Pages

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Uma pérola ou apenas areia?

A menos de dois meses de completar um ano, é inegável que o governo Paulo Hadich (PSB) continua patinando na retórica e não consegue transformar suas propostas em projetos, que façam o Município avançar. Às vezes me pergunto se é justo fazer esse tipo de cobrança por tão pouco tempo de caminho percorrido - pois a herança deixada pelo antecessor, se não maldita, não é das mais confortáveis – ao mesmo tempo me vem à memória, a destacada atuação do então vereador Paulo Hadich, que cacifou sua candidatura a prefeito e o levou à vitória, ainda em primeiro turno.
A verdade é que ele não está conseguindo encaixar seu discurso, enquanto parlamentar, ao cargo de executivo, que agora ocupa. Ou seja, cai naquela infelicidade de copiar o então recém-eleito presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, que pediu ao povo que esquecesse tudo o que ele escrevera, enquanto sociólogo. Que o falar é muito mais fácil do que o fazer não é mistério para ninguém. Que muitas vezes tropeça na afoiteza das próprias palavras segue pelo mesmo caminho. E quando não se encontra um ponto de equilíbrio entre teoria e prática, a cobrança é imediata. E é o que está acontecendo agora e provoca um certo frisson às hostes governistas, no momento em que as críticas ganham volume e intensidade, mas não a necessária ressonância.
Se as redes sociais na internet ampliam o debate político, garantindo maior e mais rápida acessibilidade às informações, por outro lado criam falsos líderes, que também não se sustentam pela dispersão dos grupos que representam e acabam na vala comum ao instigar apenas pelo lado do debate político entre situação e oposição, sem no entanto trazer à luz ideias e soluções. Essa questão dos “falsos líderes”, a que me referi, tem muito a ver com a força de uma postura inicial combativa – truculenta em certas ocasiões – que vai se diluindo com o passar do tempo, porque não encontra eco ao bater no paredão da arrogância, que é típica dos despreparados. Da insensibilidade ao que vem de fora para dentro, como se existisse uma verdade absoluta e incontestável. 
E é preciso reconhecer o mérito dessa postura de ostra da atual administração, que dessa forma consegue blindar a pérola – se é que não apenas areia – que está em seu interior. Para, quem sabe, exibi-la num futuro próximo com a mais rara das joias. Ou seja, fazer brilhar o que todos estão esperando. Um governo progressista e atuante, que foi o mote de campanha e o compromisso assumido perante os eleitores, que acabaram dando seu voto de confiança. E agora se veem desesperançados perante a inépcia claramente demonstrada nesses dez meses iniciados lá em janeiro como rótulo da novidade.
Se os críticos já não são críticos como no início e se cansaram de bater em ferro frio, não houve também o despontar de uma verdadeira liderança de oposição, que guiasse esse rebanho disperso pelo mundo virtual. As vozes que hoje soam como contrárias ao status quo do poder, se limitam também pela própria insipiência. Faltam presença e capacidade de aglutinação. Dessa forma a torcida é para que saia uma pérola verdadeira de dentro da ostra. E não apenas a areia.

0 comentários: