Pages

quinta-feira, 17 de junho de 2010

É falta de tudo
Não é só falta de educação, não! Falta consciência, falta espírito humanitário e solidário, falta comportamento de gente mesmo. Não tem outra explicação para essa situação, sobre a qual tanto tenho debatido nesta coluna: a utilização de vagas de estacionamento restrita a idosos ou portadores de necessidades especiais por motoristas que nada têm a ver com isso. Ou seja, não são idosos e nem deficientes. Não têm em seus veículos a identificação especial para a utilização da vaga.

Ação perfeita!
A atuação dos agentes de trânsito, mostrada na edição da Gazeta, ontem, autuando esses infratores, foi um excelente exemplo e que deve ser seguido pelos demais. Não dá mais para aturar esse desrespeito explícito, que atinge não só as vagas de estacionamento em ruas e praças - devidamente demarcadas - mas em locais privados, como hipermercados, varejões, bancos, etc. As multas aplicadas e um dos veículos infratores guinchado devem servir como alerta a esses maus motoristas, que pensam que as palavras “Idosos” ou “Deficientes” são meros enfeites. Apenas pinturas decorativas para enfeitar o chão.

Merece elogio
Ainda conforme mostrou a Gazeta, foram cinco multas aplicadas e um veículo guinchado ao pátio municipal, por terem ocupado vagas restritivas sem as devidas identificações. Parabéns aos agentes de trânsito Ronildo José da Silva, Carlos da Costa e Domingos Rigon. É preciso que essas ações continuem rígidas. Talvez mexendo no bolso desses infratores eles aprendam a agir como seres humanos, no sentido exato da expressão!

Já é candidato
O engenheiro civil e empresário limeirense da construção civil, José Luís Gazotti, 53 anos, teve seu nome homologado na convenção estadual do PSDB, do último dia 13, em São Paulo, como candidato a deputado estadual. Se vai ou não renunciar posteriormente em prol de uma união dos políticos locais para que Limeira consiga eleger deputados ninguém sabe. Nos bastidores a candidatura não tem volta. E Pedrinho Kühl deve entrar de cabeça na campanha do seu ex-secretário.

Cautela e caldo...
...de galinha não fazem mal a ninguém. É preciso, em época de acirradas disputas políticas como a que já estamos vivendo neste ano de eleições, levar em conta esse conhecido ditado popular. Tem muita gente divulgando notícias e espalhando boatos sobre possíveis ou prováveis nomes, que surgirão no cenário político. Normalmente são notas, textos com informações que podem gerar interesse, porém aparecem anônimas, sem um “emissor” da mensagem. Cuidado geral!

Português claro
Capacho, vassalo, suserano, subserviência, censura, propina, compromisso, corrupção, decente e engodo. Foram as dez primeiras palavras do “novíssimo dicionário da coluna Texto&Contexto”. Hoje vamos acrescentar a ele a palavra improbidade, um substantivo feminino, segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Improbidade significa: ausência de probidade; desonestidade; ação má, perversa; maldade, perversidade. Semana que vem tem mais!

Eu Recomendo!
Hoje estou light. Vou recomendar uma aventura da Walt Disney Productions, de 1969 (EUA). É o Se Meu Fusca Falasse (The Love Bug) com direção de Robert Stevenson e um elenco composto por Dean Jones, Michele Lee, David Tomlinson, Buddy Hackett, Joe Flynn, entre outros. Herbie é um Fusca com personalidade própria desprezado por um mau caráter, que é dono de uma agência de automóveis de luxo e piloto de corridas. Ele é acolhido por um piloto boa praça e, em gratidão, o pequeno carro lhe dá diversas vitórias, acabando com sua maré de azar. Ele porém aos poucos entende que o carrinho é o principal responsável pelas vitórias e decide correr sempre com ele. Ambos terão que lutar contra um rico rival, que usa toda a espécie de golpes sujos para derrotá-los.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: