Pages

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O serviço, óóóó!
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT - já não goza de tanto prestígio como em outros tempos. Tornou-se mais uma, entre as estatais, de eficiência duvidosa. Reclamações sobre atrasos em entrega de correspondência, quando chegam até nós, jornalistas, assustam. Como não há greves em curso, como explicar a má prestação de serviços? Difícil acreditar que isso esteja ocorrendo, até sermos, também, vítimas dessa deficiência.

O meu exemplo
Para que não pairem dúvidas, vou citar, só para exemplificar, dois casos recentes que aconteceram comigo. Semana passada, tinha uma fatura de cartão que vencia no dia 7 e costumo receber sempre no início de cada mês. Pois bem, recebi-a no dia 8. Outra fatura, com vencimento também no dia 7, que recebo com bastante antecedência, chegou apenas anteontem, dia 12. E estava lá, no carimbo de postagem: 31/03/11. Nesse último caso acertei com o emitente e paguei sem multa na própria empresa, um administradora de condomínios. No caso do cartão de crédito terei que pagar a multa pelo atraso. Interessante, não?

Não vem mais?
Começaram a chegar alguns e-mails à Redação da Gazeta sobre o Shopping Nações. Anunciado com pompa na Limeira-Piracicaba, alguns leitores estão questionando o sumiço da placa de sinalizava o empreendimento, retirada há dez dias e, também, a ausência de notícias sobre obras e prazos. Está dado o recado!

E por falar em...
...shopping... sumiram também do noticiário as obras, prazos, melhorias e notícias das correções necessárias no quesito segurança sobre o Shopping Pátio Limeira. Nenhuma informação mais de nenhum dos lados envolvidos no assunto. O alvará já foi expedido? As precariedades foram corrigidas? O consumidor está seguro? Quando será divulgado o laudo técnico definitivo da real situação do local? Lembrar, sempre, para que não caia na perigosa vala do esquecimento.

Foi no mosquito
O que era esperado, porém não desejado, está acontecendo. As previsões do secretário da Saúde, Gerson Hansen Martins, sobre uma nova epidemia de dengue em 2011 vai se concretizando. Triste, mesmo, é a falta de consciência da população, ou de parte dela, obrigando intervenção da Justiça para que agentes de saúde possam entrar em algumas casas para vistoriar possíveis criadouros do Aedes aegypti.

Português claro
Palavra bastante conhecida e proferida às pencas. Em especial em discursos políticos. Estou falando do adjetivo maquiavélico cuja entonação é sempre forte e nos remete a algo perigoso. Segundo o dicionário Houaiss da língua portuguesa, maquiavélico tem os seguintes significados: relativo a ou próprio do maquiavelismo; em que há maquiavelismo; maquiavelista; que envolve perfídia, falsidade; doloso, pérfido; que se caracteriza pela astúcia, duplicidade, má-fé; ardiloso, velhaco. Em tempo, maquiavelismo é derivado do sistema político de Maquiavel (1469-1527), estadista e escritor florentino, considerado a negação de toda lei moral.

A última de hoje
A Prefeitura convocou mais 7 agentes de trânsito para que assumam suas vagas na Secretaria dos Transportes. Foram aprovados no concurso de 2007... Espera-se que não seja apenas para engrossar o contingente no “QG” dos laranjinhas. Por que as ruas, mesmo, há tempos não vêm um único sequer, atuando no trânsito.

Antonio Claudio Bontorim

2 comentários:

Marcelo Oliveira disse...

Em relação ao seu comentário sobre os correios você não acha que está acontecendo uma ação para desmoralização desta empresa para depois privatizá-la?

Antonio Claudio disse...

Pode até ser, porém não acredito, ainda, que haja esta intenção. A EBCT é uma máquina política bastante útil ao governo. Acredito que seja, sim, questão de gestão mesmo. Ou local ou regional.