Pages

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Merece apoio
A iniciativa do vereador Carlinhos Silva (PDT) de apresentar projeto de lei para remoção de veículos automotores abandonados em logradouros públicos é interessante. Dias desses assisti na EPTV Campinas o problema que causa a prática de abandonar carros em calçadas, ruas e outros locais, inclusive às portas de ferros-velho. Há riscos, sim, para essa prática. É um desrespeito à paisagem urbana das cidades.

Preservar é...
...reverenciar a história. E nada mais justo do que contar essa história, preservando assim a memória da própria cidade. A aprovação do Projeto de Lei 341/2009, também de Carlinhos Silva, que instituiu no município a “Semana resgatando a história dos bairros de Limeira”, foi, sem dúvida uma tacada genial. “Fazer com que a população tenha conhecimento da história da cidade e também das mudanças que a cidade passou, os avanços tecnológicos, a criação dos bairros”, conforme justifica o vereador, é fundamental para que possamos conhecer, na íntegra, toda a ascensão do município. Ninguém vence o futuro se não cultuar o passado.

Ainda é cedo
Apesar dessas iniciativas e outras, que vemos a Câmara desenvolver, é uma pena que os vereadores, quando vão fazer política acabem se curvando à vontade do Poder Executivo e deixem de fiscalizar ou cobrar explicações sobre projetos polêmicos e aceitem, goela abaixo, as urgências urgentíssimas e, invariavelmente, quando um vereador faz um requerimento cobrando essas explicações, estas não são aprovadas. Deve ser a legislatura mais omissa dos últimos tempos!

Extensão. Só!
Como a maioria dos vereadores estão pouco “se lixando” para a opinião pública, salvo três ou quatro exceções, a Câmara se tornou apenas uma extensão do Executivo. A Gazeta trouxe, em manchete, no último dia 12 (Como “subprefeitura” Câmara atende 11 mil), que reflete bem a situação. E a análise do cientista político da Unicamp, Valério Mendes da Costa, foi perfeita: “o Legislativo de Limeira funciona como um balcão de reivindicações”. Para meio entendedor...

Revitalização
E por falar em preservação, a iniciativa do prefeito Silvio Félix (PDT) com proprietários de imóveis da rua Barão de Cascalho, entre a Estação Ferroviária e Rua Tiradentes, revitalização do local, também é digna de elogios. O investimento de R$ 1 milhão prevê a conservação das fachadas dos imóveis considerados de interesse histórico e a elaboração de um calçadão. Espera-se, entretanto, que não fique como mais uma idéia e obra inconclusa ou se arrastem às vésperas das eleições de 2010, como parece que vai acontecer com a Ponte Preta.

Um preço alto
A condução da “CPIzza” do Fantasma pode custar muito caro ao seu presidente, vereador Silvio Brito (PDT). Ele está se deixando levar por influências que, mais tarde, pesarão apenas contra ele. A blindagem ao governo Félix, neste caso, dá a entender que há tentativa clara de se maquiar a verdade. E a participação do secretário Sérgio Sterzo, que chamou para si toda a responsabilidade sobre os “fantasmas”, é algo digno de nota. É de um altruísmo incomparável. Ele não evitou, entretanto, conforme mostrou esta Gazeta, as contradições. Alguém acha que essa investigação é séria? É, como sempre digo, “para lamentar o inquérito”...

É no meu apê!
Na terça-feira, 17, às vésperas de mais uma reunião da CPI, o prefeito Silvio Félix esteve no apartamento da vereadora, e líder do governo na Câmara, Elza Tank (PTB). Encontrei-me com sua secretária, Adriana, no hall do prédio, às 12h35. Presenciei, entretanto, a saída de Félix, por volta das 12h48. Mistérios!

Antonio Claudio Bontorim

1 comentários:

Antonio Claudio disse...

O vereador Carlinhos Silva agradeceu, por e-mail, este jornalista, pelo elogio a seus projetos. Eis, na íntegra, o agradecimento do vereador: Jornalista Claudio Bontorim:

Este vereador agradece pelas colocações sobre projetos de minha autoria em sua "Texto&Contexto" de 19/11.


Agradecido, vereador Carlinhos Silva (PDT).

Antonio Claudio Bontorim