Pages

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Vereador virtual
E continua a incursão dos vereadores ao mundo virtual. Cada vez mais eles estão aderindo às ferramentas de comunicação da internet para divulgar suas ações. Agora são oito, em Limeira, que aderiram ao Twitter. Já escrevi neste espaço, porém agora mais um está com seu perfil no micro blog. Trata-se do vereador Silvio Brito (PDT). Ele está no endereço @silvio_brito e agora fazendo companhia aos demais que já estão on-line.

Marketing legal
Não deixa de ser uma nova forma de fazer política. Já teve e tem o Orkut, o MSN, o Facebook, agora o Twitter. A febre do Orkut parece ter passado; o MSN continua ativo, mas já tem outras ferramentas de conversação na rede; o Facebook está com problemas na questão da privacidade dos perfis pessoais e o Twitter virou a coqueluche do momento. Anteontem a Gazeta trouxe interessante matéria sobre os vereadores e o Twitter, pela jornalista Bruna Lencioni, que fez um link entre a atuação do vereador e cobranças de seus eleitores pela internet. A chamada de capa: “Eleitores podem cobrar vereadores pelo Twitter”. Interessante!

Logo vem mais
Como o mundo virtual é imensurável, não demora muito e uma nova ferramenta pode surgir na internet. Os provedores, às vezes, nem tanto.... O importante, entretanto, é saber aproveitar o momento e usufruir - sem medo de ser feliz - de toda essa tecnologia. Porém, com sabedoria e, principalmente, responsabilidade.

Sei não! 2%?...
Será que o prefeito Sílvio Félix (PDT) quer assumir a bandeira do ISS a 2%? Depois de fazer seus aliados detonarem o projeto do vereador Paulo Hadich (PSB)?

Memória curta
Terça-feira. 1º de junho. Data significativa, porém esquecida por nós jornalistas: o Dia da Imprensa. Data em que surgiu, em 1808, com Hipólito José da Costa, o Correio Braziliense, o primeiro jornal brasileiro, apesar de ter sido impresso na Inglaterra. A data sempre foi comemorada no dia 10 de setembro, pela fundação da Gazeta do Rio de Janeiro, que era um jornal da Coroa Real. O 1º de junho foi determinado pela Lei No 9.831, de 13 de Setembro de 1999.

Português claro
O dicionário particular deste colunista continua aumentando. Primeiro foi a palavra capacho. Seguiram-se, então, outras não menos importantes e bastante convenientes: vassalo, suserano, subserviência, censura, propina, compromisso e corrupção. Nesta semana vou mudar o tema, sem perder o foco inicial. A palavra da vez é: decente, que segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (já com a nova ortografia) é um adjetivo de dois gêneros. Decente significa: que está em conformidade com os padrões morais e éticos da sociedade; digno, correto, decoroso; que está em conformidade com o que se espera da sua apresentação, qualidade, utilidade etc.; que é modesto, honrado, honesto. Como diria Ary Toledo, naquela conhecida propaganda: “Pois é!”.

Eu Recomendo!
Como estamos falando muito de mundo virtual, comunicação on-line em tempo real, nada melhor do que uma ficção como Matrix (The Matrix - EUA 1999), com 136 minutos e um elenco de primeira: Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss, Hugo Weaving, Joe Pantoliano e Marcus Chong, para se recomendar. O filme se passa num futuro próximo, um jovem programador de computador é atormentado por estranhos pesadelos nos quais se encontra conectado por cabos num imenso sistema de computadores do futuro. Ele sempre acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. Ele é vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas. A produção é uma trilogia, que se completa com Matrix Reloaded e Matrix Revolutions.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: