Pages

domingo, 10 de outubro de 2010

Por que aqui não funciona??

O problema não é de hoje. É mais antigo que a atual administração, mas nem por isso a isenta da responsabilidade. Estou falando do sistema de semáforos existente na área central e que tantos problemas causam aos motoristas. São várias ruas com sincronia precária - algumas até fluem - e na maioria dos casos chega a travar o tráfego de veículos. Na Barão de Campinas, a partir da 7 de setembro até Praça Luciano Esteves, a sequência alterna de normal para inversa: ou seja, o primeiro a abrir é sempre o que está à frente. Nos cruzamentos da Alferes com Boa Morte e depois 13 de maio, ocorre o mesmo. Passa-se pelo primeiro, verde, e fica-se no segundo, vermelho. Mais atual, os semáforos da Rua Tiradentes também têm causado transtornos, causando pouca fluidez ao trânsito. Mesmo os que têm temporizador estão com problemas. Os que funcionam de forma mais correta são os da 7 de setembro, desde a baixada do mercado até a 13 de maio. Quase na “chamada onda verde”. O assunto é recorrente, mas é preciso sempre voltar a ele. Até que alguém responsável se sensibilize e resolva o problema.

A padronização...
Outro problema sério, em Limeira, são as calçadas. Em qualquer parte da cidade. São um verdadeiro perigo a crianças, jovens e idosos, vítimas de armadilhas estruturais, como valetas, degraus e até “lombadas” formadas pelo desnível do solo, que não é corrigido na construção. Na área central ensaiou-se uma padronização. Infelizmente não saiu do papel. Apenas promessas.

O osso na goela
A matéria da jornalista Bruna Lencione sobre possível rompimento da “base governista” na Câmara, publicada na Gazeta da última sexta-feira, não chega a surpreender. E não é exercício de futurologia, não. O fiel da balança será Eliseu Daniel (PDT), terminando sua gestão na Presidência da Casa, que está desgastado com Félix. Campanha eleitoral teria sido a gota d’água.
Insônia à vista

Pergunta clássica
Com o vereador Silvio Brito (PDT) na presidência e Nilce Segalla (PTB) na relatoria, a “nova” CPI da Merenda vai a algum lugar?

É hora de cobrar
O Projeto Câmara Itinerante está de volta, após o período eleitoral. No próximo dia 26 de outubro, está agendado para o Jardim Aeroporto. Até lá a CPI da Merenda estará em andamento e será, sem dúvida, uma ótima oportunidade para a população cobrar transparência nas investigações e resultados efetivos de apuração, envolvendo todos os possíveis participantes desse esquema criminoso, que está sendo desbaratado pelo MP e pela Justiça.

Se você quer ler
Em homenagem ao escritor peruano Mario Vargas Llosa, que na quinta-feira, 7, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, minha sugestão de leitura vai para o seu livro “Conversa na Catedral”. Que faz parte de minha biblioteca, como todos os outros já sugeridos. No livro, Llosa conta a trajetória de dois homens que se encontram no bar A Catedral, na cidade de Lima, no Peru e narra fases da sociedade peruana sob a ditadura de Odría (presidente do Peru, Manuel Apolinario Odría Amoretti, morto em Lima em 18 de Fevereiro de 1974), na década de 1050. E aborda, também, 30 anos da história peruana, entrelaçando a vida dos personagens - Santiago, o jornalista, Ambrosio e Carlitos. É um livro denso, para ser lido com calma. Mas uma leitura que vale a pena.

Que fique assim!
A internet é uma seara livre na transmissão da informação. E que continue sendo uma palanque para todas as vozes e matizes ideológicos. Mais que nunca, neste período eleitoral, é fácil comprovar essa tese. Mensagens positivas e muito lixo também, que pode ser facilmente enviado à lixeira. Como tenho feito com muita frequência. Uns até respondo, para mostrar ao remetente que não compactuo com suas ideias e peço exclusão de meu endereço na lista das mensagens. O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) tentou levar a cabo um projeto de lei no Senado para controlar a internet no Brasil. Felizmente foi para a lixeira também.

Eu recomendo!
A imprensa tem sido protagonista da campanha eleitoral deste ano. E para não fugir ao tema, hoje vou sugerir um filme, que já assisti e é interessantíssimo. Trata-se de O Jornal (The Paper, EUA-1994). Ele trata da rotina do The Sun, um tabloide de Londres, com os problemas pessoais e particulares das pessoas que trabalham neste órgão. Tudo gira em torno de dois brancos assassinados e dois jovens negros que são acusados de terem cometido o crime e a tentativa de alguns repórteres de mostrarem que os jovens acusados são inocentes. Traz no elenco nomes como Michael Keaton, Robert Duvall, Glenn Close, Marisa Tomei, Randy Quaid, Jason Robards, entre outros. Merece até pipoca.

Hoje vou inovar
Na coluna de hoje, em vez da tradicional Frase da Semana vou acatar uma sugestão do meu filho, que achou uma frase de Nietzsche, ao navegar na internet durante a semana passada. Por isso não será “da semana”, mas de “todos os tempos”. Semana que vem, volta a “da semana”.

Frase de todos os tempos
“O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele”. Do filósofo alemão do Século XIX, Friedrich Nietzsche. No site http://www.pensador.info/autor/Friedrich_Nietzsche/2/

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: