Pages

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Grande discurso
A sessão na Câmara esquentou na última segunda-feira, 3. Tudo por conta da retirada das emendas ao orçamento requerida pelos vereadores da base do futuro governo. Eliseu Daniel dos Santos (DEM) não gostou e cobrou coerência de seus pares. Com propriedade e razão. Contundente no discurso, tenho certeza de que se ele tivesse tomado essa posição, quando ainda era governo, seria com certeza eleito ao cargo de prefeito, que disputou e perdeu. Aprendizado na oposição.

Outras despedidas
Nilce Segalla (PTB), não reeleita, e Iraciara Bassetto (PV), pega na Lei da Ficha Limpa, também discursaram. Uma perfeição na fala oposicionista. Nilce, inclusive, chegou a reclamar da críticas, afirmando que tinha convicção da inocência do prefeito cassado Silvio Félix da Silva (PDT). Convicção de quem leu oito mil páginas de investigações em uma hora. Só resta perguntar à vereadora, por que até agora todos os tribunais, até em terceira instância, como o STJ, ainda não acataram nenhum recurso de Félix, que vem perdendo um atrás do outro. Nesta semana ele perdeu mais uma: a ação contra promotores morreu na Corregedoria do MP.

Mais calor ainda
Agora o incêndio. Quando Raul Nilsen (PMDB) foi à Tribuna, na sua vez de discursar, rasgou o verbo contra o vereador democrata, que num certo momento pensei que ele fosse sair com o bordão da época da CP: "aqui não, jacaré!". A sessão terminou à meia-moite, não votaram nada e agora tem extraordinária hoje.

Plantio e colheita
E como gosto de dizer, semente plantada, fruto colhido. Alguns são doces e saborosos. Outros são azedos em demasia ou não amadurecem nunca. O segredo é o cultivo. Do plantio à colheita.

Está chegando lá
O prefeito Orlando José Zovico (sem partido) corre contra o tempo, antes de encerrar seu curto mandato. Sem ter sido candidato, ele parece que pretende honrar alguns prazos e entregar várias obras até 31 de dezembro. Bom para o município e para a futura administração. Um bom exemplo a serviço do interesse público.

É preciso cuidado
Duas preocupações e dois motivos para que nos movimentemos de forma eficaz, contra possíveis retrocessos: o Marco Civil da Internet e a PEC 0037/2011, a PEC do MP. A mobilização precisa começar. Sem demora.

A última de hoje
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, pretente a cassação direta dos deputados condenados na Ação Penal 470, o mensalão. Se pensarmos nos princípios republicanos e na independência dos Poderes constituídos, isso é ingerência perigosa. Porém, se deixarmos para que eles sejam cassados por seus pares, sabemos o resultado.

0 comentários: