Pages

domingo, 17 de outubro de 2010

Abandono e falta de respeito

Há tempos não se veem agentes de trânsito, os chamados “laranjinhas”, atuando e autuando no centro da cidade. Há um abandono geral e motoristas e motociclistas (ou seriam motoqueiros?) estão aproveitando para cometer infrações de trânsito de toda ordem. Estacionamento em vagas especiais - principalmente as reservadas para os idosos - são alvos de condutores, que não possuem o cartão de permissão. Em sua maioria jovens. Já os motociclistas, após a extinção das vagas próximas às agências bancárias, estão aproveitando e ocupando as que são exclusivas para automóveis. Às vezes apenas uma moto impede a ocupação dessa vaga. Se no início os “laranjinhas” eram alvos constantes de reclamações por abusos e excessos, hoje a ausência dos agentes na área central está causando uma total falta de respeito de ambas as partes, que sem advertências ou multas, estão fazendo o que bem entendem. A administração pública municipal parece estar vivendo, hoje, uma letargia impressionante em relação aos problemas rotineiros do município. Espera-se que não seja ressaca da eleição de 3 de outubro!

Carência verde
Limeira, há tempos, está carente de uma verdadeira política de meio ambiente. Uma situação que comento há vários anos. Como a questão do descarte de pilhas, baterias e lixo eletrônico e, agora, com essa pendência - prorroga-se o prazo de licença para uso do atual já saturado aterro de forma sucessiva - no projeto do novo aterro sanitário, que ninguém sabe como será sanada de forma prática.

Coleta seletiva
A inexistência de um projeto de coleta seletiva de recicláveis é outro problema antigo e recorrente, que não encontra respaldo nas políticas públicas do governo municipal. Tudo isso gera falta de educação e consciência ambientais, restritas a um número reduzido de domicílios, que fazem da prática uma opção pelo sustentável. Nesse caso parabéns à Aril pela iniciativa da coleta. Só isso!

Pergunta clássica
Onde estão as monitoras do estacionamento rotativo Área Azul, no Centro de Limeira, quando mais precisamos de uma por perto?

Se você quer ler
Vamos fazer uma volta no tempo na literatura brasileira e relembrar um pouco da obra do alagoano Graciliano Ramos. O livro que indico é "Memórias do Cárcere", uma espécie de diário de sua prisão - pela acusação de ter participado do levante comunista de 1935, embora nunca provada - entre março de 1936 até ser libertado em 1937. O livro, lançado em 1953, ano de sua morte, ficou incompleto, sem o capítulo final. Já doente, quando lhe lembravam sobre esse capítulo, ele simplesmente dizia: “tem importância não, é coisa de uma semana”. E nunca o escreveu. Nem por issso essa obra pode ser considerada inacabada. É um retrato do tratamento dado aos presos, inclusive ao de motivação política, o caso de Graciliano. Ótima leitura, como mergulho na história política do Brasil na década de 30.

O leite derramou
Comentário possível, neste momento, sobre a postura do vereador Eliseu Daniel dos Santos (PDT) tomada na sessão da última quarta-feira, em relação ao governo municipal e em especial ao prefeito, o também pedetista Silvio Félix: foi demasiado tarde, para Eliseu, esse rompimento. Se tivesse tomado essa decisão há mais tempo, suas chances de crescimento político, inclusive para esta última eleição, seria muito maior. Sua lealdade a Félix custou-lhe uma votação mais expressiva. Vai ser difícil para ele juntar os cacos desses anos de apoio irrestrito, de escudo mesmo, da atual administração.

Eu Recomendo!
Minha sugestão de filme para hoje é uma das muitas obras-primas estreladas por Jack Nicholson. Trata-se de Um Estranho no Ninho (One Flew Over the Cuckoo’s Nest – EUA, 1975). Com direção de Milos Forman e 129 minutos de duração, o filme conta a história de Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson), um prisioneiro, que simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais, onde estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher). Mas ele não tem idéia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica especializada. Traz no elenco, além de Nicholson e Fletcher, William Redfield, Michael Berryman, Peter Brocco, Danny DeVito, Christopher Lloyd, Vincent Schiavelli, entre outros.

Fumaça e fogo
Não quero ser precipitado. Mas há um cheiro no ar, de que o próprio Lula parece estar fritando sua candidata, Dilma Rousseff (PT). O raciocínio é simplista, mas lógico. Com Dilma presidente, Lula não poderia - ou não se sentiria desconfortável - concorrer e não deixar a pupila tentar a reeleição. Com José Serra (PSDB) eleito, Lula volta em 2014 com força total. Principalmente se o peessedebista tropeçar. O mesmo raciocínio vale para Aécio Neves em relação a José Serra.

Tanto aqui....
...quanto lá! Um exemplo é o Chile. Michelle Bachelet tinha mais de 80% de aprovação e não conseguiu fazer seu sucessor. O conservador Sebastián Piñera venceu e 7 meses após sua posse (março deste ano) já enfrenta fortes protestos sobre seu governo. Por isso ele usou e abusou nas aparições no resgate aos mineiros, na mina de San José, no deserto do Atacama. E foi duramente criticado pela imprensa chilena por isso. Vamos esperar para ver!

Frase da semana
“Não estamos vendo outra explicação que não seja a campanha de difamação e desconstrução da imagem de Dilma para os resultados”. Clésio Andrade, presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), após divulgação de pesquisa da CNT-Sensus. Quinta-feira, 14, no UOL Eleições 2010.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: