, em livro, peças teatrais. Desta vez o autor é o paraibano - hoje radicado no Recife - Ariano Suassuna e o livro é o Auto da Compadecida, de 1955, que se destacou em janeiro de 1957, no Primeiro Festival de Amadores Nacionais, realizado pela Fundação Brasileira de Teatro, no Rio de Janeiro. A obra, segundo o próprio autor, se baseia em romances e histórias populares nordestinas. Enfim, garantia de bom humor e reflexão (principalmente muita reflexão sobre a condição humana e suas virtudes e vícios) conduzidos por personagens inesquecíveis e carismáticos. Em setembro de 2000 foi lançado em filme, dirigido por Guel Arraes, já exibido na televisão. A leitura do livro é muito interessante.

Eu Recomendo!
Um clássico do cinema. Este é Assim caminha a humanidade (Giant – EUA, 1956), dirigido por George Stevens. Traz no elenco monstros sagrados de Hollywood, como Elizabeth Taylor, Rock Hudson e James Dean. Além de Carroll Baker, Chill Wills, Mercedes McCambridge, Dennis Hopper, Sal Mineo entre outros. Bick Benedict (Rock Hudson), um rancheiro texano, vai a Maryland para comprar um cavalo premiado e se apaixona por Leslie (Elizabeth Taylor), a filha do proprietário da fazenda. Se casam e ela retorna com o marido para o Rancho Reata, Texas, onde Leslie vê apenas uma mansão no deserto. Bick apresenta Leslie à sua irmã, Luz Benedict (Mercedes McCambridge), uma mulher rude e solteirona que não vê com simpatia a chegada da cunhada. Jett Rink (James Dean), um peão, leva Leslie para conhecer o rancho e ela fica chocada com a pobreza das famílias mexicanas e a precariedade dos alojamentos, pois assim vivem os que trabalham para Bick, que só usa o dinheiro para investir na pecuária. A partir daí a trama se desenvolve. Drama. 201 minutos.

Frase da semana
“Se quisesse disputar a eleição em 2014 eu teria escolhido um candidato para perder e não para ganhar”. Do presidente Luís Ignácio Lula da Silva (PT), durante encontro com congressistas do partido. Sexta-feira, 9, no Blog do Fernando Rodrigues.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: