Pages

sábado, 26 de junho de 2010

Valeu a cobrança
Ontem vi placa indicativa de obras de recapeamento asfáltico na Rua Santa Cruz, logo no início da Avenida Santa Bárbara, na esquina da ETEC Trajano. A placa indicava data e horário das obras. E para minha surpresa, lá estavam os dias 26 e 27 (sábado e domingo) e os respectivos horários das obras. Tudo é uma questão de adaptação e coerência. Tanto de quem faz como de quem autoriza os serviços.

Por que insistir??
É que na edição do último sábado, neste espaço, critiquei duramente as obras na Senador Vergueiro, no Centro Acima, em horário comercial. E chamei a atenção para a reincidência no erro cometido tantas vezes. Alguém deve ter lido e ouvido (principalmente) as reclamações dos comerciantes e da população, que foram prejudicados de forma tão cruel com a interrupção do trânsito num longo trecho da rua e com o caos provocado pelo congestionamento de veículos, que não sabiam que direção tomar. Pelo menos agora as placas de aviso foram colocadas com antecedência, indicando os dias e horários. Assim fica mais fácil!

Política, sempre
Em período eleitoral não dá para não falar dela. Está em todos os lugares, visível e muito discutida. Vira paixão nacional - não como o futebol, é claro e principalmente em ano de Copa do Mundo - e prato preferido de jornalistas especializados, analistas, comentaristas e todos os formadores de opinião. E através dela é que alguns já estão soprando (e o vento parece forte), que o senador paranaense tucano, Álvaro Dias, será o vice na chapa do também tucano José Serra.

É puro-sangue!!
Porém não é sangue puro. Espero que ninguém se lembre de sanguessuga... Seria a chapa idealizada pelos cardeais emplumados, porém com outro nome na segunda fileira. O do ex-governador mineiro, outro tucano de bico forte, Aécio Neves. Como diz aquele velho ditado, “quem não tem Neves, caça com Dias”.

E sempre que...
...preciso for abrirei este espaço para criticar a falta de educação de muitos motoristas. É recorrente, mas necessário. Ainda na quinta-feira, entre 15h e 15h30, notei um veículo estacionando numa vaga onde se lia “Idoso” pintado no solo. Como estava parado no semáforo, pude observar que ao abrir a porta, eis que sai de seu interior um jovem. Apenas ele. Trancou as portas do veículo e foi fazer seus negócios. Como que tudo aquilo fosse normal e nenhuma infração estava sendo cometida. Infelizmente é assim que agem tais pessoas. Puro egoísmo de quem acha que a juventude é eterna e nunca vai precisar da compreensão dos mais jovens.

Um triste drama
Culpar a ingestão de remédios controlados por desvios de conduta, ações violentas ou até tentativas - ou consumação - de homicídios tem sido uma desculpa boa para advogados - ou familiares - livrarem agressores da prisão. Longe de duvidar ou zombar do drama dessas famílias, é preciso entender o motivo que leva uma pessoa jovem a fazer uso de remédio controlado. E, depois, ingerir bebida alcoólica. Não se pode é fazer disso uma rotina. Ver reportagem desta Gazeta, ontem, sobre a história de um professor de artes marciais, que agrediu um grupo de jovens sem motivos aparentes, tido pela própria família como violento e usuário desses medicamentos. Não se pode confundir nenhum tratamento com licença para agredir. Ou como desculpa para a impunidade.

Frase da Semana
“A nossa defesa marcou muito bem, conseguiu neutralizar o Cristiano Ronaldo. Com todo respeito, acho uma vergonha ele ser eleito o melhor em campo”. Do zagueiro brasileiro Lúcio, sobre a escolha de Cristiano Ronaldo, de Portugal, como o melhor em campo ontem. No UOL Notícias da Copa do Mundo, ontem, após Portugal 0x0 Brasil.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: