Pages

domingo, 21 de junho de 2015

Minha mãe mandou votar neste daqui. E agora?


Se cada partido devidamente oficializado em Limeira lançar um candidato a prefeito nas eleições do próximo ano, o eleitor terá uma equação difícil de resolver em uma urna repleta de nomes. O que não significa opções reais e de qualidade para os que pretendem mudar a situação. O continuísmo tem voto cativo, mas é difícil prever se será suficiente para uma recondução ao cargo. Tudo indica que o atual prefeito Paulo Hadich (PSB) concorrerá à reeleição e terá que enfrentar o descontentamento do seu próprio eleitor. Questão que o próprio partido dá como definida e sacramentada. Outros nomes, aos poucos, começam a despontar para a disputa e, apesar do silêncio, os bastidores estão em ebulição. Lusenrique Quintal (PSD), os tucanos Eliseu Daniel ou Pedrinho Kühl (parece que há uma cisão nas bases para a escolha do candidato), Mário Botion (PEN), possivelmente Antonio Carlos Lima, o atual vice-prefeito, pelo PT, o presidente da Câmara, pastor Nilton Santos (PRB) são os mais lembrados. E os que apresentam maiores chances para uma disputa equilibrada. Só nesta lista são seis nomes (com os dois do PSDB) e mais o prefeito. Se todos confirmarem…

Félix está bem vivo
Não se pode esquecer, também, do grupo do ex-prefeito Silvio Félix (PDT). Apesar de impedido de disputar a eleição por ter perdido seus direitos políticos, após a cassação de seu mandato em 2012, além de várias outras condenações, Félix não pode ser desprezado como líder político. Sua esposa, Constância Félix e até mesmo um de seus filhos, podem aparecer e dar novas cores a esse cenário.

Embolando a urna
Ainda é cedo para uma avaliação mais detalhada, porém, não acredito que fique muito longe disto. Pode, a esses, se somarem outros nomes de menor expressão (política, é evidente), ou até mesmo já conhecidos, que virão no embalo para compor o quadro e, dessa forma, garantir um pouco de visibilidade. Tanto pessoal como partidária. O famoso teste da urna, pensando no futuro.

É proibido vacilar
Será, com certeza, uma disputa política intensa, como nunca visto por aqui. E não dá para ficar alheio a tudo isso, mesmo faltando pouco mais de 15 meses para o pleito. O tempo, que parece ser longo demais, encurta-se a cada dia e quem perder o foco, ou não se antecipar, pode facilmente ser descartado. Estamos cheios de exemplo que corroboram com essa tese. Se fingir de morto é uma coisa. Dormir no ponto, é outra.

Sem menosprezar
Daqui para frente, e nos próximos dias, com algumas novidades políticas que estão prestes a estourar, será dada a largada para o jogo sucessório. E apesar das dificuldades que vêm tendo e das derrapadas políticas, que ninguém pense que o atual mandatário pode ser derrotado por antecipação. Muito pelo contrário. Ninguém pode esquecer que ele tem a máquina nas mãos. São muitos “porcento” a seu favor.

Sai a teoria, entra...
...a prática. E prática administrativa. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, que tem sede no Parque Cidade, está distribuindo um questionário aos seus frequentadores, sobre o “sim” ou “não” à circulação de motos e carros no local aos finais de semana. Uma pesquisa interessante. E tem sua lógica, já que é nos finais de semana que mais frequentadores aproveitam aquela área de lazer. E boa parte deles crianças. Pensar dessa forma é garantir segurança. Com certeza. Mas há uma...

...Questão a resolver
Não seria essa prática restritiva também aos frequentadores, já que muitos vêm de longe da cidade em veículo próprio? Concordo com a pesquisa e também com essas restrições. É preciso, entretanto, encontrar alternativas para o estacionamento desses veículos. Uma solução que deve ser pensada antes da tabulação da pesquisa, caso a maioria faça opção à não circulação de motos e carros. A ideia pode avançar, sim, mas deve ser aprimorada.

Situação imprópria
Caminhando ontem, pelo Parque, observava uma mulher com dois cachorros, que tinham coleira e correia. Mas estavam livres. E próximo a uma área frequentada por crianças, com escorregador e areia. Eis que um deles vai urinar no brinquedo utilizado pelos menores e, em seguida, defecar na areia onde todos brincam...

E falta de respeito
Enquanto isso a mulher só observava a atitude de seus animais e eu observava a mulher. Triste espetáculo este. Assim como muitos frequentadores, ela deveria estar munida de uma sacola plástica para recolher as fezes do animal. Mais que isso, em sabendo que as crianças brincam por lá, é uma enorme falta de consideração para com a saúde pública e um exemplo da mais pura falta de educação.

Será que agora vai?
A Secretaria de Mobilidade Urbana anunciou a abertura de nova concorrência para suprir os 30% do transporte público deixados com a “fuga” da Rápido Sudeste. Conforme esta Gazeta mostrou na última quinta-feira. Boa notícia, já que há necessidade de concorrência para um setor, cuja exclusividade é lesiva aos usuários. Espera-se transparência na licitação, como toda licitação deve ter. Sem privilégios ou coisas assim. E que seja uma outra empresa, mesmo.

Respeitável público
Com o devido respeito àqueles que pensam diferente, a visita que um grupo de senadores brasileiros, liderados pelo tucano Aécio Neves, tentou fazer a prisioneiros políticos na Venezuela foi um grande circo político. Com direito a picadeiro e tudo mais. E não ação humanitária.

Pergunta rápida
Por que a ideologia de gênero preocupa tanto as igrejas e os templos?

Os pingos nos “is”
A prisão, na última sexta-feira, de dois presidentes das maiores empreiteiras do País, Marcelo Odebrecht, da Odebrecht, e Otávio Marques de Azevedo, da Andrade Gutierrez, é um sinal positivo do combate à corrupção, que só terá um melhor combate, se os corruptores também forem punidos. Sem o corruptor, o corrupto definha, tornando difícil a ação de esquemas como o descoberto na Petrobrás. E que não pensem que é só o PT que está nessa. PMDB, PSDB, PP, DEM, entre outros, também têm seus esquemas. Seria ilusão – hipocrisia mesmo - pensar diferente. Faltava puxar por esse fio da meada. Só que o novelo é muito grande. Mas pode ser desenrolado.

Nota curtíssima
Quando um espetáculo está próximo do fim, as luzes da ribalta começam a se apagar.

Frase da semana
“Tinham domínio de tudo”. Do delegado da PF, Igor Romário de Paula, sobre os presidentes da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, presos na Operação Lava Jato. Na Folha de S. Paulo, Sexta-feira, 19.

0 comentários: