Pages

segunda-feira, 12 de março de 2012

Rescaldo necessário após um dia tempestuoso

Depois de intermináveis três meses de raios, trovões e tempestade política, Limeira aos poucos vai retomando seu rumo e os debates voltam a se diversificar na midia. As manchetes históricas, que se seguiram dias a fio e tiveram seu ápice no dia 25 de fevereiro, estão dando lugar à discussão, novamente, de temas sociais e dramas locais, que também marcam a vida do município e dos limeirenses. Que ninguém pense, entretanto, que o debate político encerrou ou que os personagens desse enredo tomaram outros caminhos em suas vidas. Encerrou um capítulo carregado de obscuridade e que vai precisar de muita luz, ainda, para que a transparência tome conta e todos os fatos apontados sejam elucidados. É que para quem viveu nesse turbilhão, que teve início lá naquele 24 de novembro de 2011, essa calmaria assusta um pouco. Mas é gratificante e muito bem-vinda. Mas se depois da tempestade vem a bonança (para alguns a ambulância), é preciso então curtir esse momento e buscar justamente essa retomada. Se não houver nenhum intercurso nesse caminho, o resultado final é previsível. Com cheiro de limpeza.

Abril chega logo
Quando digo que encerrou um capítulo, é preciso lembrar que a história ainda não acabou. Mesmo porque abril está chegando e, com o mês que tem seu primeiro dia consagrado à mentira, inicia-se oficialmente o calendário eleitoral, agora com prazos diários e contados, para aqueles que pretendem - e vão - se lançar à disputa pelas vagas às câmaras municipais e aos cargos de prefeito por todo o País.

E vai pegar fogo
E como Limeira está inserida nesse contexto, só que com uma nova contextualização política, é bom lembrar que o debates devem se acirrar além da conta por aqui. Que ninguém espere pétalas de rosas, mas espinhos e muita erva daninha, tentando retomar os espaços perdidos. E no grito. E prevejo, por parte de alguns, com muita baixaria, apesar da grande lição de civilidade e cidadania dada pelo povo.

Alcance é incerto
Um debate, entretanto, deverá ganhar contornos de dramaticidade. O alcance da Lei da Ficha Limpa, validada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Há, ainda, dúvidas jurídicas sobre esse ou aquele nome. A decisão deverá queimar muitos neurônios. E vaidades também.

Vai dar trabalho
O PT de Limeira, que ainda não deslanchou devido ao seu caráter sindical, tem na figura isolada do vereador Ronei Martins sua grande estrela. E para fazê-la brilhar mais ainda, é preciso escolher bem o lado. Saber compor e apostar todas as fichas na sua reeleição que, se bem conduzida, pode aumentar a bancada petista na Câmara, que terá 21 vereadores na próxima legislatura. Como eu disse, vai ter que saber com quem posar para as fotografias.

Elogio sonhado
Os semáforos de Limeira, em especial da área central, estão todos sincronizados, o tráfego de veículos fluindo como deveria, fazendo com que o trânsito tenha considerável melhora, em todos os sentidos. Tanto para motoristas como para pedestres. Então acordei, e caí da cama. No sinal vermelho.

Um pé no SAC...
Valendo desde primeiro de dezembro de 2008, a Lei do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), continua sendo desrepeitada por bancos, operadoras de telefonia celular, TVs a cabo e cartões de crédito, entre outras atividades, que vivem do telemarketing. Em especial nos horários noturnos. E a insistência continua a mesma. Assunto para o Procon e para o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor).

Ainda como antes
Moradores do Parque dos Sabiás, na Via Jurandyr Paixão, continuam indignados com a situação do local. Em especial nos acessos e nos buracos abertos no asfalto, que continuam sem nenhuma manutenção. Carros e ônibus têm que subir pela contramão, causando riscos. Só não está pior porque as chuvas deram uma trégua. Moradores do condomínio não sabem mais a quem reclamar.

Pergunta rápida
Onde está o poste agora?

Se você quer ler
Para quem gosta do tema, tem relação com ele ou simplesmente se sente atraído por um bom trabalho gráfico, minha sugestão de hoje é Linha do Tempo do Design Gráfico no Brasil, da pesquisadora Elaine Ramos. O livro, com 700 páginas e mais de 15 mil ilustrações, traz trabalhos a partir do ano de 1808. São capas de revistas, como uma de O Cruzeiro, de 1949, que traz Carmem Miranda; pôsteres de filmes como Deus e o Diabo na Terra do Sol, de 1964, e cartaz do filme Morte e Vida Severina, de 1977, até publicidade da Copa do Mundo de 1950, realizada no Brasil. Está sendo considerado o maior levantamento da evolução gráfica nacional no País.

Eu Recomendo!
Quem não se lembra da estonteante loura Bo Derek? Ela está no filme que vou sugerir hoje. Trata-se do Mulher Nota 10 (10, EUA-1979), com direção de Blake Eduwards, que traz outro grande ídolo da época, Dudley Moore. O elenco é composto ainda pela excepcional Julie Andrews, além de Robert Webber, Dee Wallace-Stone, Sam J. Jones, Brian Dennehy, Max Showalter e Rad Daly. O filme narra a história de um compositor de sucesso, uma noiva a caminho da igreja. Ele fica obcecado por ela, e estar com ela passa a ser a meta da sua vida, apesar de ter uma sólida relação com uma renomada cantora e atriz. Uma busca, que vai lhe provocar uma estranha reação. Duração: 122 minutos e riso garantido, para uma comédia que mostra como uma mulher pode mudar a vida de um homem.

Frase da semana
"Parece viver em outra dimensão. Falta traquejo com a educação". De Fernando Haddad, sobre as críticas do tucano José Serra ao Enem, em artigo publicado em o Estado de S. Paulo, no último dia 8. Na Folha.com-Poder, sexta-feira, 9.

0 comentários: