Pages

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Hoje é dia de...
Tem a primeira reunião da CPI (comissão para lamentar o inquérito) da merenda. Para que ninguém entenda mal, todos os dias são dia de pizza. Quem já escolheu o sabor, por favor, fazer o pedido e aguardar o entregador.

Opinião pública
Limeirenses estão muito mais interessados em saber os resultados do Ministério Público (MP) no escândalo da merenda, do que da CPI propriamente dita. Para muita gente a investigação na Câmara vai passar longe da seriedade. Daí a confiança nos homens do MP. Quem costuma emitir opinião tem certeza de que os promotores irão a fundo no caso e conseguirão provar todas as denúncias.

Passado! Será?
As eleições já terminaram. Pelo menos para os cargos proporcionais. E mais uma vez Limeira tira uma lição de não aproveitar a oportunidade de se valorizar e tentar seguir o exemplo de Americana, que elegeu três deputados: dois à Câmara Federal e um à Assembleia. Ou Piracicaba, também com três, na mesma proporção de Americana. Mais uma vez, para não ser repetitivo, os políticos locais terão que repensar suas posturas. Trocar o interesse pessoal pelo público.

Experiências....
Em alguns casos, os candidatos estavam interessados em fazer apenas laboratório para as eleições municipais de 2012, prejudicando assim a eleição de outros. Só que não entende, quem assim agiu, que esse tipo de laboratório não tem nenhum sentido. São pleitos completamente diferentes em que a votação de um não tem influência no outro. Quem teve 5 ou 6 mil votos como candidato a deputado, pode não chegar a mil como candidato a vereador. E para o cargo de prefeito, jamais o desempenho nas urnas - como candidato a deputado estadual ou federal - se repetirá ou melhorará. Puro desconhecimento de causa.

O nosso tempo
Prefeitura vai contra-atacar a ausência do Estado em Limeira e pretende implantar o “poupatempo municipal”, que emitirá inclusive RG (carteira de identidade). O pior é que o município continua dando guarida ao atual governo, garantindo-lhe excelentes votações nas eleições. Conclusão: os governadores vão continuar passando longe daqui e investindo nos municípios da região. É o princípio da reciprocidade. Se tudo está tão bem como mostram os resultados eleitorais, então Limeira está bem servida pelo estado. O que é uma grande mentira, pois o pouco que vem para cá, vem sempre a fórceps.

Português claro
A palavra de hoje é privatizar, verbo transitivo direto, segundo o novo dicionário Houaiss da língua portuguesa. Privatizar significa: “realizar a aquisição ou incorporação de empresa do setor público por empresa privada; colocar sob o controle de empresa particular a gestão de bem público". Já definimos aqui: capacho, vassalo, suserano, subserviência, censura, propina, compromisso, corrupção, decente, engodo, improbidade, honesto, contradição, déspota, boquirroto, idôneo, edil, alcaide, mentira, brocoió, abalado, sigilo, aloprado, baixaria e ideologia.

A última de hoje
A posição da candidata do Partido Verde (PV) à Presidência da República (mais de 20 milhões de votos) dever mesmo ser de neutralidade. Não vai pender para nenhum dos lados. Quanto ao partido, em si, vai dividido, como já mostra alguns apoios. Uns para Dilma e outros para Serra. É o jogo político. E democrático!

Antonio Claudio Bontorim

2 comentários:

Unknown disse...

É decepcionante como a população de Limeira não vê o quanto o governo do estado em todos esses anos prestou a atenção em Limeira. Ninguém sabe qual é a competência do governo do Estado, e muitos acham que tudo é da ordem do governo federal. Infelizmente, a verdade, é que a população não tem e também não procura a informação correta, votando somente no nome que já está por aí mesmo.

Antonio Claudio disse...

Gra_Francis

Seu comentário só corrobora a exposição e anãlise que fiz em minha coluna de hoje.
Isso ocorre há muito tempo e ninguém abriu os olhos a isso ainda. Aos poucos, quem sabe, a gente vai conseguindo mudar isso. O importante é que as pessoas conscientes nos ajudem e façam comentários como você fez.
Somente assim podemos começar a mudar alguma coisa.
Abraços.