Pages

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Chile, o exemplo
O resgate dos mineiros presos há 68 dias a mais de 600 metros de profundidade numa mina Chile, no deserto de Atakama, que começou as 23h55 da terça-feira, é um exemplo. Não pela ação rápida do governo chileno, da tecnologia empregada e da comoção mundial que causou. Mas sim pela força de vontade dos 33 homens, que longe dos familiares e isolados da luz solar, conseguiram resistir psicologicamente aos impactos negativos da situação e estão chegando à superfície felizes, bem humorados e recebendo o carinho familiar, de colegas e das autoridades chilenas. Isso é o que os próprios psicológos e especialistas chamam de resiliência. Mais que nunca é preciso entender o recado que esses homens estão dando ao mundo.

A poucas horas!
No momento em que o leitor estiver lendo esta coluna é bem provável que o resgate dos mineiros chilenos esteja chegando ao seu final. Ou tenha até mesmo sido concluído. A corrente pelo sucesso total dos trabalhos deve ter dado voltas ao Planeta.

Onda vermelha
No início desta semana recebi, de uma leitora que pediu para não ser identificada, mas autorizou a publicação de sua crítica, a seguinte mensagem, que reproduzo na íntegra: “Uma sociedade justa e que ofereça oportunidades iguais para todos os seus membros é o sonho de muita gente, mas poucos realizam esses sonhos. Se na época do governo totatilatário de Vargas (Getúlio Vargas, ‘aquele grande estadista, que saiu da vida para entrar para a história’), a desigualdade social era menor do que tínhamos no início do novo milenio, temos que considerar que resultado politico e social do sistema neoliberal das decadas de noventa nos levou a um abismo da desigualdade social, e que ameaçava a continuidade e funcionamento de qualquer sistema político. É preciso reconher, que apesar das muitas denuncias, escândalos e expurgos de políticas viciadas e corruptas, que vieram a tona no governo do presidente Lula, o ‘filho da miséria’ do Brasil , a onda vermelha está mostrando resultados de uma luta infindável do povo brasilerio para sair da faixa dos miseráveis. O fato: cerca de 30 milhões de basileiros sairam da linha de pobreza absoluta”.

Uma onda verde
No contraponto ao que a leitora escreveu, vou além e faço uma análise, que pode permear o futuro político da Nação brasileira, através de uma nova sociedade culturalmente mais sábia que a atual, para eleger a agenda da sustentabilidade ambiental como programa de governo. A outra onda verde deverá cobrir o chão do Brasil. Aos poucos os jovens estão buscando e acreditando numa agenda limpa na política da produção industrial, através da busca pela sustentabilidade.

Português claro
Como citei no primeiro tópico desta coluna, vou dar, aqui, o sinônimo da palavara resiliência, conforme está descrita no novo dicionário Houaiss da língua portuguesa. Resiliência é um substantivo feminino e tem duas definições: na física, propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica; e no seu sentido figurado é a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças. Até agora definimos capacho, vassalo, suserano, subserviência, censura, propina, compromisso, corrupção, decente, engodo, improbidade, honesto, contradição, déspota, boquirroto, idôneo, edil, alcaide, mentira, brocoió, abalado, sigilo, aloprado, baixaria, ideologia e privatizar.

A última de hoje
Está cada vez mais difícil achar uma monitora da Área Azul no centro da cidade. É preciso girar quadras até encontrar uma e torcer para que tenha moeda.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: