Pages

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Agenda positiva. Para Ronei e para a Câmara

Depois da fumaça produzida com a história da TV Câmara – muita fumaça sem fogo - e nesse caso sou voz dissonante e entendo que o assunto não deveria ter sido retirado da pauta de debates nesse momento, uma semana para se fortalecer com uma agenda positiva. Tanto para o vereador Ronei Martins (PT) quanto para a própria Câmara, à qual preside. Aa criação da Ouvidoria Parlamentar, disponibilizando canais de comunicação para que a população possa participar com críticas, sugestões – e até mesmo elogios – aos próprios vereadores e também à atuação do Poder Legislativo municipal. Essa é uma iniciativa interessante e propícia ao momento atual da política limeirense, que vem demonstrando a insatisfação da população, através das denúncias diárias veiculadas na mídia convencional e através das redes sociais. Se a premissa do vereador Ronei, de que “político bom é político vigiado” vingar, a Ouvidoria estará prestando um papel relevante à sociedade, que poderá pautar a atuação de cada parlamentar, direcionando-o fiscalizar o Poder Executivo com mais intensidade. O voto também fala. E muito. 
 
O convite público  
O mais importante dessa iniciativa é que transforma o cidadão em protagonista da cena política, à medida em que ele possa levar seu descontentamento e sua reprovação à maneira de atuar de cada vereador. É um chamado que ninguém poderá se recusar a ouvi-lo, sob pena de perder a razão em sua própria crítica. E pode ser considerada, também, uma um xeque-mate a argumentos políticos. E vazios. 
 
Uma ação cidadã
É preciso, entretanto, que o limeirense deixe a comodidade de lado e parta para uma ação efetiva e participativa nesse processo, junto à Ouvidoria Parlamentar, que eu sugeriria até em nomeá-la como Ouvidoria Legislativa. O nome aqui é o que menos importa, entretanto, se ela for bem utilizada e traga as devidas respostas de todos os 21 parlamentares, que hoje compõem o quadro da Câmara Municipal.
 
Ouvir... entender
Se de fato houver a devida participação popular, no sentido de buscar cada vereador, seja pessoalmente ou pelos canais disponibilizados pela Ouvidoria, será preciso que o retorno também seja efetivo, para não deixar a população na mão e, dessa forma, comprometer todo o trabalho proposto. O parlamentar terá que se despir da prepotência, da arrogância e ouvir com atenção todas as críticas. E ouvir não significa apenas escutar. Pressupõe aceitação. 
 
Disque-Câmara...
...e não disque-pizza. É engraçado a analogia, mas cabe o registro. Se os vereadores não se comprometerem com a Ouvidoria Parlamentar, todo o processo estará comprometido e vira uma pizzaria mesmo.
 
Como participar
Quando nos propomos a análises efetivas sobre qualquer situação, é preciso que haja participação direta nessa situação. No caso da Ouvidoria, sobre a qual discorri acima, trata-se de um processo de entendimento, de busca pela melhoria – e espera-se que não se transforme em utopia – da atuação do vereador. Assim, seguem os contatos. Telefone: 0800774-7509; e-mail: ouvidoria@camaralimeira.sp.gov.br; carta: Rua Pedro Zaccaria, 70, Jd. Nova Itália – CEP 14.484-350. Ou pessoalmente. Horário de funcionamento das 8h às 18h.
 
De ponta-cabeça
A conta no Twitter do prefeito Paulo Hadich (PSB), exibiu foto de atendimento à população, veiculada de cabeça para baixo. A mesma foto, no Facebook de Hadich estava correta. Alertada, a assessoria do prefeito informou que foi um problema na edição. A foto foi exibida por volta das 9h30 e lá permaneceu por mais de uma hora. Após o alerta foi retirada para correção. Os mais críticos chegaram ironizar a postagem. Não passa nada.
 
Ferramenta útil
As redes sociais têm se mostrado ferramenta útil aos políticos, tanto aos que exercem cargos nos poderes Executivo e Legislativo, como nas campanhas eleitorais. No Judiciário, juízes e promotores – nem todos - também mantêm perfis no Twitter como no Facebook. Forma rápida de se chegar à opinião pública. E sem restrição da legislação eleitoral. 
 
Pergunta rápida
Será que o cidadão, o eleitor, vai efetivamente participar junto a Ouvidoria Parlamentar?
 
Agora é cumprir
Semana agitada, a que passou, também na política nacional por conta do mensalão e seus condenados. O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou na quinta-feira, véspera do feriado da República, a decisão que determina a prisão imediata dos condenados. José Dirceu, João Paulo Cunha, José Genoíno e o empresário Marcos Valério já se entregaram a Polícia Federal. No final da noite de sexta-feira, os demais, cujos mandados foram expedidos, também se apresentaram à PF em seus estados. 

E um procurado
Esta nota foi acrescida hoje, só nesta versão da coluna. O ex-diretor do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, que deveria se entregar junto como demais, agora é consiedrado foragido. Quando do fechamento desta coluna ainda não havia nenhuma notícia sobre sua fuga. Agora é com a Interpol. E se Cacciola e PC Farias foram presos, esse também o será. Em breve. Assinou a própria confissão de culpa.
Nota curtíssima
Qualquer brecha legal ou política, a partir de agora, é danosa e deve ser evitada.
 
Pedras e vidraças
Daqui para frente é preciso ficar de olho bem aberto, para que as condenações e prisões tenham efeito real sobre essa odiosa prática, que atinge todos os níveis das administrações públicas. E não escolhe partido ou ideologia. Ninguém pode atirar a primeira pedra, pois todos são vidraças. Ainda tem o mensalão do PSDB mineiro e o propinoduto dos trilhos, do tucanato paulista, que merecem igual destino. Se a Justiça usar a balança do equilíbrio...  
 
Frase da semana
“Político bom é político vigiado". Do presidente da Câmara de Limeira, vereador Ronei Martins (PT), durante o lançamento da Ouvidoria Parlamentar, na semana que passou. Na quarta-feira, 13. Na Gazeta de Limeira.

0 comentários: