CPI...mpressões
Vai ser difícil não usar este espaço, hoje, para falar da nova CPI da Merenda, que já deveria ter sido aberta lá em março, quando foi tentada pela primeira vez. Muitos colunistas já devem ter tocado no assunto, mas pretendo colocar aqui minhas impressões pessoais, pois também estive presente na Sessão Ordinária de segunda-feira, quando tudo foi sacramentado. Ou melhor, arranjado e organizado pelo prefeito Silvio Félix (PDT). O vereador Silvio Brito, do partido de Félix, foi só um instrumento dessa orquestração, que pode ser tudo, menos uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de fato. De direito até que sim!
Ceticismo? Não...
...apenas um realismo triste sobre a natureza humana, que permite certas situações de discrepância entre o certo e o quase certo. Não dá para enxergar transparência ou intenção clara de que vá se investigar com imparcialidade o que precisa ser investigado. Por mais que os governistas tenham garantido e até mesmo assumido compromissos públicos - e perante um grande público - de uma devassa nas contas da merenda por aqui, vou expressar-me como São Tomé. Preciso palpar essa “chaga”. Dourar a pílula, elogiar e dar loas à CPI, parece-me, de momento inoportuno de cedo demais.
Basta olhar e ver
É fácil entender esse mecanismo de não transparência com, mais uma vez, aroma de pizza. CPIzza. E das boas e bem temperadas. É só anotar os ingredientes - os membros dessa comissão - para sentir que a mistura não está homogênea. São três governistas (Silvio Brito, do PDT, Nilce Segalla e a outra vereadora, ambas do PTB) e dois da oposição (o petista Ronei Martins e Mário Botion, do PR). Onde vai chegar isso? Sempre 3 contra 2. São votos de uma investigação vencida.
Obra na estrada
Lenta. De forma gradual, porém ao que tudo indica começou. Estou falando das obras na Limeira-Cordeirópolis. Muitos buracos foram tapados. Há homens trabalhando na ponte - onde a pista é mais perigosa e afunilada. Espera-se agora que essas obras ganhem corpo e melhorem o tráfego de veículos, reduzindo drasticamente o número de acidentes. O importante é depois das eleições - e seja qual for o resultado - ela não seja interrompida, como estamos acostumados a ver, quando a obra é meramente eleitoreira. Seria uma total falta de respeito com o cidadão. Com o contribuinte!
Português claro
Hoje vou tratar aqui o significado da palavra ideologia, conforme definições no novo dicionário Houaiss da língua portuguesa. Ideologia é um substantivo feminino, com vários significados, que passo a descrever agora. Na Filosofia: ciência proposta pelo filósofo francês Destutt de Tracy (1754-1836), que atribui a origem das ideias humanas às percepções sensoriais do mundo externo; no marxismo, totalidade das formas de consciência social, o que abrange o sistema de ideias que legitima o poder econômico da classe dominante (ideologia burguesa) e o que expressa os interesses revolucionários da classe dominada (ideologia proletária ou socialista). Na Sociologia: sistema de ideias sustentadas por um grupo social, as quais refletem, racionalizam e defendem os próprios interesses e compromissos institucionais, sejam estes morais, religiosos, políticos ou econômicos. E por extensão de sentido: conjunto de convicções filosóficas, sociais, políticas etc. de um indivíduo ou grupo de indivíduos. As que já foram: capacho, vassalo, suserano, subserviência, censura, propina, compromisso, corrupção, decente, engodo, improbidade, honesto, contradição, déspota, boquirroto, idôneo, edil, alcaide, mentira, brocoió, abalado, sigilo, aloprado e baixaria.
Camburão e Cia!
Na segunda-feira à noite eram fortes as informações de que a Polícia Federal (PF) estaria dando um giro aqui pela cidade. Com visitas bem localizadas. Ninguém confirmou, porém ninguém desmentiu.
Antonio Claudio Bontorim
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário