Pages

segunda-feira, 25 de abril de 2011

A inclusão homenageada na prática

A inclusão social, que na prática nada mais é do que o tratamento igual aos iguais, pode ganhar uma homenagem oficial em Limeira. É que o vereador Carlinhos Silva (PDT), apresentou na última segunda-feira, 18, na Câmara, Projeto de Resolução que institui o Diploma de Gratidão às pessoas portadoras de necessidades especiais. A láurea objetiva, segundo o vereador, distinguir "pessoas portadoras de necessidades especiais que tiveram seu trabalho destacado no meio esportivo, artístico ou profissional". A ideia é que aconteça de forma bienal, sempre no dia 3 de dezembro, o Dia Internacional do Deficiente Físico. Trata-se, segundo ele, de mostrar as dificuldades e obstáculos que o deficiente encontra para ser tratado como igual em nossa sociedade. Muito bem lembrada por Carlinhos Silva e uma proposta digna, que contribuirá ainda mais com projetos de inclusão. Principalmente se levarmos em consideração que um portador de necessidades especiais têm que superar seus próprios limites para alcançar seus objetivos. Reconhecer esse esforço é um incentivo. E uma dívida da sociedade para com essas pessoas.

Ainda não sabe
A maioria das pessoas, que se considera normal e apta a tudo, não consegue entender e muitos não aceitam o processo da inclusão de pessoas deficientes (para falar de forma franca e clara). Essas pessoas gostam de fazer do preconceito motivo para piadas e brincadeiras de mau gosto. E costumam tratar com asco até, quando se deparam com tal realidade. Pobreza de espírito sem comparação. Ignorância extrema.

Superação real
“Quando entramos na piscina, não existe deficiência. O esporte permite ao deficiente sair de um mundo fechado para mais oportunidades, para se sentir melhor, outra pessoa”. Frase de Taís Bobato de Souza, 18 anos, com títulos paraolímpicos de natação, inclusive de vice-campeã brasileira, em matéria da jornalista Daíza Lacerda, publicada no último domingo por esta Gazeta. Exemplo de superação. Alguma dúvida?

É ruim demais!
Depois de falar de inclusão, vamos falar de exclusão. Da exclusão que nós, cidadãos, somos vítimas, quando procuramos prestadores de serviços técnicos de manutenção ou reparos. De eletroeletrônicos, de informática ou residenciais. Serviços simples e rápidos, que se tranformam em dor de cabeça pela falta de responsabilidade de profissionais e empresas, que preferem perder - ou não conquistar - o cliente porque o serviço não interessa. Ou porque vai ter pequeno retorno financeiro pelo tempo e tipo de material empregado na sua realização.

Vai custar muito
A impressão que se tem, quando a gente percebe má vontade, é que é o prestador de serviço quem está selecionando seu cliente e não mais o cliente quem precisa do serviço. Ou seja, se o serviço não interessa ele vem com uma série de obstáculos, desde o custo-benefício até críticas aos fabricantes dos produtos. Com exemplos sempre na "ponta da língua" para desestimular esse cliente. E o que é pior, denegrindo o produto em questão. Para mim isso tem nome: incompetência. Sem capacidade técnica para atender ao pedido, as desculpas estão sempre prontas. "Talvez fique mais barato comprar um novo". Foi o que ouvi de um técnico, quando deixei o netbook de minha filha numa "autorizada". Estou, há quase um mês, aguardando o orçamento, que ainda não saiu!

Pergunta rápida
Carlos Rossler (PRP), terceiro na linha sucessória de José Farid Zaine (PDT), vai assumir de fato a vaga do também pedetista Carlos Ferraresi?

Futuro da política
Na próxima terça-feira, dia 26, serão diplomados e tomarão posse os vereadores juniores 2011. São 14 estudantes de escolas públicas e particulares eleitos pelos colegas, que irão conhecer na prática, o trabalho dos vereadores eleitos pelo povo. A ideia é interessante, a partir do momento que pode desenvolver em adolescentes o gosto pela política. E, quem sabe, dessa juventude saiam os verdadeiros políticos, como devem realmente ser e como imaginamos. E que consigam entender, de fato, que é ao eleitor que se deve prestar contas. Não simplesmente ao poder, como acontece hoje. Que todos aprendam como deve ser!

Se você quer ler
Um dos grandes clássicos da literatura mundial e obra inigualável em seu estilo. Estou falando de Dom Quixote de La Mancha (Don Quijote de la Mancha, no original em castelhano) , do escritor espanhol Miguel de Cervantes y Saavedra, que viveu entre1547 e1616. Tão importante é sua contribuição à literatura, que uma comissão de críticos e escritores de várias partes do mundo a consideraram "a melhor obra de ficção de todos os tempos". Narra as aventuras de um homem de certa idade, que após leitura de vários romances, põe-se na estrada como cavaleiro errante em seu cavalo Rocinante, a lutar com moinhos de vento, transformados em dragões em suas alucinações, e que vai à busca de sua amada Dulcinéia, em torres imaginárias. Sempre na companhia de seu escudeiro fiel, Sancho Pança. O "Cavaleiro da Triste Figura", como também é conhecido, tornou-se adjetivo para sonhadores e suas utópicas ideias. Vale a pena sua leitura!

Eu Recomendo!
O filme que vou recomendar hoje é um drama interessante, sobre como uma situação pode afetar várias regiões do planeta. Trata-se de Babel (Babel, EUA – 2006), dirigido por Alejandro González-Iñárritu. Traz no elenco Brad Pitt, Cate Blanchett, Gael García Bernal, Jamie McBride, Kôji Yakusho, Lynsey Beauchamp, Nathan Gamble, Adriana Barraza, Elle Fanning e Rinko Kikuchi. A história começa com um ônibus repleto de turistas, que atravessa uma região montanhosa do Marrocos. Entre os viajantes está um casal de americanos. Ali perto os meninos manejam um rifle que seu pai lhes deu para proteger a pequena criação de cabras da família. Um tiro atinge o ônibus, ferindo a mulher. A trama se desenvolve a partir daí e mostra como isto afeta a vida de pessoas em vários pontos diferentes do mundo, onde cada um vive um drama diferente, mas interligado pela suspeita de um atentado terrorista. 142 minutos.

Frase da semana
"Buemba! Aécio começa corrida presidencial com 14 pontos a menos!". De José Simão, o Macaco Simão, sobre os 14 pontos que o senador tucano por Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) perdeu em sua carteira de motorista, por ter sua habilitação vencida e se recusado a soprar o bafômetro da polícia carioca. No Monkey News, segunda-feira, dia 18.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: