Pages

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A data máxima da cidadania

Enfim chegou! Hoje é o grande dia para todos nós brasileiros, conscientes, cidadãos e - sobretudo hoje - eleitores aptos a escolher os representantes políticos para os próximos quatro anos. De governador a presidente (a). De deputados estaduais a federais, passando pelos senadores (estes com mandato maior, de oito anos), estaremos decidindo o futuro do País, e acima de tudo de todos nós, brasileiros. Agora é aquele momento mágico, de responsabilidade máxima, no qual cada um de nós, perante a urna eletrônica, exercerá a plena cidadania. num dos mais nobres direitos de um ser humano. Chegou a hora de esquecer tudo o que aconteceu até aqui. Fazer um exame completo de consciência e refletir sobre cada palavra, cada ato e cada compromisso assumido pelos candidatos. Não promessas fáceis, vãs e eleitoreiras, que lá na frente sabemos não serão cumpridas. Isso posto, é hora de decidir. E decidir por aquele que está na sua consciência, não pelo que os outros falam. É o seu futuro que está em jogo. A escolha é difícil, mas é um dever. Votar nulo ou branco é descompromisso. É não poder cobrar depois!

Valorize Limeira
Desde antes do processo eleitoral, esta Gazeta, em parceria com a Engep, lançou a campanha “Valorize Limeira. Valorize o que é nosso” -http://www.valorizelimeira.com.br/ - na tentativa de conscientizar o cidadão da importância de escolher bem e aplicar o voto em quem tem compromissos com a cidade. Agora é hora de exercer essa valorização. É só Confirmar!

Daqui em diante
Sou da opinião que a “Valorize Limeira” não deve se esgotar por si só. E pode ganhar novos contornos a partir de hoje. Até mesmo como semente para que possa ser pensado com carinho no “voto distrital” nos próximos pleitos. E, também, como forma de chamar a população a uma maior participação nas coisas do município. Exigindo, cobrando, se valendo de seu direito.

Só 1 documento!
O eleitor não precisará mais de 2 documentos - título e documento oficial com foto - para votar hoje. A única exigência é um documento oficial com foto (identidade, carteira de motorista, Carteira Profissional). De posse de apenas um desses documentos estará apto a exercer sua cidadania plena, não será necessário também o título de eleitor. O Supremo Tribunal Federal derrubou, na sexta-feira, a obrigatoriedade dos dois documentos. Vale lembrar, também, que apenas o título não vale.

Utilidade pública
Hoje, durante as eleições, os ônibus urbanos circularão normalmente, com a mesma frota dos dias de semana. Já o trânsito, ao redor das escolas com número de seções eleitorais maior que 4 sofrerá interdição da área de entrada da unidade. As sessões para votação abrem às 8h e fecham às 17h.

Se você quiser ler
Mistério, religiosidade, filosofia, ações criminosas em nome de Deus. Esta síntese faz parte do livro “O Nome da Rosa”, do escritor, filósofo, semiólogo e linguista italiano, Umberto Eco, lançado em 1980, com o título italiano “Il nome della rosa”. Seu enredo gira em torno das investigações de uma série de crimes misteriosos, cometidos dentro de uma abadia medieval. E para quem gosta de se aventurar pelo imaginário da história antiga, “O Nome da Rosa” é uma viagem imaginária à Idade Média europeia. É o tipo de livro que não se consegue parar de ler até chegar ao desfecho do enredo.

Pergunta clássica
Quando a prefeitura vai começar a fiscalizar para valer as motos estacionadas de forma irregular e que tiram vagas de veículos no centro de Limeira?

Eu Recomendo!
Hoje vou homenagear o ator Tony Curtis, falecido na última sexta-feira, recomendando o filme O Grande Impostor (The Great Impostor – EUA, 1961), que tem direção de Robert Mulligan e 112 m de duração. Traz um elenco de astros e estrelas, além do próprio Curtis, Edmond O’Brien , Arthur O’Connell , Gary Merrill , Joan Blackman, Sue Ane Langdon, Karl Malden , entre outros. A história se passa em Haven Island, Nova Inglaterra. Dois policiais chegam ao local para prender o “professor Martin Goddard”, que é na verdade Ferdinand Waldo Demara Jr. (Tony Curtis), que assumiu diversas identidades nas mais diferentes profissões. Demara se entrega pacificamente e, no barco que o leva da ilha, os policiais o prendem numa cabine e o algemam numa cama. Waldo se livra das algemas sozinho, deita-se na cama e, tranqüilamente, começa a pensar na sua vida desde que era garoto e em como as identidades que assumiu foram fazendo parte da sua vida, sendo sempre aconselhado pelo padre Devlin (Karl Malden), para deixar de ser o que não é, algo que ele não conseguia controlar.

História e política
“Ex-prefeitos: histórias e imagens”. Este é o título da exposição, que a Secretaria de Turismo e Eventos programou para o período de 14 a 30 de outubro, no Museu da Joia de Limeira. Serão expostos documentos, objetos pessoais, fotos, troféus, medalhas e diversos artefatos. Para enriquecê-lo ainda mais, a Secretaria está buscando novos materiais para que a exposição retrate diferentes momentos do cenário político de Limeira. Várias famílias de ex-prefeitos fizeram doações importantes. Entre elas três primeiras-damas: Léa Paulilo D’Andréa (Paulo D’Andréa); Dorothea P. Campos Freire (Juranyr Paixão) e Elisinha Mattos Silveira (Waldemar Mattos Silveira).

Frase da Semana
“Agora todo mundo promete tudo”. De Plínio de Arruda Sampaio, candidato do PSOL à Presidência da República, durante debate realizado pela TV Globo. Quinta-feira, dia 30.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: