Pages

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sim ou não? Ou...
...ninguém de fato sabe se pode ou não pode. Na dúvida, então, é melhor pecar pelo excesso do que pela omissão. A verdade é que a decisão da Câmara em suspender as transmissões, pela rádio, das sessões ordinárias a partir do dia 1.o de julho ainda causa polêmica. Muita polêmica! Muitos são contra a suspensão. A decisão, porém, já foi tomada. A Rádio Educadora AM, volta a transmitir após o dia 3 de outubro, primeiro turno das eleições - quase gerais - de 2010.

Web e os bairros
Outra decisão foi a suspensão, também, das transmissões via internet e do projeto Câmara Itinerante, que uma vez por mês realizava uma “sessão” nos bairros de Limeira. O presidente da Casa, Eliseu Daniel dos Santos (PDT), que é candidato a deputado federal, mesmo com a contrariedade de alguns vereadores achou por bem promover essas suspensões, que segundo ele “podem trazer problemas com a Lei Eleitoral. Se houver alguma manifestação de apoio de vereadores para algum candidato, a Câmara e a Rádio Educadora ficam passíveis de multa e outras sanções”, afirmou. Gazeta trouxe matéria na terça-feira, dia 22, sobre o tema.

O que diz a Lei
Na Minuta de instrução do calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o mês de Julho traz os prazos para veiculação da propaganda eleitoral em alguns itens. O segundo item, no dia “1.o de julho” traz a seguinte redação: “Data a partir da qual não será veiculada a propaganda partidária gratuita prevista na Lei nº 9.096/95, nem será permitido nenhum tipo de propaganda política paga no rádio e na televisão (Lei nº 9.504/97, art.36, § 2º)”. E, no seu item 3, lista uma série de 6 proibições na mídia eletrônica. E por aí afora! A sua interpretação, às vezes é dúbia, é que dá margem às dúvidas. O que não exime de polêmica a decisão da Câmara Municipal de Limeira.

Ainda as urnas
Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI)/Ibope, divulgada ontem à tarde no estadão.com.br, mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff já à frente de José Serra, do PSDB: 40% a 35%. Portanto, já fora da margem de erro. E em simulação para o segundo turno, Dilma também bate Serra, por 45% a 38%. A candidata petista lidera também na espontânea, que aponta o presidente Lula em segundo lugar: Dilma, 22%; Lula, 20% e Serra,16%.

Português claro
Meu pequeno dicionários de palavras práticas continua aumentando. Começou com Capacho, vassalo, suserano, subserviência, censura, propina, compromisso, corrupção, decente, engodo e improbidade. Hoje será a vez da palavra honesto, que segundo o novo dicionário da língua portuguesa Houaiss é um adjetivo. E com muitos significados. Então vamos a eles. Honesto: que procede ou se enquadra rigorosamente dentro das regras de uma ética socialmente aceita; que tem ou revela dignidade ou elevação de caráter; honrado, digno; em que há seriedade; consciencioso; que se encontra na média; satisfatório, conveniente, razoável; que tem comportamento moralmente irrepreensível (falando de mulher); casto, pudico.

Eu Recomendo!
Nesta semana, uma indicação política. O filme é A Conspiração (The Contender), produção americana de 2000, com direção de Rod Lurie e duração de 125 minutos. Trata-se de um drama, que tem no elenco, entre outros, Gary Oldman, Jeff Bridges, Sam Elliott, Christian Slater, William L. Petersen, Kathryn Morris e Joan Allen e mostra quando o vice-presidente dos Estados Unidos morre repentinamente, uma senadora é escolhida pelo presidente para ocupar seu lugar. Criticada pelas oposições de ambos os partidos americanos, ela precisa provar que tem força política o bastante para assumir as responsabilidades do cargo que está assumindo. Porém, durante o processo de confirmação de seu nome como vice-presidente, um congressista desenterra antigas informações sobre sua vida pessoal, criando um escândalo.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: